Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Revolução industrial:

No description
by

Carolina Smith

on 28 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Revolução industrial:

Revolução industrial:
Manufatura
Indústria
Linha de produção da época
Conclusão
Artesanato
O trabalho do artesão dependia muito do saber sobre o processo produtivo que o artesão adquiria depois de muitos anos de trabalho. O artesanato consiste em uma produção onde uma pessoa faz todas as partes do processo com o uso de ferramentas. Geralmente o artesão trabalhava na sua própria casa, onde tinha uma pequena oficina. Além disso era o artesão quem decidia o seu tempo de trabalho, ou quantas peças faria por dia, pois os artesãos eram seus próprios chefes, também eram donos de suas próprias ferramentas.
Do artesanato a indústria
Com a manufatura cada artesão era especialista em uma parte do processo, ou seja, havia divisão de trabalho e eles faziam tudo com ferramentas. Na manufatura as pessoas não eram mais donas das ferramentas e estavam submetidos a um mestre ou chefe.A manufatura tinha como objetivo a potencialização dos lucros, mas, ao mesmo tempo, o controle rígido dos trabalhadores. Tanto no artesanato como na manufatura as mercadorias eram feitas sobre encomenda, por exemplo o comérciante faz o pedido com a quantidade de peças que ele quer e quando chega ele leva para os polos comerciais para ser vendido
Fontes:
- http://www.infoescola.com/industria/manufatura/
- http://www.suapesquisa.com/industrial/manufatura.htm
- Estudar História, das origens do homem à era digital - editora Moderna - volume 8
- http://www.infoescola.com/historia/industrializacao/
- http://www.webdigital.com.br/sites/jmanoel52983/conteudo_11.html
- http://www.clickescolar.com.br/o-significado-da-revolucao-industrial.htm
- http://www.dicionarioinformal.com.br/revolu%C3%A7%C3%A3o%20industrial/
- http://www.historia.uff.br/nec/materia/grandes-processos/condi%C3%A7%C3%B5es-da-classe-oper%C3%A1ria-%C3%A0-%C3%A9poca-da-revolu%C3%A7%C3%A3o-industrial
- http://www.infoescola.com/historia/revolucao-industrial/
- http://www.suapesquisa.com/industrial/
- História conecções - parte II da colonização da américa ao século XIX - moderna plus
- http://www.algosobre.com.br/historia/grandes-correntes-do-pensamento-do-seculo-xix-as.html
- http://pt.scribd.com/doc/54128514/As-Grandes-Correntes-do-Pensamento-do-Seculo-XIX
- http://www.suapesquisa.com/historia/iluminismo/
- http://www.infoescola.com/historia/iluminismo/
- http://www.brasilescola.com/historiag/iluminismo.htm
- http://www.infoescola.com/filosofia/liberalismo/
- http://www.brasilescola.com/biografia/robert-owen.htm
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Owen
- http://www.infoescola.com/politica/socialismo-cientifico/
- http://pt.scribd.com/doc/37651201/O-tear-mecanizado-e-um-dos-principais-simbolos-da-Revolucao-Industrial
- http://www.suapesquisa.com/industrial/ludismo.htm
- http://www.suapesquisa.com/industrial/
- http://www.infoescola.com/historia/revolucao-industrial/
O que foi a revolução industrial?
Revolução Industrial foi a transição para novos processos de fabricação. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, maior eficiência no uso da energia da água, o uso crescente da energia a vapor, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão, etc. A revolução industrial ocorreu primeiramente na inglaterra nos séculos XVIII, XIX e XX. Houve muitos motivos para a Inglaterra ter sido a pioneira dessa revolução um deles foi que ela possuia muitas jazidas de carvão, principal fonte de energia, outros foram a grande mão de obra disponível, a localização que facilitava o comércio marítimo e a quantidade grande de minério de ferro (principal matéria prima das máquinas).
Trabalhadores das indústrias
Enquanto os burgueses se enriqueciam os trabalhadores das fábricas viviam na miséria. Na maioria das vezes eram mulheres e crianças que faziam o trabalho, eles ganhavam muito pouco e a jornada de trabalho variava, de dez a doze horas por dia para as crianças e de quatorze a dezesseis horas por dia para as mulheres. Então os trabalhadores perceberam que tinham que lutar pelos seus direitos e começou o ludismo. Os ludistas eram grupos de trabalhadores que invadiam as fábricas e quebravam as máquinas. Os ludistas conseguiram algumas coisas, por exemplo, alguns patrões não reduziram os salários com medo de uma rebelião.
Indústria significa qualquer esforço humano para transformar matéria-prima em produtos. Na indústria cada pessoa faz uma parte do processo com o uso de máquinas. A indústria fez o comércio aumentar muito pois eram feitos mais produtos em menos tempo, o que gerou uma queda no preço das mercadorias. É importante lembrar que a industrialização não fez com que o artesanato deixasse de existir, apenas fez com que ele ficasse em segundo plano.
Como podemos ver a revolução Industrial mudou a vida da humanidade, pois, por um lado ela estimulou os pesquisadores, engenheiros e inventores a aperfeiçoar a indústria. Isso fez com que surgisse novas tecnologias: locomotivas a vapor, barcos a vapor, telégrafo e a fotografia. Além disso ela também fez a medicina se desenvolver aumentando extraorinariamente a expectativa de vida da população. E por outro lado a revolução aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade.
tirinha de Bob Thaves
Diferentes correntes de pensamento
Durante a revolução industrial circulavam várias formas de pensar com idéias bem diferntes.
Iluminismo:
Liberalismo:
Nacionalismo:
Socialismo Utópico:
Socialismo Científico:
O liberalismo se baseou na filosofia iluminista, espalhando-se pela Europa após a Revolução Francesa.
O liberalismo propunha a liberdade de produzir, vender e comprar, onde, quando e como a burguesia quisesse. Segundo Adam Smith a liberdade dos empresários traria a riqueza das nações.
O liberalismo também significou a liberdade individual, a formação de governos representativos e constitucionais, a garantia legal da propriedade e da liberdade do pensamento.
Em outras palavras, o liberalismo defendia a ideia de que o Estado devia dar liberdade ao povo, e devia agir apenas se alguém infrigisse a lei.
O nacionalismo é a ideia de que o amor, a lealdade e a devoção do indivíduo à seu estado-nacional deve ser maior do que é às outras pessoas e coisas.
Além disso, os nacionalistas viam a defesa de seus estados-nacionais como mais importantes que a igreja, o sindicato, entre outros.
A ideia era criar uma sociedade ideal, mas os socialistas utópicos descreviam como seria essa sociedade sem dizer como alcança-la.
Owen, por exemplo aplicou o socialismo útopico em suas fábricas, reduzindo a jornada de trabalho dos operários, melhorando suas habitações e construindo escolas e creches. Como resultado seus empreendimentos fracassaram.
O socialismo utópico recebeu esse nome porque o que seus criadores, Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier, propunham não funcionava na prática.
O socialismo científico, também conhecido como marxismo, veio para se opor ao socialismo utópico, tentando achar uma maneira racional para instalar uma sociedade sem classes.
Por muito tempo os criadores da teoria socialista, Karl Marx e Friedrich Engels, estudaram o capitalismo e entenderam que para chegar à sociedade ideal seria necessário o apoio dos trabalhadores para destruir o capitalismo e chegar a uma sociedade onde todos tem as mesmas condições.

