Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Treino de resolução de problemas

No description
by

Marcio Willians

on 18 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Treino de resolução de problemas

A capacidade de soluções de problemas compreende uma série de habilidades específicas. Existem 5 processos, cada um avalia um aspecto da solução.
Orientação para o Prolema
MÉTODO
Orientação para o Problema
Orientação para o problema;
Definição e formulação do problema;
levantamento de alternativas;
Tomada de decisões;
Prática da solução e verificação.
Pode ser descrito como um conjunto de respostas de orientação que representam as reações cognitivo-afetivo-comportamentais imediatas de uma pessoa, quando ela se defronta com uma situação problemática. Essas respostas incluem as crenças, as avaliações e as expectativas sobre os problemas de vida e sobre sua capacidade de soluçãode problemas.
20-03-2014
Marcio Willians, Gizeli Vilches
Psicologia 5º ano
O que é Treino de resolução de problemas ?
É uma técnica que tem cido aplicada como intervenção de tratamento em uma variedade de transtornos clínicos, incluindo a depressão , o estresse e a ansiedade, agorafobia,as fobias sociais, a obesidade, os problemas conjugais, o alcoolismo, a indecisão em escolhas, em periodos de transição, aos transtornos infantis e da adolescência, enfim, a inúmeras situações que requerem que o indivíduo treine suas habilidades de solução de problemas sociais e interpessoais.
Tornar-se adequadamente orientado para lidar com situações problemáticas da vida (estressantes- reais ou percebidas) significa desenvolver um conjunto de atitudes para reconhecer e aceitar situações problemáticas quando de não fazer nada.

Treino de resolução de problemas
Nezu e Nezu (1996) definiram a solução de problemas sociais como o processo metacognitivo pelo qual os individuos compreendem a natureza dos problemas da vida e dirigem seus objetivos à modificação do caráter problemático da situação ou mesmo das suas reações a ela.
Definição e Formulação do Problema
Consiste em clarificar e compreender a natureza especifica do problema. Em geral, indica-se que se começe com uma hierarquia que vai do menos dificil para o paciente até as categorias muito difíceis.
Com a ajuda do terapeuta, o paciente constrói uma situação hipotética especifica ou uma problemática real.
Levantamento de Alternativas
O objetivo é a criação de alternativas, fazendo com que todas as soluções possíveis estejam disponíveis.
O paciente é instruido a produzir respostas associativas. Uma maneira de ajuda-lo a evitar "obstaculos" é por meio do princípio de adiamento do julgamento. De acordo com esse princípio, o paciente tenta pensar em uma alternativa após a outra, sem ficar interessado por questões como seu valor, sua aceitabilidade ou sua adequação. Evitando, ainda, pensar em consequências de respostas nesse ponto o quanto for possível.
Tomada de Decisão
A tomada de decisões é avaliada, julgada, comparada as opções disponiveis para serem aplicadas na situação.
E provavelmente, a fase mais difícil da estratégia. seus fundamentos são nas expectativas do paciente.
O paciente é instruído a antecipar essas consequências de cada alternativa, considerar seu valor e probabilidade de ocorrência e, então, selecionar a alternativa com melhor chance de solucionar o problema, maximizando as consequências positivas e minimizando as negativas.
Prática na Solução e Verificação
Consiste em avaliar a eficácia da atuação para controlar e resolver o problema ou a situação problemática.
A ação na vida real, seguida da tomada de decisão, não é garantida. O paciente pode fracassar ao tentar realizar a alternativa selecionada por uma variedade de rasões, inclusive déficits motivacionais (ou reforçamentos), inibições por fatores emocionais e obstáculos emocionais. Após o paciente realizar a alternativa escolhida, ele avalia as consequências e compara o resultado obtido na realidade com o qual havia fundamentado a sua decisão. Se a comparação for insatisfatória para o paciente, ele retorna a fase de tomada de decisão e seleciona a segunda melhor alternativa para a ação, repetindo esse processo até uma estratégia se mostrar satisfatória. Nesse ponto, a solução é considerada verificada e a estratégia esta terminada.
Conclusão
Os procedimentos descritos podem ser utilizados tanto em grupos quanto individualmente.
Um aspecto que deve ser acentuado, é o objetivo do TRP não é ensinar respostas específicas ou soções para determinadas situações problemáticas, mas ensinar a estratégia geral ou abordagem de solução de problemas, a serem aplicadas em qualquer problema social ou pessoal.
Full transcript