Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of Cap. 03 - Conhecendo alguns tipos de pesquisa

Síntese Cap. 03 – "Conhecendo alguns tipos de pesquisa" In OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. rev. e ampl. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
by

rosivaldo gomes

on 27 July 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of Cap. 03 - Conhecendo alguns tipos de pesquisa

Prof. Rosivaldo Gomes
Como fazer pesquisa
qualitativa

A pesquisa nos permite a produção e o aprofundamento de conhecimentos.

Pode-se dizer que ela é tão antiga quanto à própria evolução da espécie humana.

Nos primórdios da civilização ela era concebida apenas como um estudo teórico. Na Idade Média e no Renascimento é que temos as bases para uma construção do conhecimento de forma sistematizada. Contudo é na contemporaneidade que temos a associação da teoria com a prática.
CAPÍTULO 03
Conhecendo alguns
tipos de pesquisa
3.1 Pesquisa exploratória
É o tipo de pesquisa que tem por meta dar uma explicação geral sobre determinado fato por meio de delimitação do estudo, levantamento bibliográfico, leitura e análise de documentos.
Definindo e classificando as principais formas de produzir conhecimento
“A pesquisa científica pode ser classificada segundo os objetivos que se pretende alcançar e segundo os procedimentos metodológicos e técnicos.” (p. 65)
Classificações:
3.2 Pesquisa experimental
O principal objetivo desse tipo de pesquisa é analisar a relação entre causa e efeito.
3.3 Pesquisa descritiva
De modo geral, a feição dessa pesquisa pode ser confundida com a pesquisa experimental. O ponto de cerne para diferenciá-las pode ser os conceitos
descrever
e
explicar
. Conforme Rudio, “descrever é narrar o que acontece; explicar é dizer por que acontece.”
3.4 Pesquisa bibliográfica
Essa modalidade de pesquisa está voltada para o estudo e análise “de documentos de domínio científico tais como livros, enciclopédias, periódicos, ensaios críticos, dicionários e artigos científicos.”
3.5 Pesquisa documental
Esse tipo de pesquisa se assemelha à pesquisa bibliográfica, contudo a busca de informações é dirigida a documentos que “não receberam nenhum tratamento científico, como relatórios, reportagens de jornais, revistas, cartas, filmes, gravações...”
3.6 Pesquisa na 'internet'
Desnecessário é dizer o quanto, na modernidade, a 'internet' se constitui numa ferramenta indispensável à humanidade na busca de informações rápidas sobre os mais variados assuntos. E a facilidade também chegou ao acesso a periódicos e publicações científicos.
3.7 Pesquisa de laboratório
Também chamada de pesquisa experimental, é bastante usada nas ciências humanas (psicologia, sociologia) e nas ciências físicas e biológicas. “Esse tipo de pesquisa permite uma observação sistemática de fatos e fenômenos, que facilita o controle de variáveis, excetuando-se os fatos sociais.”
3.8 Pesquisa ex-post facto
Uma pesquisa a partir do fato passado. Conforme Kerlinger (1975, apud OLIVEIRA, 2010, 72), esse tipo de pesquisa é “uma investigação sistemática empírica na qual o pesquisador não tem controle direto sobre as variáveis independentes, porque já ocorreram suas manifestações ou porque são intrinsecamente não manipuláveis.”
3.9 Pesquisa etnográfica
Etnografia significa estudo e descrição dos povos, sua língua, raça, religião... Assim, esse tipo de pesquisa é voltado para o “estudo sobre cultura, no sentido de caracterizar determinados grupos sociais.” Geralmente esse tipo de pesquisa é mais utilizada por antropólogos, “dada a especificidade no que diz respeito a compreender o homem e seu contexto sociocultural.”
3.10 Pesquisa-ação
Essa modalidade de pesquisa exige a realização de um estudo junto a grupos sociais. “Segundo Thiollent (1985) é um modo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.”
3.11 Pesquisa participativa
Esse tipo de pesquisa igualmente exige compromisso com a população da comunidade na qual se realiza o estudo. Em geral, as comunidades em que a pesquisa é realizada são comunidades carentes ou grupos desfavorecidos: operários, índios, camponeses... Conforme Fals Borda (1983, apud OLIVEIRA, p. 75), leva-se em conta as “aspirações e potencialidades de conhecer e agir.
Full transcript