Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Apresentação da Natura - Anhembi Morumbi

natura
by

Leonardo Palombo

on 22 June 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Apresentação da Natura - Anhembi Morumbi

MARKETING ANHEMBI MORUMBI A natura inaugurou em 2006 a chamada “fabrica verde”no Para
Foi investido 13 milhoes nessa fabrica, que tem como principal função produzir o óleo extraído de palma
Para confecçao do Oleo, uma das principais materia-prima de seus produtos.

“Em 2009, reverteram R$ 1,3 milhão ao ano para todas as comunidades fornecedoras de Natura Ekos e, com os novos sabonetes, passamos a reverter R$ 2,6 milhões. Além de valorizar os ativos da biodiversidade, mantendo a floresta em pé, nós nos preocupamos também com as comunidades parceiras, em nos relacionar com elas de forma ética e justa”, explica Gilberto Xandó, diretor de Unidade de Negócio. “Aumentar a concentração de óleos, chegando a 20% a 50%, significa conseguir criar sabonetes únicos nos formatos e nas sensações que despertam na pele. São sabonetes que valorizam a nossa cultura e preservam espécies da nossa floresta”. http://scf.natura.net/Conteudo/Default.aspx?MenuStructure=3&MenuItem=21&titulo=Por+dentro+da+Unidade+Benevides&pagina=%2F2007%2F08%2F07%2Fpor-dentro-da-unidade-benevides%2F ABNT. Norma Brasileira, ISO 14001.

ANJOS, E. A Natura e o meio ambiente. 2004.

GUIA EXAME. Dezembro, 2006.

LIMA, G.B.A. Notas de aula da disciplina Tópicos Especiais de Produção. Faculdade de Engenharia, UFF. Niterói, 200 REFERÊNCIAS Entre os próximos passos que a Natura deseja avançar no Programa estão a garantia de que todos os estados brasileiros contenham projetos apoiados pela empresa e o desenvolvimento de projetos de compensação , em parceria com o Programa Amazônia, dentro das comunidades fornecedoras de ativos da biodiversidade brasileira, que poderão ter mais uma fonte de renda relacionada à preservação ambiental. Em 2010, a marca inaugura o seu maior projeto de sustentabilidade: são novos sabonetes de murumuru, cupuaçu, maracujá e cacau, com 20% a 50% de óleo da biodiversidade brasileira, extraídos de ativos comprados de oito novas comunidades. Com isso, a empresa passa a beneficiar mais 263 famílias e dobra os recursos financeiros revertidos por ano.

Para chegar nesse resultado, a Natura levou cerca de dois anos, entre mapeamento das comunidades, capacitação, articulação de parcerias e desenvolvimento dos produtos. São oito novas comunidades: Camta colhe cupuaçu e maracujá; Caepim, Jauari, Coomar, Cofruta, Cart e Santo Antônio do Tauá fornecem murumuru; e Copoam, cacau. Todas as comunidades fornecedoras de ativos para os novos sabonetes priorizam sistemas de manejo agroflorestal e de baixo impacto ambiental. O cacau utilizado nos sabonetes vem de plantação orgânica certificada, e o maracujá, do reaproveitamento do resíduo da fabricação de suco. Com a utilização do cupuaçu nos novos sabonetes, preservam-se 100 km² de Floresta Amazônica. Já o murumuru conserva 3 mil árvores em pé.
Hoje em dia esse projeto gera emprego para mais de 3000 mil familias
Em 2012 no projeto rio+20 a Natura esteve presente e apresentou um investimento de mais de 150 milhoes na fabrica “verde”
E pretende gerar mais de 10.000 empregos. As atividades da empresa são guiadas por uma forte cultura organizacional e por uma política sócio-ambiental bem consolidada, que prima pelo desenvolvimento sustentável e pela manutenção de um bom relacionamento com a sociedade. Como os seus produtos são fabricados com matérias-primas naturais extraídas em grande escala, a Natura possui inúmeros programas, que têm como objetivo a minimização dos impactos negativos causados à Natureza, hoje em dia 80% das formulas são vegetalizadas. GESTÃO AMBIENTAL Outros exemplos:
• Adoção da Tabela ambiental - publicada em nos produtos, traz informações sobre o impacto ambiental de cada item;
• Não são realizados testes em animais;
• Vegetalização dos produtos - substituição de matérias-primas animal e mineral por vegetal;
• Utilização de álcool orgânico - substituição do álcool comum pelo orgânico certificado;
• Programa Carbono Neutro - redução e compensação das emissões calculadas com base na cadeia produtiva desde a extração da matéria prima até o descarte final pelo consumidor. Em 1983, em uma iniciativa pioneira, a Natura passou a oferecer produtos com opção de refil, cuja massa média é 54% menor que a da embalagem regular. Graças a essa decisão, desde então, a empresa deixou de colocar no mercado 2,2 mil toneladas de embalagens. Ao engajar consultoras e consultores na venda dos refis, promove-se o consumo consciente dos recursos do planeta.