O iluminismo recebeu esse nome porque tinha o propósito de iluminar as trevas.
O iluminismo buscava respostas para as perguntas que até então eram respondidas pela fé.
Os iluministas defeniam a criação de escolas e a liberdade religiosa. E para aumentar o conhecimento os iluministas fizeram as enciclopédias que continham tudo o que se sabia até então.
Máquinas importantes que surgiram na revolução industrial:
Locomotiva a vapor: A locomotiva a vapor foi criada por Stephenson e foi muito importante para a indústria, ela fez com que a matéria prima chegasse mais rápido e também com que os produtos já feitos chegassem rápido na mão dos comerciantes e nos portos para exportação. As locomotivas também transportavam pessoas, facilitando e agilizando a locomoção humana.
Locomotiva a vapor
Tear mecânico
Tear mecânico: O tear mecânico foi criado por Cartwright e agilizou o processo de fabicação de roupas, o que abaixa os preços, e com os preços mais baixos mais pessoas tiveram acesso a determinadas roupas que eram caras.
A fonte de energia.
O carvão mineral era a principal fonte energética que deu suporte às máquinas usadas na atividade industrial.
O carvão mineral foi o a grande fonte de energia da Revolução Industrial e o petróleo foi a principal fonte do século XX e continua desempenhar esse papel, apesar de um recente e progressivo declínio.
Full transcript