Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

[ÉTICA - Aulas 01 e 02] Ética, Moral e Lei: uma introdução

No description
by

Carlos Moiteiro

on 24 February 2017

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of [ÉTICA - Aulas 01 e 02] Ética, Moral e Lei: uma introdução

Ética, Moral e Lei: uma introdução
Ética - Aulas 01 e 02 - Prof. Carlos Moiteiro - PUCPR
Pra começo de conversa...
Ética
,
Moral
,
Lei
... não é a mesma coisa?
Diferenças conceituais:
MORAL¹:

conjunto de
costumes
,
normas
e
regras
estabelecidos por um determinado
grupo
ou
sociedade
, que determina os
hábitos
dos indivíduos a ele pertencentes e orienta de forma mais ou menos uniforme sua
conduta
.
ÉTICA
Reflexão teórica
-
racional
,
rigorosa
e
crítica
- sobre as normas e princípios estabelecidos pela moral, que busca
questionar seus fundamentos
,
desconstruir valores
e
estabelecer novos princípios para a ação humana
individual e coletiva.
Características da Ética após a Modernidade:
Situação 2:

O líder de um partido político foi acusado por corrupção devido à seguinte situação: estando seu partido no governo do poder executivo local, e com grande parte dos assentos no poder legislativo ocupado por partidos de oposição, a ele foi confiada a tarefa de utilizar dos meios possíveis para convencer os líderes dos outros partidos a garantir, junto aos demais membros do legislativo, a aprovação dos projetos de lei propostos pelo poder executivo. A maior parte destes projetos de lei são de interesse geral da população local.

- Questão: Este político agiu de forma correta?

CASO

Bibi Aisha, 18 anos, foi desfigurada como uma punição por fugir da casa de seu marido, na província de Uruzgan, no centro do Afeganistão.
Aos 12 anos, Aisha e sua irmã mais nova foram dadas à família de um combatente talibã para a resolução de litígios. Quando atingiu a puberdade, ela já estava casada com este combatente. Porém, mais tarde, voltou para a casa de seus pais, reclamando do tratamento violento dado a ela por seus sogros. Alguns homens chegaram lá uma certa noite, exigindo que ela fosse entregue para ser punida por fugir.
Situação B:
Um familiar muito próximo a você sofre um acidente vascular encefálico (AVE) que compromete severamente suas habilidades motoras e cognitivas, deixando-o naquilo que se conhece por "estado vegetativo".

Você ouviu este familiar afirmar claramente, em inúmeras ocasiões, testemunhadas por várias pessoas, que se fosse necessário ligá-lo a aparelhos, sem os quais não conseguiria viver, e não houvesse possibilidades reais de reabilitação numa situação como esta, ele escolheria recusar tal tratamento. Mas agora, ele não pode decidir por conta própria, cabendo a você tomar tal decisão.

Que escolha você faria?
HÁBITOS
COSTUMES
NORMAS
REGRAS
CONDUTA
LEI:
codificação da moral
dominante
em uma sociedade, por meio de
regulamentações
e
códigos
de conduta, determinada pela
correlação de forças
entre os vários grupos sociais existentes.
¹ Do latim,
mor
,
mores
- hábitos, costumes, "casa".
"A ética se esforça por desconstruir as regras de conduta que forma a moral, os juízos de bem e de mal que se reúnem no seio desta última. O que designa a ética? Não uma moral, a saber, um conjunto de regras próprias de uma cultura, mas uma “metamoral”, uma doutrina que se situa além da moral, uma teoria raciocinada sobre o bem e o mal, os valores e os juízos morais" (RUSS, 1999, p. 08).
Niilismo
Morte das Utopias
VAZIO ÉTICO
Individualismo
Novas Tecnologias
Referências:

RUSS, Jacqueline.
Pensamento ético contemporâneo
. 5. ed. São Paulo: Paulus, 2011.

QUEIROGA, Bruna Alves de.
Percepção e Impacto no Fotojornalismo:
Fotografia e Comunicação. São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, 2012.