Um dos principais vetores de inovação da Natura é o uso sustentável da biodiversidade. A empresa traduz esse conceito com a criação e o desenvolvimento de novos produtos utilizando espécies nativas e exóticas, com o uso de modelos ecológicos de produção vegetal, com o programa de certificação de insumos e em parcerias com comunidades fornecedoras. SUSTENTABILIDADE Os efeitos das ações humanas no meio-ambiente vêm sendo observados e sentidos em todo planeta. Diversos segmentos da sociedade estão buscando encontrar uma forma de minimizar tais efeitos para interromper esse processo de degradação ambiental. De acordo com a NBR ISO 14001, o Sistema de Gestão Ambiental é a parte de um sistema de gestão da organização voltada para desenvolver e implementar sua Política Ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Esse sistema deve ser bem estruturado e integrado com os objetivos da organização, e deve ter o comprometimento de todos os níveis e funções da organização.

Em 2006 a Natura obteve a re-certificação segundo a NBR ISO14001, com base na qual ela mantém o Sistema de Gestão Ambiental Natura. Através desse sistema a empresa estabelece o acompanhamento dos seus riscos ambientais, minimizando suas atividades potencialmente agressivas ao meio ambiente e disseminando para outras empresas as práticas e conhecimentos adquiridos na experiência da gestão ambiental. SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL Em 1983, em uma iniciativa pioneira, a Natura passou a oferecer produtos com opção de refil, cuja massa média é 54% menor que a da embalagem regular. Graças a essa decisão, desde então, a empresa deixou de colocar no mercado 2,2 mil toneladas de embalagens. Ao engajar consultoras e consultores na venda dos refis, promove-se o consumo consciente dos recursos do planeta.

