Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

DISJUNTORES SOPRO MAGNÉTICO

No description
by

Ivens matos

on 10 September 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of DISJUNTORES SOPRO MAGNÉTICO

DISJUNTORES
FACULDADE PIO DÉCIMO
DISJUNTORES
Dispositivo de manobra e proteção que permite a abertura ou fechamento de circuitos de potência em quaisquer condições de operação, normal e anormal, manual (manobra) ou automática (proteção).

MÉTODO DE EXTINÇÃO
Câmara de extinção com chapas metálicas
APLICAÇÕES - CARACTERÍSTICAS
Disjuntores a sopro magnético são utilizados em redes cuja tensão pode
chegar até 24 kV. Com relação aos outros disjuntores, este equipamento apresenta uma técnica de interrupção bastante particular, como o fato de seus contatos se abrirem no ar, o que reflete também em seus aspectos construtivos. Uma das principais características deste tipo de disjuntor é a alta resistência do arco elétrico. Como neste caso o arco queima no ar e é forçado a se alongar consideravelmente, sua resistência aumenta e, consequentemente, aumente também a tensão por ele dissipada
SOPRO MAGNÉTICO
DISCIPLINA: EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS
ALUNOS
Hertes Garcia
Jean Souza Morais
PROFESSOR: Murillo ...
Kayke Ettinger
Vinicius Leite
Ivens Vieira
TIPOS
Quanto ao método de extinção do arco elétrico, vejamos alguns:
Disjuntor a óleo (PVO - GVO);
Disjuntor a vácuo;
Disjuntor a ar comprimido;
Disjuntor a SF6 (Hexafluoreto de enxofre).
Disjuntor a sopro magnético
VANTAGENS X DESVANTAGENS
Sua alta resistência lhe confere uma grande vantagem, pois, dessa forma, este tipo de equipamento não produz grandes surtos de manobra, uma vez que a resistência do arco interage com o circuito, tornando-o mais resistivo e diminuindo o valor instantâneo da TTR após a interrupção.
Outra vantagem interessante de disjuntores a sopro magnético é o fato de não utilizarem meio extintor inflamável para o corte da corrente. Isso os torna extremamente seguros e lhes permite serem utilizados em aplicações específicas.
Sua principal desvantagem, no entanto, também está ligada ao fato do arco elétrico queimar no ar. A consequência desta queima é uma rápida oxidação nos contatos, o que leva a uma frequente manutenção e à diminuição da sua vida útil.
Como a velocidade de deteriorização de seus componentes está intimamente ligada à tensão e corrente de operação, este fator limita também sua utilização a redes de tensão mais baixas. Outra desvantagem que apresentam é o alto ruído emitido, o que também pode limitar seu uso.
O arco, pela ação do campo magnético é empurrado para dentro de uma câmara de extinção onde ele é dividido por um conjunto de chapas metálicas em um grande número de pequenos arcos que se deslocam rapidamente.
A operação dos interruptores por este princípio é denominada “sopro magnético” e independe da posição dos contatos : horizontal, vertical ou invertida. Na posição horizontal a movimentação do arco (para cima) é ajudada pelo calor do arco que forma uma corrente de convexão. O sopro pode ser reforçado por uma bobina de sopro.
O contato do arco com as chapas metálicas esfria o arco e o deslocamento rápido reduz a emissão térmica no metal. A força que empurra o arco pela câmara adentro é proporcionada pelo percurso em direções opostas da corrente que passa pelo condutor e a do arco.
Na posição vertical, a gravidade ajuda a separação dos contatos e a convexão também coopera, empurrando o arco para cima, este efeito é menor que no caso anterior. Na posição invertida o sopro magnético tem que superar o efeito térmico e a velocidade de deslocamento é proporcionada pelas molas.
Full transcript