Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Revoluções no Brasil : do século XV ao XIX

No description
by

Victor Gabriel

on 23 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Revoluções no Brasil : do século XV ao XIX

Revoluções no Brasil : do século XV ao XIX
Inconfidência Mineira
Ocorreu em Minas Gerais , no ano de 1789.
Tinha como objetivo a paralisação da derrama e redução da influência e redução da influência portuguesa sobre o país.
Guerra dos Mascates
Foi uma rebelião que ocorreu em Pernambuco no ano de 1710 e se resume ao conflito entre Olinda e Recife para ver quem obtia o controle total do poder político do estado.Entre as causas do conflito estão : o favorecimento do governo português à cidade de Recife e a conquista da emancipação de Recife , que passou a ser politicamente autônoma em relação a Olinda
Guerra dos Emboabas
Por volta do final do século XVII, os paulistas que residiam na capitania de São Vicente encontraram ouro no sertão. Este fato fez com que muitos garimpeiros e portugueses fossem para aquela região.Os emboabas formaram suas próprias comunidades, dentro da região que já era habitada pelos paulistas; neste mesmo local, eles permaneciam constantemente vigiando todos os passos dos paulistas e , no momento certo , invadiram a cidade.
Revolução Farroupilha
A Revolução Farroupilha foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, no ano de 1835. Entre suas principais causas estão : Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias ; Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época.
A Cabanagem
A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará ( atual Pará).Os comerciantes e fazendeiros da região estavam descontentes, pois o governo regencial havia nomeado para a província um presidente que não agradava a elite local.Após cinco anos de sangrentos combates, o governo regencial conseguiu reprimir a revolta. Em 1840, muitos cabanos tinham sido presos ou mortos em combates. A revolta terminou sem que os cabanos conseguissem atingir seus objetivos.
Conuração Baiana
a Conjuração Baiana foi uma revolta ocorrida na Bahia em 1798. Teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.
Revolta de Vila Rica
A Revolta de Vila Rica foi um movimento nativista que ocorreu no ano de 1720, em Minas Gerais, durante o período do Ciclo do Ouro.A insatisfação popular era geral nas regiões auríferas em função dos impostos, punições e da fiscalização portuguesa. Além do povo, comerciantes e proprietários de minas de ouro, que pagavam taxas e impostos, também estavam insatisfeitos.Após a revolta, a coroa portuguesa aumentou ainda mais a fiscalização na região das minas, visando combater a evasão fiscal e o contrabando de ouro.
Full transcript