Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Comunicação Empresarial - Identidade, Imagem e Reputação

Trabalho em Grupo - Bruna, Barbara e Jully'Anna
by

Bruna Russo

on 5 June 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Comunicação Empresarial - Identidade, Imagem e Reputação

Comunicação Empresarial
Identidade, Imagem e Reputação Grupo: Barbara Ferreira
Bruna Russo
Jully'Anna do Valle Como moldar a identidade? Gerenciamento Imagem: nos olhos de
quem vê. Filantropia empresarial e
responsabilidade social Exemplos: Coerência é essencial. Nomes e Logomarcas. Uma visão inspiradora. O que é identidade? Como diferenciar as organizações por meio da identidade e da imagem? O que é imagem? Identidade e Imagem A identidade de uma empresa é a manifestação visual de sua realidade, através do nome, logomarca, lema, produtos, serviços, entre outros aspectos que podem ser exibidos, criados pela organização e comunicados a uma grande variedade de públicos. Os diferentes públicos formam, então, percepções baseadas nas mensagens que as empresas enviam de forma tangível. Se essas imagens refletirem com precisão a realidade organizacional, o programa de identidade terá obtido êxito. Se não, o modo como a empresa se percebe precisa ser modificado. Existe um conjunto de fatores (produtos e serviços, pessoas, instalações, nomes e símbolos) que possibilita à organização ter um ponto de partida para criar sua identidade. A imagem é o reflexo da identidade de uma organização: é a organização sob o ponto de vista de diferentes públicos. Dependendo do público envolvido, uma organização pode ter diversas imagens. Compreender a identidade e a imagem é conhecer profundamente o que a organização realmente é e para onde ela está voltada.
As organizações porem ter uma ideia melhor de sua imagem realizando pesquisas com seus públicos
Enquanto a imagem pode variar para diferentes públicos, a identidade precisa ser consistente. Uma vez que todos os setores hoje em dia estão focados na competitividade global, a identidade e a imagem de uma organização podem se tornar o único traço distinto entre uma empresa e outra.
Com a maior semelhança entre os produtos em todo o mundo, os consumidores fazem cada vez mais distinções com base e outras noções que não aquelas do produto em si.
Exemplo: ExxonMobil e Shell. Um dos elementos mais importantes da identidade corporativa é uma que abranja os principais valores, filosofias, padrões e objetivos da empresa. A visão corporativa é um eixo comum com o qual os funcionários e todos os outros públicos devem se relacionar.
A história mais sedutora geralmente envolve uma parte mais fraca – um herói que a plateia admira e torce. Um exemplo disto é Steve Jobs, fundador da Apple. Sua resistência em sucumbir à IBM e à Microsoft teve um “apelo heroico”, que gerou admiração pela marca Apple. A visão de uma organização deve se manifestar de forma consistente em todos os seus elementos de identidade, das logomarcas e lemas ao comportamento dos funcionários.

