Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Processo de tratamento da água

No description
by

Monica Silva

on 24 June 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Processo de tratamento da água

Introdução
Reúso e uso racional da água na Indústria
Alunos:
Adriana Evangelista
Monica Silva
Água, substância fundamental para manutenção da vida. Embora indispensável, pode conter determinadas substâncias, elementos químicos e microrganismos que devem ser eliminados ou reduzidos a concentrações para que não sejam prejudiciais a saúde do ser humano.
Por que tratar ?
Finalidades do tratamento
Higiênicas: Remoção de bactérias, microorganismos, matéria orgânica, minerais etc.
Estéticas: Remoção de cor, turbidez, odor e sabor
Econômicas: Redução de corrosividade, dureza, ferro etc.
Processos de tratamento
Adução
A água é levada até a estação de tratamento de água por uma adutora (tubos) através de bombeamento.
Oxidação
É adicionado na água bruta uma substancia oxidante, como o cloro, perganganato de potássio, etc., para a oxidação de matéria orgânica, micropoluentes e metais.
Coagulação
São misturadas à água substâncias químicas (sulfato de alumínio e sulfato ferroso) e auxiliares de coagulação (hidróxido de cálcio =cal e carbonato de sódio= barrilha ) para ajudar na remoção das impurezas.
Floculação
A água é submetida à agitação mecânica para possibilitar que os flocos se agreguem com os sólidos em suspensão, permitindo assim uma decantação mais rápida.
Cloração
Desinfecção da água através da adição de cloro, aplicado na forma de gás cloro ou em solução de hipoclorito
Decantação
Consiste na remoção de partículas em suspensão mais densas que a água por ação da gravidade, com isso as partículas mais densas que a água irão se depositar no fundo do decantador.
Correção de pH
Aplicação de produto geocálcio ( cal líquida). De acordo com a Portaria Nº 2.914, recomenda-se que o pH da água, para o sistema de destribuição, esteja na faixa de 6,0 e 9,5.
Filtração
Utilizado para remover as impurezas que não ficaram retidas no fundo dos decantadores, através dos filtros de carvão ativo, areia e cascalho.
Conclusão
o reuso da água na indústria tem se mostrado não apenas uma necessidades, em função da escassez e das restrições legais e econômicas, mas também uma oportunidade de melhoria de eficiência, redução de custos e otimização de processos.
Referencias
Telles D`Alkimin, Dirceu; Helena Pacca Guimarães Costa, Regina.Reúso da Água: conceitos, teorias e práticas.1º Ed. São Paulo: Blucher 2010.
Redução do volume de agúa de limpeza de equipamentos
Beneficios referentes a imagem ambiental da empresa
Independência do sistema público e de suas instabilidades (garantia no abastecimento).
Água de reuso é um efluente tratado, resultante de todo um processo de purificação e tratamento. Essa água atende aos parâmetros de qualidade exigidos na legislação brasileira e pode ser usada para fins que não sejam o consumo humano.
A água de reuso na indústria é usada em processos [nos quais] normalmente a empresa usa água potável, uma água que serve para a população. Ao adotar a água de reuso há uma economia em escala: você deixa de jogar o efluente tratado nos cursos d'água; promove economia da água tratada que é reaproveitável; diminui a captação de água e aumenta a disponibilidade para a população
Para elaborar um projeto de reutilização de água nos processos industriais é preciso conhecer todas as etapas de produção, quantidade e qualidade de água empregadas em cada um dos processos, para estabelecer quais as formas de reutilização serão viáveis.


Métodos de Reutilização de Água Industrial
A Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) não pode reutilizar a água como matéria-prima para seus produtos, porém, pode reutilizar a água de forma indireta para a limpeza de equipamentos, lavagem de caminhões de transporte e nas descargas sanitárias.
Outras indústrias podem empregar o reuso da água como matéria-prima, fazendo uma recirculação da água. A água que será reutilizada pode ser proveniente dos efluentes da produção e da captação de água pluvial, se necessário pode ser tratada entre um processo e outro de produção na própria indústria.
Tratamento de Efluente em Indústria Têxtil – Foto: Fabiano Souza
Reuso Direto

Uso planejado dos recursos hídricos provenientes de efluentes, tratamentos de esgotos ou captações pluviais para o uso industrial;


As formas mais comuns do reuso da água industrial
Reuso Indireto
Quando a água já utilizada é tratada e despejada nos corpos hídricos para diluição, e captada novamente justamente para o reuso;
A forma mais econômica de reuso industrial, onde após o uso a água é tratada dentro das instalações industriais e reutilizada na própria produção.
Reciclagem Interna

Água de Reuso
Aeração
http://www.fec.unicamp.br/~bdta/aerac.jpg
Prof:
Sarah Gusmão
Full transcript