Um dos principais vetores de inovação da Natura é o uso sustentável da biodiversidade. A empresa traduz esse conceito com a criação e o desenvolvimento de novos produtos utilizando espécies nativas e exóticas, com o uso de modelos ecológicos de produção vegetal, com o programa de certificação de insumos e em parcerias com comunidades fornecedoras. SUSTENTABILIDADE Marketing Primeiramente as mulheres, pelo fato da vaidade, logo após os homens pelo fato de que os homens querem se cuidar mais e crianças com os produtos personalizados. Ou de uma forma geral pode-se dizer que os produtos Natura são buscados por pessoas que querem ter um cuidado a mais com a beleza. Um ponto que a Natura estimula é o BEM ESTAR BEM, ela passa a mensagem de que com os produtos Natura as pessoas ficam em sintonia com seu corpo e sua mente é mais uma coisa de amor-próprio.
A Natura vem buscando muito a parte ambiental, sobre sustentabilidade e exploração de uma forma correta, ela mexe com o íntimo das pessoas tocando o seu lado ambiental, sempre demonstrando que seus produtos são produzidos de acordo com as normas ambientais, e que seguem um alto padrão de procedência. Qual o segredo do sucesso da empresa? Afroreggae
O Grupo Cultural Afroreggae tem como proposta disseminar a formação cultural e artística para jovens moradores de favelas como meio de construção de cidadania.
A parceria com o grupo iniciou-se em 2006, com o patrocínio da turnê "Nenhum Motivo Explica a Guerra". Em 2007, ampliaram a parceria e passam a ser "Patrocinador Institucional" do Grupo, ajudando a viabilizar mais de 70 projetos de formação artístico-cultural, educação, inclusão digital, entre outras. Qual o público alvo da empresa? Natura Musical
Inspirados pelas infinitas sonoridades da música brasileira criaram, em 2005, a Natura Musical. Com ele, tornaram possível o encontro de cada vez mais pessoas com os sons, histórias e cantos do Brasil.
Os editais públicos do Natura Musical já apoiaram mais de 130 projetos de diversos gêneros artísticos e estágios de produção.
Anualmente, duas versões são realizadas: Edital Nacional e Edital Regional MG.
Os projetos alinhados com o conceito de música do Natura Musical - uma música essencialmente brasileira, mas que se renova no contato com idéias e sonoridades universais - pode ser inscritos gratuitamente e participar da seleção, que conta com um processo democrático e transparente, realizado por uma comissão técnica independente, diferente a cada edição. São Paulo Fashion Week
Desde 2004, patrocinam a São Paulo Fashion Week. Fazer parte deste, que é um dos eventos de moda mais importantes do mundo, é poder compartilhar com todos aquilo que mais inspira na moda: a manifestação de questões contemporâneas, o registro de um comportamento e sua época, a livre relação do indivíduo com o que está a sua volta.
Moda é multiplicidade. Moda é escolha. E toda escolha está preenchida de pensamentos e atitudes que revelam o que somos, cada um de nós. A Natura aposta nessa idéia, no entendimento que a moda é mais uma expressão daquilo que acreditamos e queremos para o mundo. Ashoka
Presente no Brasil há mais de 20 anos, a Ashoka, organização mundial sem fins lucrativos, é uma das parcerias nas ações de Empreendedorismo Social. A Ashoka acredita que a sustentabilidade acontece com a efetiva mudança de realidade. Por isso, desde 2004, estão juntos na realização do Prêmio Empreendedor Social Ashoka-McKinsey, que apóia líderes no desenvolvimento de negócios inovadores e capacita-os a planejar e implementar suas atividades, aliando sustentabilidade, geração de receita e impacto social.
Em 2006, ampliou o apoio à realização do prêmio no Cone Sul (Argentina, Chile e Uruguai) e no Peru. No ano seguinte, os líderes vencedores do Prêmio Empreendedor Social Ashoka-McKinsey 2006 foram pela primeira vez reunida no Encontro Regional de Aprendizagem, realizado em São Paulo. Essa iniciativa também teve patrocínio Natura. Jardim Botânico Do Rio
Incremento do Banco de DNA de Espécies da Flora Brasileira.
Em 2008, passa a patrocinar um projeto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro de grande importância para a nossa biodiversidade: o Banco de DNA de Espécies da Flora Brasileira. O Banco é uma nova abordagem para a preservação da memória genética das espécies que pode ser explorada hoje, ou futuramente, para a identificação de novos genes. Inaugurado em 2004, este projeto é pioneiro na América Latina e já conta com mais de 2.500 amostras, de cerca de 30 famílias botânicas. Com o patrocínio da Natura, terá um incremento de duas mil novas amostras de espécies da nossa flora. Apoios e Patrocínios Programa Natura Campus
A Natura busca constantemente a geração de tecnologias e produtos inovadores, investindo continuamente em pesquisa e desenvolvimento, com foco no uso sustentável de recursos naturais e na valorização da biodiversidade brasileira.
Acredita-se na importância da troca de conhecimento e das relações de parceria entre a comunidade científica e o setor produtivo como forma de agregar complementaridade e sinergia ao processo de geração de novos conhecimentos e tradução destes em benefícios para a sociedade.
Assim, busca parceiros que compartilhem suas crenças, com o objetivo de incentivar a pesquisa científica e auxiliar no processo de geração de inovação tecnológica, com foco no desenvolvimento sustentável.
Como meta nas parcerias de pesquisa a inovação radical, de modo a gerar novas oportunidades de uso dos resultados e colocar a Natura cada vez mais à frente na inovação em produtos.
Intensificar projetos de pesquisa próprios e desenvolvidos com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), a partir do estabelecimento de parcerias de projetos, programas de projetos e redes de pesquisa no Brasil e no exterior. Investir em infra-estrutura laboratorial, na aquisição de novas tecnologias e no fomento a projetos de pesquisa desenvolvidos com a participação de alunos de Mestrado e Doutorado, como forma de agregar diferenciais de vivência empresarial à formação acadêmica. Premiar os melhores projetos científicos desenvolvidos em parceria.
Todo esse investimento em parcerias é feito por meio do Programa Natura Campus de Inovação Tecnológica, voltado para a geração colaborativa de pesquisa científica e tecnológica, unindo a Natura ao meio acadêmico e a órgãos de apoio e fomento à pesquisa.
O Programa Natura Campus é destinado a todos os pesquisadores e estudantes de pós-graduação formalmente associados à ICTs reconhecidas pelo governo brasileiro. Pesquisa e Desenvolvimento   Os consumidores são todas as pessoas que valorizam o mundo da beleza, gostam da empresa e dos produtos, que se identificam com suas crenças, suas causas e visão de mundo e querem se sentir parte de uma comunidade de pessoas comprometida com a construção de um mundo melhor;
Acredita-se que os primeiros clientes sejam as consultoras e os consultores que ao vivenciarem a experiência Natura poderão compartilhar com seus clientes, de forma mais verdadeira, a paixão pelos produtos e relações;
A percepção da sociedade em vista a Natura como uma empresa capaz de criar valor para a sociedade, gerando resultados ambientais, sociais e econômicos integrados;
Criar produtos e serviços inovadores, atendendo as necessidades funcionais dos consumidores, promovendo seu bem estar e sendo instrumento de ampliação de consciência; Atender as manifestações dos consumidores com qualidade, rapidez e eficiência e acolher suas críticas e sugestões como contribuições para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços;
Incentivar consumo consciente, dando aos consumidores informações acessíveis e adequadas sobre os impactos causados pelas atividades, expressas principalmente na rotulagem dos produtos, na qual abordam aspectos referentes à formulação, à segurança, à saúde e à eficiência no uso de recursos naturais.
  Consumidores Como chegar? Como estou hoje? PRAZER E ALEGRIA