Exemplo: Federal Express Fedex O valor de uma empresa pode serinfluenciado pelo sucesso de sua estratégia de marca corporativa. A marca e o gerenciamento estratégico da marca são componentes essenciais em programas de gerenciamento de identidade. As empresas geralmente mudam de nome para sinalizar mudanças de identidade ou para fazer com que estas reflitam melhor suas realidades.
Ao mesmo tempo em que as organizações podem se diferenciar entre si por meio da identidade transmitida por nomes e logomarcas, também podem rapidamente perder toda e qualquer identidade que tenham construído.
As logomarcas podem ser meramente símbolos, como o da Nike, ou podem ser símbolos que representam nomes, como o alvo da Target, ou podem ser retratos estilizados de nomes ou partes de nomes, como os arcos dourados que formam o “M” de McDonald’s.
As empresas especializadas no gerenciamento e na criação de identidades devem se envolver com o processo de criação de logomarca.
Exemplo: Datsun Nissan A dupla natureza da identidade e da imagem cria um dilema especial para os responsáveis pela tomada de decisão. Estabelecer um programa que gerencie essas preocupações etéreas, mas significativas, requer um equilíbrio entre uma análise conscienciosa e a ação.
Estes são alguns passos a serem seguidos para se obter um bom gerenciamento:
1° passo: Fazer uma auditoria da identidade
2° passo: Definir objetivos para a identidade
3° passo: Desenvolver projetos e nomes
4° passo: Desenvolver protótipos
5° passo: Lançar e comunicar
6° passo: Implementar o programa Os público geralmente têm certa percepções sobre uma organização antes mesmo de começar a interagir com ela. Depois de interagir com uma organização, os públicos podem ter uma imagem diferenciada da que tinha antes. O objetivo é que a imagem seja melhor, e não pior.
A credibilidade que uma empresa adquire através da aplicação continuada de um excelente padrão de comportamento determinará a sua imagem.
Em relação aos funcionários, a imagem de uma empresa é particularmente importante, por causa do papel vital desempenhado por eles em relação aos outros públicos. Toda organização hoje em dia precisa considerar a filantropia empresarial e a responsabilidade social ao pensar sobre sua própria reputação.
A confiança no mundo empresarial é pequena e os esforços para “fazer o bem” publicamente podem ser percebidos como auto-ajuda, particularmente no caso de “doações estratégicas”, nas quais a atividade de filantropia está diretamente relacionada ao ramo de negócios nos quais a empresa atua. Por outro lado, quando as empresas são pouco eloquentes sobre o que estão fazendo pela comunidade ou pelo meio ambiente, enfrentam críticas por serem indiferentes ou avarentas.
No cenário em constante mudança para as empresas, aquela que tem um bom entendimento a respeito de seus vários públicos e o que é importante para eles, e que se dedique a aliar esses programas à sua visão corportativa, estará bem posicionada para criar programas que irão melhorar sua reputação. Introdução As pessoas escolhem certos tipos de roupas, dirigem determinados carros ou adotam certos cortes de cabelo para expressar sua individualidade. A música que preferimos, os restaurantes que frequentamos, tudo isso forma uma impressão sobre nos, ou uma identidade, que as outras pessoas irão identificar facilmente.
O mesmo é válido para as grandes empresas. Em poucos minutos de convívio, podemos captar as primeiras e mais importantes impressões sobre um grupo de pessoas e aprender bastante sobre elas. A construção da identidade é a única parte da reputação da empresa que pode ser completamente controlada pela gerência. Alguns aspectos serão vistos a seguir. Porque a reputação
é importante. A importância da reputação é evidenciada por muitas pesquisas de ponta e rankings que procuram identificar o melhor e o pior. Tais rankings são bastante divulgados e chamam tanta atenção que alguns bônus corporativos para altos executivos de relações públicas são efetivamente baseados na lista publicada pela Fortune. Construindo uma reputação sólida. Uma reputação sólida é criada quando a identidade de uma organização e sua imagem estão alinhadas.
A reputação se diferencia da imagem por ser construída ao longo do tempo e por não ser simplesmente uma percepção em um detreminado período. Gerenciamento de Identidade
em Ação Avaliando e gerenciando
a reputação. Ao avaliar sua reputação, uma organização deve examinar as percepções de todos os seus públicos.
Os funcionários podem ser um bom ponto de partida, na medida em que precisam entender a visão e os valores da empresa e orientar-se, em casa interação com o consumidor.
Uma organização terá problemas se não praticar os valores de promove. Conclusão
Uma identidade não apropriada ou ultrapassada pode ser tão desastrosa para uma empresa quanto um fraco desempenho financeiro. Os indivíduos buscam a consistência, e, se as percepcões sobre a corporação não condizem com a realidade, o público desvia seu interessante para outro lugar.
Os executivos devem estar totalmente atentos ao enorme impacto da identidade, da imagem e da reputação, e devem aprender a gerenciar esses recursos críticos.
Uma reputação bem estabelecida, por sua vez, converte-se em orgulho e compromisso, e essas qualidades são ativos insubstituíveis em um ambiente de negócios cada vez mais competivivo em escala global.
Full transcript