Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

A formação dos reinos cristãos no processo da reconquista

No description
by

Francisca Amado

on 10 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A formação dos reinos cristãos no processo da reconquista

A formação dos reinos cristãos no processo da reconquista
Batalha de S.Mamede
Papa Alexandre III
Batalha de Ourique
No ano de 711 a Península Ibérica foi invadida por Muçulmanos oriundos do Norte de África obrigando os povos que a ocupavam a refugiar-se na região montanhosa do Norte (Astúrias e Pirinéus).
Foi a partir daí que os Cristãos procuraram recuperar os territórios perdidos. Este movimento (movimento da Reconquista Cristã) foi um movimento lento, marcado por avanços e recuos, por vitórias e derrotas.
Era um movimento cristão e por isso contava com o apoio da Santa Sé e dos reinos cristãos da Europa.
À medida que a reconquista cristã avançava para sul foram-se formando vários reinos: Leão e Castela, mais tarde unidos num só; Navarra e Aragão.
Assim, no dia 24 de Junho de 1128, teve lugar a famosa batalha em que mãe e filho se enfrentaram e a que se chamou batalha de S. Mamede. D. Afonso Henriques saiu vitorioso e a sua mãe fugiu para Espanha. Deste modo, D. Afonso Henriques assumiu o governo do condado e continuou a lutar , tal como o seu pai, pela autonomia do condado. Os principais objectivos de D. Afonso Henriques eram:
Tomar o Condado Portucalense Independente
Alargar para sul território do Condado conquistando terras aos Muçulmanos.
Depois das vitórias de Arcos de Valdevez, D. Afonso VII, rei de leão teve que ser obrigado a assinar com D. Afonso Henriques o tratado de Zamora, concedendo-lhe a Independência do Condado em 1143. Nascia assim o Reino de Portugal e D. Afonso Henriques era o seu primeiro rei.
Mas era igualmente necessário o reconhecimento da independencia pela Santa Sé , para isso acontecer D.Afonso Henriques comprometeu-se a prestar vassalagem ao Papa, mas somente em 1179.Cerca de quarenta anos depois , o Papa Alexandre III reconhece através da Bula Manifestis Probatum a independência de Reino de Portugal .

Como se formaram os reinos cristãos na Península Ibérica
Em 1086, os Cristãos saíram derrotados na batalha de Zalaca, o que levou ao rei de Leão e Castela a pedir auxílio à nobreza francesa, vieram muitos nobres ajudar o rei de Leão na luta contra os Mouros. Entre eles distinguiram-se dois: D Raimundo e D Henrique. Como recompensa, D Afonso VI, deu a D. Raimundo a mão de sua filha D. Urraca e a D. Henrique a mão da sua filha D. Teresa. Também deu a D. Henrique o Condado Portucalense, que era o território situado entre o rio Minho e o rio Mondego mas o casal instalou-se na cidade de Guimarães.
Como se definiram as frnteiras de Portugal
D.Afonso Henriques alargou o território para sul e recoperou as como Lisboa e Santarem com a ajuda de dos guerreiros cristãos , os cruzados , e das ordem religiosas e mtares. Quando D. Afonso Henriques morreu, os reis que o sucederam continuaram o alargamento das fronteiras com secessivos recuos e avanços até 1249, ano em que se conquistou definitivamente o Algarve. A definição com Castela aconteceu apenas em 1297 com o Tratado de Alcanises, reinado de D. Dinis e D. Fernando IV de Castela.
Passados uns anos, D. Teresa e D. Henrique tiveram um filho a quem deram o nome de Afonso Henriques. Quando Afonso Henriques tinha 3 anos o seu pai, D. Henrique, morreu numa forte batalha tendo D. Teresa ocupado o trono por algum tempo e a educação de D. Afonso Henriques ficou cargo de um aio chamado Egas Moniz que lhe insinuou a arte de combater. A dada altura o jovem Afonso Henriques desentendeu-se com a sua mãe e, com o apoio dos nobres portucalenses acabou por travar uma feroz batalha contra a sua mãe.
Como se formaram os reinos cristãos na Península Ibérica
Full transcript