Encarar os desafios do dia a dia com otimismo, leveza e bom humor.
Celebrar as conquistas, alimentando o entusiasmo e a energia que nos encorajam a evoluir e a continuar fazendo mais e melhor.
Encontrar no trabalho realização, afinidade com seu propósito de vida, colocando significado em tudo o que é feito. O Brasil segue como um dos mais prósperos mercados de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo. Embora tenha crescido em 2011 menos do que em anos anteriores, certamente continuará a se expandir.
Projeções indicam que passará de terceiro maior mercado, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, para segundo ainda em 2012.
Tendo em vista a alta penetração de nossos produtos, presentes nos lares de cerca de 100 milhões de brasileiros, e a liderança da marca Natura na preferência dos consumidores, temos a oportunidade de ampliar a frequência de compra dos consumidores e a variedade de produtos adquiridos. Onde quero chegar? A Natura nasceu em 1969 a partir de duas paixões: a cosmética e as relações. Há 43 anos buscamos proporcionar o bem estar bem – expressão que traduz a nossa razão de ser:
Promover uma relação harmoniosa e agradável do indivíduo consigo mesmo, com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.
Atuamos no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e desde 1974, adotamos a venda direta como modelo comercial. Planejamento Os investimentos em infraestrutura irão oferecer a base para o novo ciclo de crescimento da Natura. Desde 2009, nossa estrutura logística passa por uma expressiva transformação. Buscamos garantir que os nossos produtos cheguem mais rapidamente às mãos das nossas Consultoras, com redução do custo do pedido e das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).
Em 2011, inauguramos um Centro de Distribuição (CD) e outros três CDs tiveram a capacidade ampliada. Equipados com alta tecnologia de separação dos produtos (picking), grande automatização e baixo consumo de energia, estão preparados para atender um número maior de pedidos, incluindo aqueles com menos itens, o que viabiliza o maior fracionamento das entregas. Contribuem, assim, para que tenhamos ganhos de produtividade e redução no custo do pedido.
Daremos continuidade, em 2012, à expansão com a inauguração de um Centro de Distribuição e um hub (central de transferência de cargas), em São Paulo. Com os investimentos realizados, antecipamos em quase dois anos o planejamento para revisão da malha logística. Nosso objetivo é reduzir significativamente o tempo de atendimento a nossas Consultoras.
Em nossas Operações Internacionais, alcançamos também ganhos de eficiência logística, com o novo planejamento de distribuição na América Latina, que centralizou o atendimento na Colômbia e no México. Consolidamos a operação de envase de perfumes na Argentina, iniciada em 2010, e passamos a produzir sabonetes na Colômbia. Com isso, esperamos aumentar significativamente a parcela de produtos fabricados localmente. INFRAESTRUTURA e INVESTIMENTOS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Entregar permanentemente resultados superiores e valor relevante nas dimensões econômica, social e ambiental.
Gerir o curto prazo com o compromisso de construir o futuro da empresa. INOVAÇÃO

Empreender, ser protagonista, fazer o que nunca foi feito e assumir os riscos.
Questionar continuamente o já estabelecido e estimular-se com a busca do novo. FAZER BENFEITO
Ser obstinado em fazer tudo com simplicidade, porém com beleza, qualidade e cuidado com os detalhes.
Ter disciplina para cumprir o combinado. APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO

Melhorar sempre, evoluir em todas as dimensões: material, emocional, intelectual e espiritual.
Buscar continuamente o autoconhecimento, reconhecendo seus próprios talentos e limitações.
Criar um ambiente que promova a aprendizagem, o aperfeiçoamento contínuo e reconheça CUIDAR DAS RELAÇÕES

Fazer junto é melhor. Abrir-se para o outro, com generosidade e empatia, criando um ambiente de confiança com vínculos de qualidade.
Reconhecer que o outro é diferente de você, ouvir sem julgamento, respeitar sua opinião, acolhendo divergências em busca do melhor. COMPROMISSO COM A VERDADE