Aisha foi levada para uma clareira da montanha, onde, sob as ordens de um comandante do Talibã, foi amarrada e teve suas orelhas e nariz cortados. Na cultura local, um homem que foi humilhado por sua mulher diz "ter perdido o nariz", e isso é visto como punição em troca.
Aisha foi abandonada na montanha; posteriormente, ela foi resgatada e levada para um abrigo em Cabul, gerido pela “Women for Afghan” – organização de ajuda para as mulheres do Afeganistão, onde recebeu tratamento e ajuda psicológica. Depois de um tempo no refúgio, ela foi levada aos Estados Unidos para receber aconselhamento e cirurgia reconstrutiva." (adaptado de: QUEIROGA, 2012, p. 57-8)
Situação A:

Você é Diretor(a) de Comunicação de uma empresa de refinamento de produtos petroquímicos.

Após uma tentativa malsucedida de conter um vazamento nos tanques de dejetos, você é chamado(a) pelo seu gestor imediato e pelo presidente da empresa para discutirem sobre como proceder para que a situação não seja publicamente exposta até que a empresa consiga conter os efeitos nocivos deste vazamento.

Infelizmente, o vazamento alastra-se de forma imprevista e atinge a nascente de um dos rios que abastece a cidade próxima à refinaria. O presidente e seu gestor imediato proíbem-no(na), no entanto, permanecem firmes no intuito de não divulgar qualquer release até que o acidente seja contornado.

Você obedeceria à ordem dada pelos seus gestores?
Situação C:
Em uma roda de conversa fora do ambiente profissional [uma festa, um encontro de amigos, um bar ou restaurante], você comenta para algumas pessoas, entre elas pessoas conhecidas e desconhecidas, sobre seu envolvimento em um projeto de montagem de uma peça teatral, escrita por um autor pouco conhecido, mas cuja temática – de alto interesse social e igualmente polêmica – promete despertar uma procura considerável pelo público.

Encorajado pela animação demonstrada pelos seus ouvintes, você também comenta que este projeto está sendo financiado por uma grande empresa da região, que costuma destinar parte de seu orçamento, mediante leis de incentivo à cultura, para produções do gênero.

Alguns meses mais tarde, você fica sabendo que algumas daquelas pessoas que estavam presentes nessa conversa resolveram produzir o mesmo espetáculo, com um cronograma menor (isto é, a estreia do grupo “concorrente” está programada para acontecer antes do que vocês haviam previsto), e com o apoio de uma outra grande empresa, concorrente daquela que inicialmente iria apoiar o projeto de seu coletivo e que, agora, ameaça cortar a verba prometida caso sua equipe não encontre uma solução para o impasse.

O que você faria em uma situação como esta?
Complementar - Teatro:
Faz 10 anos que você, junto com alguns outros colegas de faculdade, deu início a um grupo teatral que, ao longo do tempo, foi crescendo e evoluindo, ao ponto de se tornar uma Companhia Teatral. Fazem parte desta companhia pessoas que há muito tempo atuam com você, estando entre eles os seus melhores amigos.

Neste momento, após ter feito vários cursos e se especializado ao longo dos anos, você se tornou o(a) diretor(a) da Companhia, estando atualmente à frente da produção e direção artística da maioria das montagens. E, para comemorar os dez anos da companhia em grande estilo, você reuniu todo o cast para realizarem, juntos, um grande espetáculo – o maior até então -, por isso nada pode dar errado com esta produção.

Um dos membros mais antigos do grupo – que, aliás, foi seu colega de faculdade – está passando por um momento muito delicado em sua vida pessoal e, por conta disso, começa a tratar muito mal os demais membros da equipe (atores e equipe técnica). Você havia dado o papel principal para este integrante e, diante das circunstâncias, cogita mudar sua escolha, mas descobre que ele sofre de depressão e que tal decisão pode influenciar negativamente no próprio desenvolvimento de seu quadro psicológico.

Ao mesmo tempo, incomodados com o tratamento dispensado pelo referido profissional, os demais membros da equipe ameaçam abandonar a produção antes mesmo da tão esperada estreia.

Diante de uma situação desta, que atitude você tomaria com este seu amigo?
Full transcript