Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Pedagogia Apreciativa - Apresentação Final

Pedagogia Apreciativa - Apresentação Final
by

Lucas Portela

on 6 March 2010

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Pedagogia Apreciativa - Apresentação Final

persistência gratidão inspiração otimismo encanto arrojamento ludicidade respeito alegria consideração harmonia conhecimento imaginação flexibilidade força de vontade esperança sensibilidade compreensividade moderação percepção criatividade intuitividade jovialidade benevolência confiança doçura graça interesse lealdade sutileza prestatividade empatia carisma união vibração zelo liberdade bom humor entusiasmo bondade carinho motivação amigabilidade expressividade afetividade expressividade firmeza sinceridade amor nobreza energia companheirismo obediência primor crescimento paciência paixão proatividade construção cooperação resiliência liderança maestria criatividade auto-estima conhecimento dedicação retidão disciplina franqueza gentileza disposição sabedoria bom senso simplicidade persistência gratidão inspiração otimismo encanto arrojamento ludicidade respeito alegria consideração harmonia conhecimento imaginação flexibilidade força de vontade esperança sensibilidade compreensividade moderação percepção compaixão intuitividade jovialidade benevolência confiança doçura graça interesse lealdade sutileza prestatividade carisma empatia união vibração zelo liberdade bom humor entusiasmo bondade carinho motivação amigabilidade coragem afetividade expressividade firmeza sinceridade amor nobreza energia companheirismo obediência primor crescimento paciência paixão proatividade construção cooperação resiliência liderança maestria criatividade auto-estima conhecimento dedicação retidão disciplina franqueza gentileza disposição sabedoria bom senso simplicidade persistência gratidão inspiração otimismo encanto arrojamento ludicidade respeito alegria consideração harmonia conhecimento imaginação flexibilidade força de vontade esperança sensibilidade compreensividade moderação percepção compaixão intuitividade jovialidade benevolência confiança doçura graça interesse lealdade sutileza prestatividade carisma empatia união vibração zelo liberdade bom humor entusiasmo bondade carinho motivação amigabilidade coragem afetividade expressividade firmeza sinceridade amor nobreza energia companheirismo obediência primor crescimento paciência paixão proatividade construção cooperação resiliência liderança maestria criatividade auto-estima conhecimento dedicação retidã disciplina franqueza
Lucas Zanotto Portela
Kelly Yumi Ishii
Leticia Ribas Sugai
Origem
A proposta de aplicação nasceu como requisito para obtenção da Certificação em Investigação Apreciativa, a nós oferecidos pela Federação das Indústrias do Paraná associada a Case Western Reserve University.
Ensino Publico
i
É conhecida a dificuldade estrutural do sistema público de ensino no Brasil. Com essa consciência, buscamos contato com instituições públicas de ensino que estivessem dispostas a servir de palco para o desenvolvimento dessa metodologia.
Reconhecemos aí um campo fundamental de exploração para trabalhos de profundidade, exaltando a importância de se conhecer, investir e estudar a relação ensino-aprendizagem sob diversas perspectivas.
Colegio Estadual Prof. Brandao
s
i
Ensino fundamental e
Educação para Jovens e Adultos (EJA)
Curitiba
Conselho
Associação de pais (APMRF)
Abordagem
Educação
Relevância
Valor
Perspectivas
Motivação
Objetivo Geral
Despertar no corpo docente um espírito unido e engajado, composto de profissionais motivados, de forma a criar um ambiente de excelência, em que professores, funcionários e alunos estejam em sinergia.
Objetivos Especificos
i
Conscientizar para o reflexo da motivação do profissional no interesse e engajamento dos alunos;
Conceber um ambiente colaborativo, apresentando os benefícios da interdependência saudável de papéis no ensino;
Capacitar os professores para projetar as experiências apreciativas vivenciadas em sala de aula;