Ser autêntico e íntegro, mantendo o compromisso consigo mesmo e com os outros. Defender o que acredita e agir de acordo com
o discurso. Reconhecimento Organização Categoria premiada 2011
As 10 Empresas Mais Inovadoras do Mundo.
Forbes Magazine As Empresas Mais Inovadoras do Mundo 8º
As 100 Empresas de Maior Prestígio Revista Época Negócios
As Empresas de Maior Prestígio 2º
Marca de maior prestígio na categoria Beleza 1º
As Empresas Mais Admiradas do Brasil Revista Carta Capital 1º
Empresas Mais Admiradas do Setor de Higiene, Cosméticos e Perfumaria 1º INSTITUCIONAL Entre os destaques de 2011, a Natura foi eleita a segunda empresa mais sustentável do mundo pelo instituto de pesquisa canadense Corporate Knights.
É a terceira vez que figuramos neste ranking.Também fomos apontados como a 8ª companhia mais inovadora do mundo pela revista Forbes e tema de um case para a Havard Business School. PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS Lançamos o Programa Amazônia que tem como meta gerar cerca de R$ 136 milhões em volume
de negócios na região em 2012.
Realizamos o primeiro inventário da água considerando abordagem de Pegada Hídrica, que servirá de diagnóstico e base para elaboração de nova política de gestão da água.
Aplicamos a nova metodologia para a seleção de fornecedores que considera, além de critérios
como preço, qualidade e logística, os impactos sociais e ambientais.
Reduzimos 25,4% das nossas emissões relativas de gases de 2006 a 2011. AMBIENTAIS A receita líquida da Natura alcançou R$ 5.591 milhões, com crescimento de 8,9%.
Atingimos um Ebitda de R$ 1.425 milhões, margem Ebitda de 25,5%, e lucro líquido de R$ 830 milhões, margem de 14,9%.
Nossas Operações Internacionais apresentaram crescimento vigoroso de 40% da receita líquida em moeda local ponderada (35,4% em reais), e já representam 9% do negócio.
Realizamos o maior investimento da nossa história. Destinamos R$ 350 milhões (Capex) a projetos de produção, logística e tecnologia.
Principais destaques do ano.
ECONÔMICOS Visão de ser
A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, como todo. Razão de ser
Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. Criar e comercializar produtos e serviços que promovem o bem-estar / estar bem

BEM-ESTAR É a relação do individuo com ele mesmo ESTAR-BEM É a relação do individuo com a natureza MISSÃO Não resta dúvida de que o sistema de venda direta, suportado pela tecnologia de informação e estratégia logística é o que diferencia a Natura dos demais concorrentes no ramo de cosméticos, fazendo com que ela se destaque como uma das melhores empresas brasileiras. CONCLUSÃO A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo. VISÃO Uma empresa movida por paixão pela cosmética como veículo de auto-conhecimento e pelas relações humanas.

Além do Brasil, está presente na Argentina, no Chile, no México, no Peru, na Venezuela e na França. Companhia de capital aberto desde 2004, com ações listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Nos últimos quatro anos, a participação no mercado brasileiro saltou de 12% para 22,8%. INTRODUÇÃO A Natura está lançando uma nova ferramenta de trabalho para suas 290 mil Consultoras: é o voce.natura.net, um site pessoal cujo sistema proporcionará uma administração mais eficaz da sua rede de consumidores. Por meio de cadastro, promoções, mensagens eletrônicas e banners, a Consultora terá a sua disposição instrumentos para atingir novos mercados e potencializar o pós-venda. 
O voce.natura.net permite à Consultora Natura cadastrar cada consumidor e ter o controle informatizado de dados pessoais, histórico de compras e hábitos de consumo. O novo sistema ainda oferece mais de dez opções de e-mails (aniversários, agradecimentos, pós-venda, dicas, natal, dia das mães), com pelo menos quatro tipos de mensagens cada um. Isso proporcionará à Consultora estar mais próxima do cliente, nas ocasiões mais importantes.
"Transpusemos o cotidiano real das Consultoras para o mundo virtual", explica o gerente de marketing da Natura.Net, Italo Flammia. A expectativa da empresa é de que em torno de cinco mil Consultoras optem pelo voce.natura.net até o final desse ano. Desde o lançamento, 500 já adquiriram. Para ter acesso ao recurso, a Consultora investe anualmente apenas R$ 45,00. NATURA CRIA SISTEMA PARA ESTREITAR RELACIONAMENTO DE CONSULTORAS E CONSUMIDORES A Natura pedidos pela internet facilita para os revendedores que muitas vezes precisam repassar o pedido por telefone ou mesmo por correio. Esse é fato um pouco complicado para quem não dispõe de muito tempo. Através da internet o serviço é mais fácil e rápido.
Se você é uma revendedora, acesse já o site Natura e descubra como é fácil fazer os pedidos online. Não há a opção de comprar Natura pela internet se você é um consumidor. A empresa mantém o método de catálogos e ciclos. O pedido pela internet é o revendedor fazendo os pedidos dos clientes pelos catálogos. Internet O World Perfumery Congress (WPC), que é promovido a cada três anos pela American Society of Perfumers, promove o debate sobre mercados emergentes, tendências, sustentabilidade, essências que se transformam em marca, a renovação da perfumaria, matérias-primas proibidas, dentre outros temas de interesse para o setor. O evento é voltado a criadores, pesquisadores, profissionais de marketing, vendas, gestão, varejistas, fabricantes de equipamentos, dentre outros segmentos.
Em 2010 a Natura participou com a diretora da unidade de negócios da Natura, Denise Figueiredo, na mesa redonda sobre questões técnicas, juntamente com especialistas do mundo. NATURA PARTICIPA DE CONGRESSO MUNDIAL DE PERFUMARIA Internet A Loja Virtual Natura é uma parceria entre a Natura e o Site Submarino, responsável por toda a operação de venda e entrega de suas compras. 
Todo nosso processo de compra é realizado pelo Submarino.
A empresa é a parceira mais confiável que o site poderia ter. O Submarino tem mais de 9 anos de existência, já recebeu inúmeros prêmios que confirmam sua excelência nas operações de e-commerce e é líder do varejo eletrônico no Brasil (pure-player, ou seja, empresa que opera apenas no mercado on-line, sem lojas físicas).

