Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Módulo 150- Setup de Gravação Digital

No description
by

on 4 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Módulo 150- Setup de Gravação Digital

MÓDULO 150
Setup de Gravação Digital

Memória Cache
A memória cache é um tipo de memória de acesso rápido utilizada exclusivamente para armazenamento de dados que provavelmente serão usados novamente. Quando executamos algum programa, por exemplo, parte das instruções fica guardada nesta memória para que, caso posteriormente seja necessário abrir o programa novamente, sua execução seja mais rápida.
Atualmente a memória cache já é estendida a outros dispositivos, a fim de acelerar o processo de acesso aos dados. Os processadores e os HDs, por exemplo, já utilizam este tipo de armazenamento.
Disco rígido
O disco rígido é popularmente chamado de HD (HDD - Hard Disk Drive) e é comum ser chamado também de memória, mas ao contrário da memória RAM, quando o computador é desligado, não perde as informações. Ele é, na verdade, o único dispositivo para armazenamento de informações indispensável ao funcionamento do computador. É nele que ficam guardados todos os dados e arquivos, incluindo o sistema operacional. Geralmente é ligado à placa mãe por meio de um cabo, que pode ser padrão IDE, SATA ou SATA2.
Memória RAM
RAM (Random Access Memory) - Memória de acesso aleatório onde são armazenados dados em tempo de processamento, isto é, enquanto o computador estiver ligado, e também todas as informações que estiverem sendo executadas, pois essa memória é mantida por pulsos elétricos.
Todo conteúdo dela é apagado ao desligar-se a máquina, por isso é chamada também de volátil.
Memória ROM
No microcomputador também encontram-se as memórias, definidas como dispositivos eletrônicos responsáveis pelo armazenamento de informações e instruções utilizadas pelo computador.
Read Only Memory (ROM) é um tipo de memória em que os dados não se perdem quando o computador é desligado. Este tipo de memória é ideal para guardar dados da BIOS da placa mãe e outros dispositivos.
Formador : Paulo Cardoso
Neste módulo abordamos os seguintes temas:
Tipos de dispositivos e formatos de gravação,como funcionam a sua capacidade,velocidade , valor e limites, e tipos de software de gravação
Memórias
Eeprom
RAM
Cache
ROM
Nvram
Prom
Dispositivos de Armazenamento

Disco Rígido (HD)
HD externo
CD, CD-R/RW
DVD, DVD-R/RW

DVD Blu-Ray
Pen drive
Memory card(Cartão de memória)
Demonstraremos os tipos de memória, os meios de armazenamento em massa e as características técnicas envolvidas nos processos de gravação e leitura.
Tipos de memória ROM
Os tipos de ROM usados atualmente são:
Eeprom
Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory - É um tipo de PROM que pode ser apagada simplesmente com uma carga elétrica, podendo ser posteriormente gravada com novos dados. Depois da NVRAM é o tipo de memória ROM mais utilizado atualmente.

Nvram
Non-Volatile Random Access Memory - Também conhecida como flash RAM ou memória flash, a NVRAM é um tipo de memória RAM que não perde os dados quando desligada. Este tipo de memória é o mais usado atualmente para armazenar os dados do BIOS, não só da placa mãe, mas de vários outros dispositivos, como modems, gravadores de CD-ROM etc. É justamente o fato do BIOS da placa mãe ser gravado em memória flash que permite fazermos upgrades de BIOS. Na verdade essa não é exatamente uma memória ROM, já que pode ser reescrita, mas a substitui com vantagens.
Prom
Programmable Read-Only Memory - É um tipo de memória ROM, fabricada em branco, sendo programada posteriormente.Uma vez gravados os dados, eles não podem ser alterados. Este tipo de memória é usada em vários dispositivos, assim como em placas mãe antigas.
Memória ROM