Redescobrir em cada um a capacidade de sonhar.
PUBLICO ALVO
i
Professores
Coordenadores
Orientadores
Pedagogos
Inspetores
Funcionários administrativos
Pais
Alunos
Metodologia
Identidade Visual
Aprofundar em cada participante e em suas qualidades principais, suas virtudes.
O processo inicial de formação das equipes foi espontâneo
Entrega de material escrito aos participantes
Crachás de identificação pessoal com espaços a serem preenchidos
Distribuição de pequenas lupas, com frases motivadoras anexadas
CRONOGRAMA
14/06
Elaboração do material para apresentação da proposta de possível aplicação a organização
29/06
Apresentação da proposta de aplicação ao Colégio Professor Brandão
27/07
Reunião para elaboração da proposta para aplicação prática da IA
31/07
Entrega da proposta para aplicação prática da Investigação Apreciativa
Elaboração da apresentação do dia da aplicação, do convite e do cartaz
22/08
28/08
Orientação com Jairo Stori Preissler
31/08
Amostra da apresentação do dia da aplicação, do convite e do cartaz à diretora do Colégio Professor Brandão
02/09
Ajustes de cronograma
03/09
Orientação final com Jairo Stori Preissler
09/09
Elaboração do material impresso
17/09
Impressão de convites e cartazes
18/09
Apresentação da proposta à turma de IA.
21/09
Entrega dos convites e fixação dos cartazes
22/09
Compra de materiais necessários e impressão do material com a metodologia, protocolo e atividades.
24/09
1º dia de aplicação da metodologia
26/09
Preparação dos últimos detalhes para 2º dia de aplicação
(levantamento dos acontecimentos do 1º dia, edição de filme, preparação de material de apoio e lupas)
01/10
2º dia de aplicação da metodologia
17/10
18/10
Registro dos resultados dos encontros e elaboração do relatório final
03/10
11/10
Elaboração da presente apresentação
19/10
22/10
Apresentação final do curso
xx/11
Devolutiva ao Colégio Professor Brandão
xx/xx
Obtenção da Certificação Internacional em Investigação Apreciativa
3 NOVOS CONSULTORES EM IA
Agenda do dia 1
Agenda do dia 11
19h20
Apresentação do grupo
19h34
Apresentação da metodologia
19h41
Trecho do filme Austrália
19h52
Leitura do preâmbulo e do protocolo de entrevistas
Hoje, dia 24 de setembro de 2014, proferimos com enorme louvor e satisfação a grande evolução da área pedagógica em todo o mundo. Criou-se um ambiente de excelência através da sinergia de professores, funcionários, pais e alunos, motivado e impulsionado pelo comprometimento, pela ética e responsabilidade. Os profissionais exercem suas atividades da melhor maneira possível devido à satisfação em fazê-las; a recíproca é verdadeira quanto aos alunos e demais envolvidos. Nota-se a paixão, o carinho e a dedicação de todas as partes, tendo se tornado o educador um dos profissionais mais admirados e respeitados dos últimos tempos.
A motivação é um dos principais fatores que promovem tamanho sucesso. É evidente o engajamento e o interesse dos alunos para com aquilo que lhes é proposto, assim como o êxito nas atividades realizadas e os resultados obtidos. A evolução ao longo do tempo é nítida: à medida que os professores ensinam, os alunos cooperam e a sintonia entre ambos se intensifica. Tal interdependência acentua essa atmosfera colaborativa, gerando um mundo mais coeso e perspicaz. A apreciação pela área pedagógica cresce cada vez mais, orgulhando os envolvidos de suas atitudes e desempenho.
O maior comprometimento dos alunos com os estudos reduziu os índices de criminalidade, atenuou a abstinência antes observada e realçou a importância da atividade para todo e qualquer jovem. Hoje ressalvamos o progresso de nosso país graças aos incentivos aos educadores e seu desempenho na profissão, o que garante maior desenvolvimento brasileiro.