Canal no youtube “Adoro maquiagem – natura” onde tem vídeos que mostram desde os produtos até profissionais que dão dicas e mostram como utiliza-los no dia-a-dia. O voce.natura.net permitirá às Consultoras oferecer pormoções personalizadas para uma ampla cadeia de consumo ao mesmo tempo. Ou seja, as Consultoras poderão vender produtos do seu estoque particular com descontos ou vendas casadas, ampliando ganhos, hoje limitados ao contato pessoal. Além disso, terão a possibilidade de, dentro de padrões pré-estabelecidos, anunciar seu site pessoal, por meio de banners, em outros sites comerciais. 

De acordo com Flammia, o voce.natura.net transformará as Consultoras em "gerentes de relações". Ao mesmo tempo, as capacitará numa nova tecnologia capaz de proporcionar atendimento personalizado aos clientes. . PROMOÇÕES PERSONALIZADAS Uma Eletromonovia interliga fisicamente o recebimento, o armazém
vertical, as fábricas e a área de distribuição. Seus bondinhos fazem
qualquer movimentação de pallet em menos de 4 minutos.
Na Natura, a produção é de acordo com a demanda, para atender a esta produção o quadro Kamban reflete os pedidos das consultoras e mostra o que deve ser produzido.
As requisições de matéria prima são feitas automaticamente ao almoxarifado da fábrica. E os insumos vão para a pesagem, onde são separados de acordo com o produto a ser fabricado. Em seguida eles são enviados para os tanques reatores e um sistema de rádio frequência, permite através do código de barra rastrear todos os materiais e as operações em tempo real. Produção O espaço Natura possui um dos maiores e mais avançados Centros Integrados de Pesquisa e Desenvolvimento de cosméticos, este espaço possui tecnologias de ponta que facilita nos processos de fabricação e distribuição.
A utilização da tecnologia de ponta em métodos de processamento permite uma produção limpa e altamente eficiente. Logística Natura Loja: Espaço Conceito Natura Praça Distribuição de Nossos Produtos
Na distribuição de nossos produtos, usamos o modelo de venda direta.

Consultoras Natura
Distribuímos nossos produtos principalmente por uma extensa rede de Consultoras Natura espalhadas por todo o Brasil e, em menor escala, nas operações internacionais

Vendas Site:
 
