Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

GPS Gigante Para Sempre

Conteúdo e Organização: Emílio Fialho - Arte: Tiago Geremia Oliva
by

Tiago Geremia Oliva

on 6 January 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of GPS Gigante Para Sempre

Grupo de colaboração no facebook criado em OUT/2011 por 4 colorados a fim de
trocar fotos e notícias sobre a reforma do Beira-Rio. À época havia escassas informações
sobre o andamento das obras, e um apelo muito forte na mídia local pela construção do estádio do rival.

É atualmente o maior grupo de colaboração sobre o Sport Club Internacional na internet. E o único assunto é a reforma do Gigante. Não são permitidas propagandas, notícias de outros assuntos relacionados ao clube ou não, nem posicionamentos político/partidários.

Hoje conta com mais de 27.000 membros. Média de crescimento de cerca de 500 membros por semana.
Colorados, de todas as classes, social e econômica, de todas as partes do Brasil e do mundo, unidos por um só objetivo: acompanhar o surgimento do Novo Beira-Rio.
Grupo Beira-Rio, Gigante para Sempre-SCI (GPS)
A retomada das obras após o momento de interrupção por conta da negociação com a AG foi o ponto inicial do trabalho do grupo. Após meses acompanhando apenas os noticiários, haviam enfim máquinas no estádio. O grupo formado por poucos colorados inicia então uma perigrinação quase diária ao estádio, seja aproveitando os dias de jogo quanto os dias de folga para tirar fotos e documentar a evolução da reforma.
Não contentes com a pouca divulgação na mídia local e a moral baixa por parte da torcida na utilização do estádio com ele em reforma (na mídia o termo “semi-destruído”), partimos em busca de material próprio. Surge a idéia de fazermos entrevistas com os participantes do processo. Entrevistas com a diretora de Patrimônio à época, Diana de Oliveira (MAI/2012) e posteriormente com os diretores da Hype Studio (MAI/2013).
Retomada

das

Obras
Entrevistas
Como forma de manter o foco e incitar os colorados a participarem mais iniciamos campanhas de marketing com o sorteio de brindes angariados de forma voluntária. De camisetas doadas pelo Marketing do SCI passando por brindes como capacetes, pedaços de grama, mini-estádio e até pedaços do próprio estádio recolhidos no entulho foram usados para movimentar o grupo. Isto ajudou a alavancar o crescimento do grupo e as pessoas notarem que algo estava acontecendo em nosso estádio. Mais pessoas se mostraram interessadas em acompanhar e saber mais sobre a reforma e o dia a dia da obra. Mais de 40 brindes arrecadados e todos sorteados entre os membros.
Marketing
Com o passar do tempo, mais e mais pessoas aderem ao acompanhamento do Gigante. Os jornais não noticiam, apenas criticam e buscam tirar a sede da copa do estádio Beira-Rio. Surge a necessidade de uma identidade própria. É criado o logo do grupo e a figura do impostor colorado. Aquele que tira fotos em qualquer hora e qualquer lugar em qualquer oportunidade. Se você estiver passando por perto, tire sua foto e compartilhe com os colorados. Surge o capacete do impostor como uma espécie de símbolo e troféu de honra ao mérito do grupo. Aquele que se destaca com participação em fotos, imagens e vídeos relevantes é presenteado com a honraria. Cresce a participação e cada vez mais pessoas contribuem. A imagem da “Copa É Nossa”, logo original da reforma, é sempre lembrado em todas as publicações. O orgulho pelo Gigante voltou.
Identidade Visual
Enfim o GPS tem vida própria. Aquilo que era um sonho distante começa a tomar forma. Um estádio que na sua essencia é um local de reunião de pessoas, agora reune antes de SER estádio novamente. As pessoas colaboram como podem e contribuem para que todos que estão distante possam ver de perto as obras e sentir o GIGANTE mais perto. Enfim aquilo que parecia um problema agora é visto como uma fase, um período, e a curtição está em poder VIVER este momento. Fotos da rua, do Guaíba, de dentro, do alto, do transporte das peças, fotos secretas obtidas na fábrica de metais. Não importa, todos os dias, centenas de colorado abrem seu dia com novas imagens e se sentem orgulhosos disso tudo. Seja de helicóptero, de avião, ou de barco. Em todo lugar tem um colorado para registrar uma imagem do gigante. As pessoas não procuram mais os jornais, o GPS vira mania entre os colorados.
Participação da Torcida
A intensa movimentação dos colorados ganha a mídia. Algo nunca visto em nenhum outro clube ou reforma. A torcida que já construiu um gigante sob as águas agora quer ve-lo ressurgir em tempo real. É a era da informática. Os “Tijolos Digitais” chamou ZH. O “BBB do Beira-Rio” e “VOA, Inter” referenciou o GloboEsporte.com. TVCOM, RBS TV, Jornal do Comércio, Correio do Povo fazem menções e noticiam o movimento dos colorados em torno do seu estádio.
GPS na Mídia
Outro marco importante e esperado era a colocação da primeira “folha” da cobertura. Ao descobrirmos o dia que era seria içada, vários membros do grupo partiram para o estádio. Desde as primeiras horas da manhã havia gente enviando imagens e informações dos acontecimentos. O içamento da primeira folha só foi concluído no final da noite mas os participantes do grupo tiveram o acompanhamento da transmissão através das câmeras transmitindo em vídeo o sinal pela internet. Ao final uma confraternização dos articipantes e a foto com a torre já instalada.
Primeira Folha
Não havia dia mais propício para o primeiro encontro do GPS do que o aniversário do Beira-Rio. Em um sábado, no dia 06 de abril de 2013, se reuniram cerca de 100 colorados vindos de vários locais. A Andrade Gutierrez presenteou com um bolo e vários brindes. Foi cantado o parabéns ao velho gigante a frente da casa do torcedor. A foto do grupo virou capa e símbolo da satisfação em estar cada dia mais perto da inauguração. Em 2014 haverá mais!
Primeiro Encontro GPS
Depois de atingir a maturidade, o grupo sentiu outra necessidade. Como podemos realmente contribuir para este momento? Sabemos que a obra em si está financiada, mas como podemos ter um clube e time forte quando reinaugurar? Surge a campanha de sócios nas capas do grupo. Cada nova atualização é contada em nossa capa (percentual de conclusão da obra, quantidade de folhas). E uma nova mensagem é postada junto conclamando para que todos se mantenham adimplentes e que tragam novos sócios, para que cada sócio seja como um “tijolo” dessa nova fase do Internacional. Muitas mensagens de apoio são replicadas, muitos novos sócios se declaram, e muitos compartilham dessa idéia.
Novos Sócios
São mais de 10.000 fotos e vídeos organizados mes a mes, cronologicamente e com a descrição , data e autor da foto. Mas o GPS não é só fotos novas e colaboração. Arquivo de fotos antigas, imagens do Beira-Rio no tempo da sua construção. Curiosidades, Notícias, Vídeos, FAQ da reforma junto a informações sobre a Copa e as melhorias do entorno também estão documentados e organizados para serem acessados a qualquer momento. O GPS é um arquivo em tempo real da história, do presente e do futuro do Beira-Rio. Ele é formado essencialmente pelas pessoas, pela torcida, pelo sócios, por todo aquele que é na verdade GIGANTE PARA SEMPRE.
GPS +
http://gpsbr.me
Seja hoje, ou seja amanhã. Seja parte da história do Sport Club Internacional. Seja Sócio. Seja GIGANTE PARA SEMPRE
Full transcript