Devido aos investimentos e à confiança depositada, o Brasil melhora sua imagem no exterior e produz novos talentos, contando principalmente com o auxílio dos mestres nas instituições de ensino. O capital intelectual do país é valorizado desde cedo: acredita-se no potencial de nossos jovens e trabalha-se para que ele seja desenvolvido. A desigualdade social reduziu sensivelmente, dado que não mais se observa tamanha disparidade entre escolas públicas e privadas. O governo e a sociedade civil agem juntos em prol de um bem maior, fazendo com que todas as crianças e adolescentes tenham oportunidades de ingressar nos estudos e tornar-se um profissional de sucesso.
Preâmbulo
Protocolo
1. Pense em um momento em que você foi agente de mudança por meio de seu envolvimento com o Colégio, como uma ação que marcou positivamente algum colega, funcionário, aluno ou ainda os pais dos estudantes. Um momento em que você atingiu direta ou indiretamente outras pessoas que você julgou ter ajudado, auxiliado e feito a diferença na vida delas. Compartilhe essa experiência com o máximo de detalhes possíveis.
2. Ao relembrar sua história e outras similares – deixando a modéstia de lado – o que é que você mais valoriza em você mesmo (suas melhores qualidades como um líder para a mudança, como um ser humano)?
3. Identifique três qualidades presentes no colégio prof. Brandão que propiciam um ambiente de aprendizado mútuo e prazeroso. Qualidades que fazem você sentir-se realizado por fazer parte do grupo, que lhe motivam a se dedicar cada vez mais e que gostaria que fosse mantido.
4. Projete-se para um dia de sua vida em 2014. A evolução da área pedagógica nos últimos anos resultou em profissionais exercendo suas atividades da melhor maneira possível devido à satisfação em fazê-lo. À medida que os mestres ensinam, os alunos cooperam e tal sintonia se intensifica. Por tais razões, profere-se com enorme louvor o grande avanço da pedagogia em todo o mundo, tendo se tornado o educador um dos profissionais mais admirados e respeitados dos últimos tempos. Como você imagina esse novo ambiente educacional? Como são as suas relações com os alunos, pais, professores e funcionários? Como você se sente nesse contexto? Qual o seu papel dentro desse modelo sólido e estruturado de aprendizagem?
20h20
Entrevistas
20h50
Formação e integração dos grupos
Designação dos papéis e da essência positiva
ESSÊNCIA POSITIVA
- União do grupo;
- Companheirismo;
- Amizade;
- Ambiente familiar;
- Administração eficaz;
- Boa vontade da diretora;
- Cooperação entre professores e a administração;
- Equipe pedagógica e direção compreensíveis com os profissionais como ser humano;
- Incentivo para capacitação;
- Ambiente no trabalho, acolhedor organizado e democrático;
- Comprometimento com o ensino de qualidade;
- Trabalho em conjunto;
- Organização.
21h07
O que queremos manter
Respeito
Lealdade
Dedicação
Eventos entre professores, comunidade e colégio
Maior desenvolvimento na área cultura utilizando a dança como veículo de desenvolvimento cognitivo
Festas
Passeios
Projetos
Confraternizações
Amigos
Valorização e oportunidades a todos.
21h14
Apresentação dos grupos
Feedback e Homework
21h39
Aquecimento – Resgate da tarefa e da essência positiva do último
Encontro
19h30
Continuação do filme Austrália
19h37
“Quando acreditamos com o coração, as coisas
tornam-se possíveis. Os obstáculos são superados”.
Sonho - proposição Provoc.
19h55
“Nossa Escola”

Estamos em 2014 e temos salas de aula ambientes. Os alunos estudam em tempo integral, no horário de contra turno, existem oficinas de teatro, música, matemática, dança, jogos, literatura, língua estrangeira e artes marciais.
Apresentações das oficinas aos sábados com a presença dos pais e comunidade, algumas direcionadas para a Biosfera e outros temas.
A colaboração e a participação dos pais para com a equipe pedagógica e professores é muito positiva.
20h10
Materialização do sonho
20h35
Apresentações
Desenho:Primeiros Passos
20h55
Destino: Plano de ação
Plenária
21h20
21h35
Agradecimentos e feedback
"Todos esses sonhos são possíveis, alcançáveis somente com o compartilhamento e ideal comum. O encontro serviu para criar o caminho e a consciência de compromisso individual. Votos de sucesso!”
Expandindo as fronteiras da Educação
i
Full transcript