http://naturabrasil.submarino.com.br/home/index.site
  Praça Propaganda: Vinculação Paga
A empresa utiliza como meio de promoção a propaganda com foco nos produtos, esta divulgação é feita através de televisão e revistas de propaganda de cosméticos. Promoção O ciclo de venda da Natura Cosméticos opera com ciclos de venda de 21 dias, ou seja, a cada 3 semanas lança-se um novo mix de produtos através de revistas que as Consultoras apresentam ao consumidor final. Porém o ciclo da empresa segue um outro sistema encadeado: no momento em que está terminando o ciclo para uma região do país, está se iniciando o mesmo ciclo em outra região; ou seja, sempre existem 2 ciclos concomitantes no Brasil, para não sobrecarregar o sistema logístico da empresa; o ciclo de Gestão da Demanda (responsável por prever a demanda, atuar como um canal de comunicação com o mercado, ter influência sobre a demanda, possuir habilidade de prometer prazos e alocar e priorizar determinadas atividades) e o planejamento da produção seguem neste sistema. Ciclo de vida dos Produtos A Natura oferece um portfolio de produtos que inclui soluções para diversas necessidades dos consumidores, homens e mulheres de todas as idades, tais como produtos de tratamento da pele do rosto e do corpo, cuidado e tratamento dos cabelos, maquiagem, perfumaria, produtos para o banho, proteção solar, higiene oral e linhas infantis. As principais linhas de produtos conceituais são: Produtos O produto acabado segue então por tubulações até a linha de envase. Todas as etapas da manufatura passam por um controle de processo efetivo, visando o cumprimento das normas de qualidade.
Os pallets são checados e seguem então para o armazém vertical ou direto para o picking, a área de separação dos pedidos das consultoras. Produção A NATURA trabalha com preços compatíveis com o mercado, sempre buscando que esse preço seja refletido para o cliente como um beneficio e também compatível com o preço dos seus concorrentes.
Os preços dos produtos da natura são apresentados ou no site onde você procura pelo produto e tem as informações dele ou com uma consultora nos catálogos. Trabalha com preços de lista formados já e também em cada ciclo apresenta descontos em alguns produtos. Em certas épocas do ano, a natura lança também kit´s promocionais como dias das mães, pais, namorados, natal e dias das crianças, com preços bem melhores dos que os produtos do kit vendidos separadamente.
A respeito de prazos de pagamentos cada consultora tem um prazo médio de geralmente 21 dias, ou de 42 dias em algumas datas especiais do ano, para posterior revenda a seus respectivos clientes a preços, termos e condições livremente pactuados entra a consultora e o cliente.
Como a Natura faz uso de refil em seus produtos, o consumidor ganha permitindo uma economia entre 20 e 30% em relação ao valor pago pela embalagem regular. Preço Nossa linha Tododia oferece uma grande variedade de produtos desenvolvidos para uso diário em diversos segmentos. Esta linha segue uma tendência mundial no uso cosmético de ingredientes naturais, como o leite, o açúcar e o mel.
  7.Tododia A linha de produtos de maquiagem premium Natura Única estimula a auto-realização e a descoberta da beleza única de cada mulher, valorizando diversas belezas, raças e estilos. Utilizando tecnologia por nós desenvolvida, estes cosméticos contêm ingredientes que tratam e protegem a pele, e usam fórmulas testadas. A linha Natura Única inclui produtos para o rosto, os olhos e os lábios.
  5.Natura Unica A linha Natura Ekos de produtos de perfumaria, higiene pessoal e ambientação utiliza recursos da rica biodiversidade brasileira e é inspirada pelo conhecimento tradicional das propriedades e usos de nossas plantas. Em linha com o conceito de sustentabilidade, os produtos Natura Ekos são biodegradáveis e utilizam vidros e embalagens que contêm material reciclado e refis que, além da diminuição do impacto ambiental, aumentam nossa competitividade, oferecendo economia e aproveitamento de embalagens. Natura Ekos cobre a maior parte dos segmentos de mercado nos quais atuamos, incluindo sabonetes, shampoos, condicionadores, hidratantes e perfumes. Recentemente foi lançado o Perfume do Brasil e a Água de Banho. 2. Natura Ekos. A Natura Cosméticos mantem um reduzido número de transportadoras visando a racionalização da entrega de seus produtos e permitindo um melhor monitoramento continuo e eficiência da entrega de seus produtos. No Brasil, o tempo de entrega varia de um a dois dias na Cidade de São Paulo e de cinco a seis dias para localidades mais distantes. A entrega nas regiões de difícil acesso pode levar até dez dias. Atualmente, a Natura Cosméticos envia seus produtos para mais de 5.000 municípios no Brasil. Em 2007 a Natura Cosméticos aumentou a capacidade de sua produtividade e se adequou aos novos mix de produtos se adequando à política de terceirização de algumas linhas. Quando uma consultora natura faz o seu pedido via internet ou pela central de atendimento o sistema automaticamente verifica a disponibilidade dos produtos solicitados.
O processo começa com o recebimento e a descarga das matérias primas e materiais de embalagem. A carga já vem paletizada da maioria dos fornecedores. Amostras são selecionadas e são submetidas a um rigoroso controle de qualidade. Então todos os pallets são enviados para um almoxarifado central, chamado de armazém vertical. O armazém vertical é totalmente automatizado e climatizado, e o sistema de gerenciamento permite a sua organização de acordo com a frequência de uso, a validade, a disponibilidade de cada produto, embalagem ou matéria prima. Essa tecnologia integrada ao sistema de gestão permite o desenvolvimento de rotinas de reabastecimento automático para todos os setores. Produção Matias Barbosa - Minas Gerais
Centro de Distribuição em Minas Gerais. Operado por terceiros, sendo responsável pelos pedidos de Consultoras Natura do Nordeste e de alguns municípios de Minas Gerais.

Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco
Centro de distribuição em Pernambuco. Operado por terceiros, sendo responsável pelos pedidos de Consultoras Natura de Pernambuco.



Internacionalmente, a Natura Cosméticos aluga armazéns e escritórios administrativos na Argentina, Peru, Chile, México, Venezuela, Colômbia e França. Nordeste – Pará
Inaugurada em 2006, Unidade Industrial Benevides.
Esta unidade abriga uma fábrica de massa de sabonete e uma planta para extração de óleos. A empresa adquiriu gradualmente matéria-prima diretamente dos produtores exercendo na pratica seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Itapecerica da Serra – SP: A unidade desenvolve atividades comerciais e de marketing.

