Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Arquitetura de software - World Wide Web

No description
by

Jean Leles

on 4 April 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Arquitetura de software - World Wide Web

Jean Leles
Marco Túlio Araújo The World Wide Web World Wide Web (WWW) é um sistema de documentos que permite o acesso às informações apresentadas no formato de hipertexto ou hipermídias.
É executado através da Internet . História A World Wide Web foi concebida e inicialmente implementada na CERN - Organização Europeia para a Investigação Nuclear
No final da década de 1980, início da década de 1990 Ciclo de Arquitetura de Negócio (ABC) Modelo de negócio e arquitetura usado pela www The original ABC for the Web Requisitos e Qualidades A implementação inicial desenvoldida pelo CERN tinha várias qualidades desejáveis: Portabilidade
Interoperabilidade
Extensibilidade
Escalabilidade
Acesso remoto Essas qualidades deram origem à libWWW, o pacote de software original que suportava o desenvolvimento baseado na Web e a distribuição na arquitetura cliente-servidor. Requisitos Originais Acesso remoto entre a rede: Qualquer informação deve ser acessível a partir de qualquer máquina na rede do CERN.
Heterogeneidade: O sistema não deve se limitar a rodar em um hardware ou software em específico
Não ser centralizado: Na Internet não se pode haver uma única fonte de dados ou serviços
Acesso aos dados existentes: Bancos existentes devem ser acessíveis. Requisitos Originais Habilitar os usuarios a adicionar dados: Usuários devem ser habilitados a publicar os próprios dados na Web.
Links privados: Nós e links devem ser possíveis de ser anotados de forma privada.
Bells e Whistles: A única forma de dados de exibição foi originalmente planejado exibição em um terminal de 24 caracteres x 80 ASCII
Análise dos dados: Usuários devem ser habilitados a procurar entre vários banco de dados e olhar por anomalias, regularidades, irregularidades entre outras coisas.
Links vivos: Dado que as informações se modificam o tempo todo, deve haver alguma forma de fazer atualização da visão do usuário Arquitetura Arquiterura Cliente-Servidor O servidor e o cliente se comunicam usando o HTTP. O software no cliente e no servidor é baseado na libWWW, então os detalhes do protocolo e das dependências da plataforma são mascarados pela libWWW. libWWW A libWWW é organizada em 5 camadas: Generic Utilities - é a camada da portabilidade. Essa camada inclui blocks de construção básicos para o sistema como a configuração de rede, tipo de dados como as classes com conteúdos e manipulação de strings.
Core - contém o esqueleto das funcionalidades de uma aplicação Web, acesso a rede, serviço de log, entre outras. Provê a interface padrão para aplicações Web.
Stream modules - provê a abstração de data stream usada por todas os dados transportados entre a aplicação e a rede.
Acess modules - provê um conjunto de modulos de protocolos de rede alertados.Ex: NNTP, WAIS, TELNET, Gopher, HTTPS;
Application module - é um conjunto de funcionalidades úteis para escrever aplicações, incluindo módulos para funcionalidades comuns como caching, logging, registrar servidores de proxy e gateways Camadas da libWWW Lições da libWWW Interfaces de aplicativos formalizados de programação (APIs) são necessárias.
Funcionalidade e as APIs que apresentá-la deve ser em camadas.
A biblioteca deve apoiar uma dinâmica, conjunto aberto de recursos.
Processos construídos no software devem ser thread-safe. Implantação de um típico cliente-servidor Web Referências Bibliográficas WESLEY, Addison - Software Architecture in Practice, 2nd Edition.
Full transcript