Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A importância do solo para os seres vivos - 4A

No description
by

Colégio Rosário

on 24 June 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A importância do solo para os seres vivos - 4A

ESPÉCIES IMPORTANTES PARA O SOLO
1- A MINHOCA TEM UM PAPEL MUITO IMPORTANTE PARA O SOLO. OS RESTOS ORGÂNICOS QUE A MINHOCA SE ALIMENTA VIRA O HÚMUS, UM ADUBO NATURAL PARA AS PLANTAS . ELA TAMBÉM AJUDA NA RESPIRAÇÃO DA TERRA, NA PASSAGEM DE ÁGUA E AR, ATRAVÉS DE TÚNEIS QUE ELA FAZ AO SE DESLOCAR.


SOLO ARGILOSO
NÓS APRENDEMOS QUE ESTE TIPO DE SOLO É BEM MOLHADO, ABSORVE BEM A ÁGUA, APESAR DE SER ASSIM, É MUITO FÉRTIL E MUITO INDICADO NA PRÁTICA DO CULTIVO DE CAFÉ . ENCONTRAMOS ESTE SOLO NOS ESTADOS DE SÃO PAULO, MATO GROSSO DO SUL, PARANÁ, SANTA CATARINA, RIO GRANDE DO SUL. APÓS AS CHUVAS, OS TERRENOS ARGILOSOS, QUE ABSORVEM BASTANTE ÁGUA, FICAM ENCHARCADOS; POR SUA VEZ NA ÉPOCA DE SECA, ESSE TIPO DE SOLO TENDE A FORMAR UMA CAMADA DURA E POUCA RACHADA PREJUDICANDO O DESENVOLVIMENTO DA VEGETAÇÃO. ESSE TIPO DE SOLO É ÚTIL PARA O HOMEM, PARA A UTILIZAÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA NA FABRICAÇÃO DE UTENSÍLIOS (VASOS, TELHAS, PANELAS, TIJOLOS, CERÂMICAS E ARTESANATO).

EXPERIÊNCIA COM DIFERENTES TIPOS DE SOLO
A TERRA PRETA TAMBÉM CHAMADA DE TERRA VEGETAL É RICA EM HÚMUS, ESSE SOLO É CHAMADO DE SOLO HUMÍFERO, CONTÊM 10 % HÚMUS É BASTANTE FÉRTIL. O HÚMUS AJUDA A RETER ÁGUA NO SOLO, TORNA-SE POROSO E COM BOA AERAÇÃO E ATRAVÉS DO PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO DOS ORGANISMOS PRODUZ OS SAIS MINERAIS NECESSÁRIOS ÀS PLANTAS. É O SOLO MAIS ADEQUADO PARA AS PLANTAS.
ELEMENTOS ENCONTRADOS NO SOLO

ESSES ELEMENTOS COM O PASSAR DO TEMPO APODRECEM, SE TRANSFORMAM EM RESTOS ORGÂNICOS, MUITO IMPORTANTE PARA A ALIMENTAÇÃO DE INSETOS QUE VIVEM DEBAIXO DA TERRA.

A importância do solo para os seres vivos - 4A
Professora regente: Letícia
Professora auxiliar: Dhieynifer

SOLO ARENOSO
TAMBÉM CHAMADO DE “SOLO LEVE” MUITO PRESENTE NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL, POSSUI TEXTURA LEVE E GRANULOSA, COMPOSTA POR GRANDE PARTE DE AREIA70% E MENOS 15% DE ARGILA. NA AREIA TAMBÉM PODEMOS ENCONTRAR ALGUNS ANIMAIS COMO: O LAGARTO DO DESERTO, COBRA DO DESERTO, SIRI, TATUZINHO DE PRAIA, BARATA DE PRAIA, ENTRE OUTROS.

A IMPORTÂNCIA DO SOLO PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
INTERAÇÃO DOS DIVERSOS ELEMENTOS DA NATUREZA; (HOMEM, FLORESTA, SOLO, ANIMAIS)
(EM PESQUISA)
Áudio - Vitor
Alunos:
Alice, Carolina, Emily, Enzo, Felipe, Isaac, João Gabriel, Lara, Larissa, Lorenzo, Luigi, Manuela Bacco, Manuela Nadolny, Maria Eduarda, Maria Fernanda, Nicolas, Rafael, Rafaela, Vitor Prodo, Vitor Linares

O solo é muito importante para os seres vivos. É através do solo que são produzidos os alimentos, que servem para o sustento do homem e dos animais. Os alunos do Infantil 4 A descobriram, através de pesquisas, alguns alimentos que podem ser produzidos fora da terra, estes são chamados de Sistema Hidropônico, ou hidroponia, significa trabalho com água, em que as plantas não entram em contato com o solo, sendo simplesmente produzidas em soluções nutritivas, que são preparadas para suprimir as necessidades das plantas, circulando entre as raízes.
CUPIM SUBTERRÂNEO
Esses cupins são popularmente conhecidos como “cupins de solo” ou “cupins de parede”. No ambiente urbano, é a espécie que causa mais danos ao homem, porém, ajuda o solo, como os cupins se alimentam de madeira e restos orgânicos, suas fezes viram fertilizante natural.
Full transcript