 Alphaville – SP
Concentra grande parte das atividades das áreas de finanças, tecnologia de informação e do jurídico da empresa. Instalação e Localização Em 2001 foi inaugurado o Centro Integrado de Produção, Logística e Pesquisa – uma fábrica localizada no interior de São Paulo na cidade de Cajamar, conhecida como Espaço Natura – composta por uma unidade fabril de última geração e um espaço corporativo. Instalações e Localização: Instalação e Localização 1 – Promoção de Vendas: Feita por um determinado período para estimular a demanda.
Ofertas: Oferece liquidação de alguns produtos.
Amostra Gratis
 
2 - Marketing Direto
È feito uma divulgação direta para o consumidor final, através da venda pessoal, onde os colaboradores vão até a residência do cliente com um catalogo. Promoção Faces de Natura é uma linha completa de cosméticos e produtos de higiene pessoal, desenvolvidos para refletir o ritmo de vida da jovem mulher moderna. Oferecemos produtos para tratamento de pele, cosméticos e fragrâncias – todos práticos, fáceis de usar e facilmente combináveis com outros produtos dentro da linha, de acordo com as preferências pessoais e inspiração da mulher jovem. 6. Faces de Natura. Uma variada e ampla seleção oferece alternativas para ambos os sexos, todas as idades e estilos, contemplando as diferenças nas preferências dos consumidores. Fragrâncias, perfumes, desodorantes e emulsões hidratantes perfumadas, com ampla variação de preço, embalagem e modo de usar. 4.Fragrâncias e perfumes. A linha Mamãe e Bebê de produtos para higiene pessoal foi desenvolvida para afirmar o valor do vínculo existente entre mãe e filho, que se inicia na gravidez, inclusive no tocante à importância desse relacionamento na formação da personalidade e na contribuição para a felicidade. Os ingredientes, texturas, fragrâncias, cores, formas e funções desses produtos são desenvolvidos para evocar a ternura do cuidado da mãe para com seu filho. A linha de produtos Mamãe e Bebê inclui produtos para o bebê e para a mulher grávida. 3. Mamãe e Bebe A linha Chronos oferece uma gama completa de opções para tratamento da pele do rosto, desenvolvidas para mulheres com mais de 30 anos. Chronos afirma a beleza das mulheres em todos os estágios de suas vidas e alinha tecnologia para tratamento da pele com a rejeição de estereótipos sobre beleza. Esta linha inclui uma variedade de produtos de limpeza, tonificação e hidratação da pele, além de produtos anti-sinais, divididos em categorias para mulheres de 30 a 45, 45 a 60 e 60 anos ou mais. 1.Chronos Os pedidos são divididos em lotes e enviados para as linhas de separação do picking de acordo com o horário de saída dos caminhões das transportadoras.
Os produtos são dispostos em canaletas e vão caindo em uma esteira de acordo com o pedido de cada consultora. Quando chegam as bandejas um colaborador os coloca cuidadosamente em uma caixa identificada com o nome da consultora.
No final da separação o peso da caixa é verificado, caso aja diferença a caixa segue para a área de conferencia manual. O processo é finalizado com a colagem das tampas automaticamente. Após a separação dos produtos são formados pallets e é fechada a carga. Produção










A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período);


B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período);

 C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período).

Natura Ekos



Chronos



Natura Mamãe Bebê Curva ABC Abacaxi:


Com baixa participação em um mercado maduro, que já não apresenta sinais decrescimento. Às vezes, pode ser adequado que a empresa simplesmente livre-se dos seus "abacaxis" que somente dão prejuízos, do ponto de vista estratégico e financeiro.


Sabonete líquido Cupuaçu para mãos: Baixa taxa de crescimento do mercado.

 Baixa participação de mercado. Vaca leiteira:

Alta participação em um mercado já estabilizado, cujas taxas de crescimento são moderadas. É comum vermos “estrelas" se transformarem "vacas leiteiras" após um tempo.

O principal produto que a Natura vende é o Chronos Comunicação Celular.
Características: um produto para tratamento cosmético anti-sinais. Indicada para mulheres a partir de 30 anos, incorpora uma base tecnológica avançada.
Benefícios: atuando em um mecanismo fisiológico que, até recentemente, representava um desafio para a ciência: a comunicação entre as células da pele. Ponto de interrogação:

Produtos que tem baixa participação em um mercado que apresenta altas taxas de crescimento, “crianças problemáticas” (como também são conhecidas) têm um a competitividade razoável e com as estratégias corretas, podem conquistar o consumidor.
 
Natura Chronos Hydra hidratante protetor para o rosto FPS 15.
 
Óleo Desodorante Corporal Natura Sevè Pimenta Rosa. Estrela:

Tem alta participação em um mercado que apresenta altas taxas de crescimento; são exemplos os produtos naturais como a linha Ekos.
 
Natura Ekos Polpa Hidratante para as Mãos Castanha.
 
Natura Ekos Sabonetes Cremosos em Barra Puro Vegetal Sortido. Matriz BCG ANALISE
SWOT
Full transcript