Local e Versões
A memória ganhou melhor desempenho com versões mais poderosas, como DRAM (Dynamic RAM - RAM dinâmica), EDO (Extended Data Out - Saída Estendida Dados), que proporciona um aumento no desempenho de 10% a 30% em comparação com a RAM tradicional, entre outras.
Hoje as memórias mais utilizadas são do tipo DDR2 e DDR3.
O módulo de memória é um componente adicionado à placa mãe. É composto de uma série de pequenos circuitos integrados, chamados chip de Ram. A memória pode ser aumentada, de acordo com o tipo de equipamento ou das necessidades do usuário. O local onde os chips de memória são instalados chama-se SLOT de memória.
Memórias RAM
(diferenciação esta nas guias de encaixe)
Disco Rígido IDE
HD externo
Os HDs externos são discos rígidos portáteis que são vendidos com alta capacidade de armazenamento, chegando facilmente à casa dos Terabytes. Eles normalmente funcionam a partir de qualquer entrada USB do computador.
As grandes vantagens destes dispositivos são, como já comentado, a alta capacidade, a facilidade de instalação e a mobilidade, ou seja, pode-se levá-lo para qualquer lugar sem necessidade de abrir o computador. Os modelos atuais já ultrapassam a capacidade de armazenamento em 1TB.
CD, CD-R e CD-RW
O CD (Compact Disc) foi criado no começo da década de 80 e é hoje um dos meios mais populares de se armazenar dados digitalmente. Sua composição é geralmente formada por quatro camadas: uma camada de policarboneto (espécie de plástico), onde ficam armazenados os dados; uma camada refletiva metálica, com a finalidade de refletir o laser; uma camada de acrílico, para proteger os dados e, finalmente, uma camada superficial onde são impressos os rótulos. Na camada de gravação existe uma grande espiral que tem um relevo de partes planas e partes baixas, que representam os bits. Um feixe de laser "lê" o relevo e converte a informação.
Temos hoje, no mercado, três tipos principais de CDs: O CD comercial, que já vem gravado com música ou dados; o CD-R, que vem vazio e pode ser gravado uma única vez e, finalmente, o CD-RW, que pode ter seus dados apagados e regravados. Atualmente, a capacidade dos CDs é armazenar cerca de700 MB ou 80 minutos de música.
O DVD (Digital Video Disc ou Digital Versatille Disc) é hoje o formato mais comum para armazenamento de vídeo digital. Foi inventado no final dos anos 90, mas só se popularizou depois do ano 2000. Assim como o CD, é composto por quatro camadas, com a diferença de que o feixe de laser que lê e grava as informações é menor, possibilitando uma espiral maior no disco, o que proporciona maior capacidade de armazenamento.
DVD, DVD-R e DVD-RW
Também possui as versões DVD-R e DVD-RW, sendo R de gravação única e RW que possibilita a regravação de dados. A capacidade dos DVDs é de 120 minutos de vídeo ou 4,7 GB de dados.
DVD/RW DL
Existe um tipo de DVD chamado Dual Layer, que contém duas camadas de gravação, cuja capacidade de armazenamento chega a 8,5 GB.
Blu-Ray
O Blu-Ray é o sucessor do DVD. Sua capacidade varia entre 25 e 50 GB, com o de maior capacidade contendo duas camadas de gravação. Seu processo de fabricação segue os padrões do CD e DVD comuns, com a diferença de que o feixe de laser usado para leitura é ainda menor que o do DVD, o que possibilita armazenagem maior de dados no disco.
O nome do disco refere-se à cor do feixe de luz do leitor ótico, que na verdade, para o olho humano, apresenta uma cor violeta azulada. O "e" da palavra blue (azul) foi retirado do nome por fins jurídicos, já que muitos países não permitem que se registre comercialmente uma palavra comum.
O Blu-Ray foi introduzido no mercado no ano de2006.
Pen drive
O pen drive é um dispositivo de armazenamento de dados em memória flash e conecta-se ao computador por uma porta USB. Ele combina diversas tecnologias antigas com baixo custo, baixo consumo de energia e tamanho reduzido, graças aos avanços nos microprocessadores. Funciona basicamente como um HD externo e quando conectado ao computador pode ser visualizado como um drive.
Também é conhecido como thumbdrive (por ter o tamanho aproximado de um dedo polegar - thumb), flashdrive (por usar uma memória flash), ou ainda disco removível. Tem a mesma função dos antigos disquetes e dos CDs, ou seja, armazenar dados para serem transportados, porém, com uma maior capacidade, chegando a 256 GB.
Música no pen drive - Alguns modelos de rádios de carros oferecem entradas USB. Assim, é possível gravar músicas em um pen drive para escutá-las no carro. Um dispositivo com 4 GB de memória comporta em média 1.000 músicas.
Cartão de memória
Funciona basicamente como pen drive, mas, ao contrário deles, nem sempre ficam aparentes no dispositivo e são bem mais compactos. Os formatos mais conhecidos são o Memory Stick Duo, SD (Secure Digital Card), mini SD e micro SD.
Assim como o pen drive, o cartão de memória é um tipo de dispositivo de armazenamento de dados com memória flash, muito encontrado em máquinas de fotografia digital e aparelhos celularessmartphones. Nas máquinas digitais registra as imagens capturadas e nos telefones pode-se estocar videos, fotos, ringtones, endereços, números de telefone etc.
Trabalho Realizado por:
Ana Cristina Ferreira
Full transcript