Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

RÚSSIA, JAPÃO E ÍNDIA:

No description
by

Emily Ciqueira

on 4 December 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of RÚSSIA, JAPÃO E ÍNDIA:

Começo, meio e fim da URSS e a incógnita russa
O imperialismo japonês
Após ter organizado uma infraestrutura industrial e militar em prazo recorde, o apão empreendeu nos ultimos anos do século XIX e primeiros do XX duas guerras: contra China e Rússia, e as Ilhas Sakalinas, antiga pendencia com a Rússia no Pacífico Norte.
Russia, Japão e Índia se encaixam na categoria de potências.
INÍCIO
RÚSSIA, JAPÃO E ÍNDIA:
POTÊNCIAS DISTINTAS

JAPÃO
O Japão também apresenta uma história de fortes mudanças ao longo do século XX. De país quase colonizado pelos Estados Unidos, converteu-se em potência imperialista até o desfecho da Segunda Guerra Mundial.
A gênese do Japão moderno
Desde o século XII até meados século XIX, o Japão esteve sob o sistema do xogunato, uma espécie de "feudalismo japônes", em que o poder era dividido em vários núcleos, e cada um era liderado pelo xogum, chefe politico e militar.
A união soviética foi uma superpotência e rivalizou com os Estados Unidos durante a Guerra Fria.
O surgimento da URSS em 1922é uma consequencia direta da Revolução Russa de 1917, também chamada de Revolução Bolchevique. No mesmo ano, os mencheviques derrubaram o czarismo, mais não obtiveram exito no projeto politico de contruir uma nova Russia.
Opositora a perspectiva e defensora de que o poder da Rússia deveria ser exercido diretamente pelos trabalhadores, os bolcheviques, liderados por Vladimir mais conhecido como Lênin, tomaram o poder dos mencheviques.
AUGE
Foi na guerra que a União Soviética conheceu seus dias de gloria e alcançou a posição de superpotencia disputando com os Estados Unidos.

A União Soviética era composta por 15 repúblicas autônomas.
1- Amênia
2- Arzebaijão
3- Bielorússia
4- Estônia
5- Georgia
6- Cazaquistão
7- Quirguizia
8- Letônia
9- Lituânia
10- Moldávia
11- Rússia
12- Tadjiquistão
13- Turcomenistão
14- Ucrânia
15- Uzbequistão
FIM
É no clima de crise já deflagrada, porém nao anunciada, que em 1985, Mikhail Gorbachev um jovem reformulador dirigente assume o governo, rompendo com o tradicionalismo arcaico e com os velhos burocratas do Partido Comunista.
Gorbachev encaminhou um processo de abertura e democratização do país, admitindo o pluripartidarismo, eleições diretas e etc.
Porém, nem tudo ocorreu como Gorbachev pretendia. Surgiram dois grupos de oposição que passaram a inviabilizar seu governo e outros meios de tentarem derrubar o seu governo.
Pedidos de independencia foram surgindo, imensos protestos e problemas fizeram com que Gorbachev renunciasse em 25 de dezembro de 1991.

O Japão no pós-guerra
A rendição japonesa fora anunciada em rede nacional por um Hiroíto humilhado e bastante solícito às exigências dos encedores. O anúncio se dera dentro de uma fragata dos Estados Unidos, ancorada pelo litoral japonês.
Em seguida, o Japão foi democratizado.
A reconstrução
A reconstrução economica japonesa foi um fenomeno: em 20 anos o país arrasado pela guerra alçou a posição de segunda maior economia do mundo; esse processo ficou conhecido como o ''milagre japonês''.
Índia: potência econômica, atômica e demográfica
A Índia é um país emergente e um dos componentes do BRICS. No esteio chinês, apresentou um dos melhores desempenhos economicos em todo o mundo nos ultimos anos.
O peso demográfico e a geopolítica interna
Com 1,2 bilhão de habitantes eainda contando com o alto crescimento demográfico (em torno de 1,6%), a Índia deverá superar a China em número absoluto de habitantes nos próximos 20 anos.
A demografia indiana assume proporções preocupantes, mais por causa das precariedades sociais que caracterizam esse país.
A pujante economia
Podemos dividir a Índia em cinturões regionais que, genericamente, podem ser identificados da seguinte maneira:
*
Norte: cinturão agrícola
*
Leste: cinturão natural
*
Oeste: cinturão financeiro
*
Sul: cinturão tecnológico
*
Centro
* Rússia, ex-superpotência, que ainda guarda importancia no cenário global, especialmente no campo militar e politico;
* Japão, até pouco tempo era uma potência economica bem mais importante do que hoje, mais ainda falamos da terceira potência da economia mundial;
* Índia, um país emergente que segue os passos da China e vem apresentando há mais de uma decada um sólido crescimento economico.
Full transcript