Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Guernica

A Obra de Arte como Manifesto
by

Mario Fortuna

on 1 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Guernica

Contexto Guernica Legião Condor Hitler e Franco Pablo Picasso Artista 1881-Málaga (Espanha)
1973 Mougins (França) O Touro – simboliza a Espanha, sua bravura, mas também a morte. Ele domina uma mulher em lágrimas, segurando nos braços o corpo inerte do filho. As grandes bocas abertas, pescoços estendidos, corpos retorcidos – sugere um quadro quase sonoro: imaginam-se os gritos de pânico lançados pelas vítimas A ausência de cor – O artista optou pelo preto e branco em sinal de luto. Essa bicromia reforça a tensão dramática da cena. O cavalo – Simboliza o povo, sua coragem, sua agonia e seu pânico A Simbologia dos Elementos O Guerreiro Morto e a Flor - simboliza a esperança, o renascer de uma vida nova. A Lâmpada - o olho de Deus que tudo vê. Encomenda Em Janeiro de 1937 o Governo Espanhol solicita a Picasso um painel mural para a Exposição Universal de Paris. A 27 de Abril Picasso toma conhecimento do Bombardeamento de Guernica. Inicia a sua obra no dia 1 de Maio, no seu atelier em Paris É exposta no dia 25 de Maio no Pavilhão Espanhol. http://migbag.blogspot.pt/2010/10/guernica-verao-de-1936-espanha-travava.html Estudos Inauguração Desenvolve uma extensa
séria de esboços Picasso trabalha incessantemente
para ter a obra pronta no prazo. Painel de 349,3 x 776,5cm Pintura a Óleo Guernica 3D Percurso Proposta
de trabalho Uma Guernica do Sec.XXI Selecciona um acontecimento do séc.XXI
sobre o qual pretendas desenvolver o teu projeto.

Poderá ser um acontecimento no âmbito politico, social, económico ou ambiental. A Obra de Arte como Manifesto Fase de Pesquisa Apresenta o teu tema, justificando a tua escolha, no tempo máximo de 5m, utilizando os recursos que entenderes mais adequados. 1939 - Museu Moma - Nova York 1982 - Museu do Prado - Madrid 1992 - Museu Rainha Sofia- Madrid Após a morte de Franco, em 1975, e a restauração da democracia, a obra regressa a Espanha, de acordo com o desejo de Picasso. Guernica faz um percurso itinerante pela Europa, de modo a propagandear os ideais republicanos em oposição às ambições fascistas de Franco. Internet http://en.wikipedia.org/wiki/Guernica_(painting) Cubismo É um movimento artístico que surgiu no inicio do século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. http://arte.archivoros.com/monografico-sobre-el-guernica-de-pablo-picasso Dora Maar A sua companheira, que é fotógrafa, regista a evolução da obra de Picasso. 1937 - 1938 O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do Cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne. Fases do Cubismo A primeira foi o cubismo primitivo, até 1910, que se inspira nas artes primitivas, com motivos africanos. O terceiro período do cubismo chama-se sintético e é marcado pela volta de formas reconhecíveis e da cor. Foi nessa fase do cubismo que surgem as colagens. A segunda foi o cubismo analítico, até 1912, onde as formas eram basicamente geométricas e os objetos aparecem fragmentados, vistos de distindos pontos de vista, em planos estilhaçados e bastante monocromáticos. As novas ferramentas digitais permitem uma "viagem" tridimensional pela obra. Pesquisa II Recolhe imagens que possam servir de suporte às tuas ideias.

As imagens devem ser do acontecimento por ti selecionado, de modo a teres uma referência visual, mas também outras imagens que não estejam diretamente relacionadas com esse acontecimento, e que sejam úteis para dar "vida" às tuas ideias. Fase de Ideias Numa folha, de formato A3, desenha um retângulo de 38cm por 17,50cm de lado.
Realiza uma esquadria com 1cm.
No canto inferior direito da folha coloca uma legenda com 8cm por 3cm com as seguintes informações:
Nome e apelido / ano e turma / nºaluno/ Titulo/ nºdesenho/ data inicio/data conclusão/ Avaliação/rubrica professor
Sempre que sentires necessidade de aprofundar melhor um determinado pormenor utiliza uma folha A4, com esquadria de 1 cm e legenda, onde poderás aprofundar as tuas ideias criativas.

Poderá utilizar as folhas A3 e A4 que entenderes serem necessárias para conceberes a tua proposta, apresentando no final todas as tuas ideias. Duração desta fase: 6 tempos de 45 minutos Folha A3 Esboça no retângulo criado a tua ideia para o trabalho. Folha A4
Full transcript