Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Modelos de Comunicação - Fluxo de Duas Etapas

No description
by

André Godinho

on 27 May 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Modelos de Comunicação - Fluxo de Duas Etapas

INFLUÊNCIA PESSOAL Modelos de Comunicação Two step flow theory Lazarsfeld & Katz Ainda não acabou. Opinion leaders que neste caso, Faz parte do universo de pessoas de quem os opinion leaders /críticos estiveram a falar. o que são os mass media? televisão, rádio, internet, jornais. comunicação em massa são controlados por poucas entidades MASS MEDIA 2 OPINION LEADER Depois, chega ao público. Paul Felix Lazarsfeld foi uma das maiores figuras da Sociologia Americana do século XX. Responsável por vários estudos no campo sociológico, exerceu uma grande influência sobre as técnicas e organização da investigação social. As suas contribuições para o método sociológico valeram-lhe o título de “Fundador da Sociologia Moderna Empírica”. Elihu Katz é um Sociólogo Americano-Israelista. Dedicou grande parte da sua vida a estudos relacionados com a comunicação, sendo o seu principal interesse a interacção entre os media, a conversa, a opinião e a acção na esfera pública.
Ao lado de Lazarsfeld desenvolveu também o Fluxo de Comunicação em duas etapas. 1 O líder de opinião é o agente que usa os media activamente, e interpreta o significado da mensagem dos media para os utilizadores não tão activos. Os líderes de opinião normalmente fazem parte de um campo específico, e estão mais informados nessa área do que a maioria das pessoas. Normalmente, o líder é tido em grande estima por quem aceita as suas opiniões. Elihu Katz tentou provar que os líderes de opinião tem mais influência na opinião e acções das pessoas do que os próprios media, porque: São vistos como fiáveis e neutros.

São geralmente mediáticos, e o público "conhece-os".

Por vezes, os media podem parecer forçar um conceito no seu público. ? Resumindo, Este modelo põe a hipótese de que a mensagem corre através dos mass media até aos líderes de opinião, e depois para uma população mais vasta. As pessoas com mais acesso aos media, tendo maior formação e conseguindo interpretar melhor o conteúdo dos media, explicam e difundem esse conteúdo para outros. Aqui, entra o conceito de Este conceito ilustra o processo que se dá entre a mensagem directa dos media e a reacção da audiência a essa mensagem. Lazarsfeld e Katz diziam também que estes líderes tendem a ser semelhantes a quem influenciam: em personalidade, interesses, demografia ou factores socio-económicos.

Estes líderes influenciam os outros a mudar as suas atitudes e comportamentos. Este modelo refinou a capacidade de prever o efeito da mensagem dos media nos seus receptores, e pode explicar porque é que há certas informações dos media que só por si não alteram as atitudes das pessoas.

Estas hipóteses formaram a base para as teorias de comunicação multi-step. modelo do fluxo em duas etapas dos mass media e da influência pessoal ah! Deutschmann e Danielson descobriram provas de que a informação dos mas media podia influenciar directamente as pessoas, sem líderes de opinião. Há outros estudos que sugerem que o fluxo de comunicação único está mais de acordo com a realidade. Temos um vídeo! A hipótese de duas etapas, foi criticada e negada por outros estudiosos. Finalmente, Público vs. andré godinho ana luísa ferreira Nós explicamos. Start here! Modelos de Comunicação Porquê estudar os modelos? Base Linear Base Cibernética modelos de Comunicação de Massas Socioculturais e Culturulógicos Não são aplicáveis a 100% Simplificar Estruturas e relações humanas Estudo dos fenómenos sociais Modelos iniciais tentavam explicar as grandes ditaduras europeias, recorrendo aos mass media. Maletzke Cibernética é uma tentativa de compreender a comunicação e o controle de máquinas, seres vivos e grupos sociais através de analogias com as máquinas cibernéticas (homeostatos, servomecanismos, etc.) modelos de comunicação interpessoal modelo circular Gerbner Schramm "uma mensagem, após ser percepcionada pelo público, é totalmente absorvida." Questões quem comunica? o que diz? qual é o meio? a quem diz? (receptor) com que efeito? Comunicação
s. f.
1. Informação; participação; aviso.
2. Transmissão.
3. Notícia.
4. Passagem.
5. Ligação.
6. Convivência.
7. Relações. "Uma mensagem, após recepcionada pelo público, é completamente absorvida." Jean Cloutier Abraham Moles Edgar Morin Cultura de massas como cultura industrial
Influenciada pela política de produção-consumo
Lógica industrial vs. Individualismo Shannon & Weaver Agora a sério, é só mais um vídeo. mas tem 8 minutos. Cibernética é uma tentativa de compreender a comunicação e o controle de máquinas, seres vivos e grupos sociais através de analogias com as máquinas cibernéticas (homeostatos, servomecanismos, etc.).
Full transcript