Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Desenho Animado

Possibilidade para Práticas Pedagógicas Educomunicativas
by

Kamila Regina de Souza

on 20 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Desenho Animado

Animação desenvolvida pela turma 11/2009 do Centro Social Marista São José, dentro do projeto: Educar para a inclusão digital: novas leituras, outras perspectivas. Aula de Química em favor do exercício da Cidadania - Escola Autonomia (Florianópolis) As práticas sociais contemporâneas estão marcadas por profunda influência dos avanços tecnológicos, midiáticos e comunicacionais.

A educação escolar é desafiada dia-a-dia a lidar com as necessidades e expectativas dos alunos.

O Brasil e a leitura das "linguagens imagéticas" (Silva, 2004). Dentro da linguagem audiovisual, os desenhos animados se configuram como importantes referências na formação sociocultural das crianças contemporâneas.


Diante disso, a técnica de animação pode apresentar possibilidades para a educação desses sujeitos. A Educomunicação se define como um... [...] conjunto de ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos presenciais ou virtuais, assim como a melhorar o coeficiente comunicativo das ações educativas, incluindo as relacionadas ao uso dos recursos de informação no processo de aprendizagem.
Soares (2002) Pensando possibilidades a partir da Educomunicação A ANIMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA KAMILA REGINA DE SOUZA
Mestranda em Educação - PPGE/UDESC
(kamila.brasil@hotmail.com)
Vejamos agora três possibilidades a partir da técnica da animação... A história do Brasil - Projeto desenvolvido pelas turmas 43 e 44/2010, do Centro Social Marista São José. ÁREAS DE INTERVENÇÃO SOCIAL:

A área da educação para a comunicação, constituída pela relação entre os produtores, o processo produtivo e a recepção das mensagens, e do campo pedagógico; a área da mediação tecnológica na educação, na qual estão compreendidas o uso das tecnologias da informação nos processos educativos; a área da gestão da comunicação no espaço educativo, abarcando o planejamento, a execução e a realização dos processos de criação de ecossistemas educativos; a área da reflexão epistemológica, que envolve a reflexão acadêmica no reconhecimento, evolução e legitimação do campo. Dentro da a área da gestão da comunicação no espaço educativo, estão as Práticas Pedagógicas Educomunicativas.
Full transcript