Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

A Cultura do México

No description
by

Natalia Caroline de Araujo

on 27 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Cultura do México

*
A dança mexicana possui elementos tanto das danças indígenas quanto dos estilos europeus;

Dança
A culinária mexicana, assim como de outros países da América, descende da maneira de cozinhar dos povos que viviam no território e dos que chegaram ali depois. O México utiliza a vegetação local, as especiarias e a carne para transformar seus pratos típicos em verdadeiros mosaicos de sabores;
Os mexicanos conservam a cultura asteca e maia com grande orgulho, através dos mitos, danças típicas, culinária, entre outras coisas desses nativos. E muito da cultura ainda é influenciada pelos nativos, como até mesmo as roupas. Os maias e astecas deixaram alimentos e técnicas que se aprimoraram com a incorporação da culinária espanhola.
* A dança do chapéu
:
conta a história de um jovem flertando uma mulher por quem ele está apaixonado. Muitas regiões possuem suas próprias variações. Embora não seja necessário, muitas dessas variações envolvem o uso de um chapéu, tal como um sombreiro como um adereço.
* Dança dos anciães:
é associada com o estado mexicano Michoacan.Os trajes pra essa dança incluem geralmente chapéus com aba de lado e máscaras para disfarçar os dançarinos como homem velhos. Ela é vista como uma dança engraçada, mas tem suas raízes em rituais antigos.
* A dança do Nuevo Leon:

Nuevo Leon é um estado do México localizado na região nordeste. As danças dessa região enfatizam uma batida forte e são influenciadas pela polka. Essas danças são animadas e incluem batidas de pé, gritos e trajes vibrantes e coloridos.
* Danças de animais:

os dançarinos imitam o espírito de um determinado animal em seus movimentos. Os animais que são o assunto dessas danças incluem a iguana e o veado. Esse tipo de dança é geralmente representado e tem suas origens na região de Guerrero.
A Cultura do México
*
A dança do chapéu;

*
Dança dos anciães;

*
A dança do Nuevo Leon;

*
Danças de animais.
F
estas
T
ípicas

Entre as festas regionais e nacionais mais características encontram-se as de caráter religioso e algumas conservam determinadas tradições populares que podem inclusivamente ser consideradas pagãs.
Uma das mais importantes é a de
12 de Dezembro, Dia da Virgem de Guadalupe,
que, de acordo com a crença popular, apareceu a Juan Diego em 1531, no Cerro del Tepeyac. Atualmente, a sua imagem é venerada na Basílica de Guadalupe, no norte da Cidade do México.


Dia dos Mortos
, celebrada a
2 de Novembro
, de origem pré-hispânica, que coincide com as celebrações católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e de Todos os Santos.

A festa do
Grito da Independência
, que se realiza a
15 de Setembro
nas praças públicas de todas as regiões do país, é animada por bailes, música, fogo-de-artifício e luzes de todas as cores, elementos que lhe emprestam um caráter festivo que fazem dela uma das mais destacadas.


6 de Janeiro
,
Dia de Reis, ou a de 2 de Fevereiro, Dia das Velas
, cuja tradição obriga a pessoa a quem calhou o boneco do bolo do Dia de Reis a converter-se no padrinho do Deus Menino e a oferecer "tamales" (um petisco da culinária mexicana") a todos os outros.
E
xemplos
D
e
F
estas
T
ípicas
Grito da Independência - 15 de Setembro

de 2013
'' Dia do Mortos - Sinônimo de festa para os mexicanos. ''
COSTUMES
O cumprimento é normal sempre que se entra ou se sai de uma loja, café ou restaurante. Mesmo sendo completamente desconhecidos, o mexicano sempre cumprimenta o potêncial cliente.
Tudo leva pimenta, até mesmo as fatias de melancia vendidas nas bancas de frutas pela rua.
No "desayuno", o nosso "café da manhã", é raro ver pão salgado puro que não seja tortilla.
No Brasil, almoçamos por volta do meio-dia enquanto que os mexicanos não pensam na "comida" antes das 13h.
Entre a "comida" e a "cena" (jantar), acontece a "merienda", que consiste em se reunir para comer pão doce, tacos, tamales e enchiladas. Na "cena", o ritual é parecido com o almoço e se inicia entre 19h e 20h.
Os pratos são coloridos em termos de apresentação, com mesclas de sabores fortes, e temperada com um sabor que remete à natureza. O turismo gastronômico é muito forte no México, devido à fama de sua cultura alimentícia;
A economia mexicana em muito provém dos turistas. As curiosidades acerca das tradições do país continuam atraindo milhares de pessoas o ano todo. E cada dia mais vão em busca não só dos belíssimos pontos turísticos mexicanos, mas da ricos pratos do país;
Como em outros países, no México a gastronomia modifica-se de acordo com a região. No norte do país, as receitas são conhecidas por terem ingredientes baseados em carne de cabra e bife. Já a comida do sul é conhecida pela sua galinha picante, e alimentos preparados com muitos legumes.
Os pratos tradicionais são preparados com alimentos adorados pela maioria das pessoas, o que faz com que sua gastronomia seja apreciada em todo mundo. A maneira com que preparam seus alimentos influenciou grandes nomes da culinária mundial, e hoje é comum restaurantes mexicanos em todo lugar;

As receitas possuem uma variedade de alimentos, que incluem temperos e legumes para destacar a apresentação, seja um prato de carne ou à base de vegetais. Todo mundo conhece, ou já ouviu falar das mais conhecidas receitas mexicanas, que são: burritos, guacamole, enchiladas, tacos e salsa mergulhos.
Burritos
Nachos e Guacamole
Taco
Salbute
Culinária Típica
Curiosidades
Banhada tanto pelo oceano Atlântico quanto pelo pacífico, o México tem aproximadamente 450 praias.Dona de águas cristalinas e hóteis luxuosos;
Localizada no monte de Teyapec, na cidade do México, a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe é o 2º santuário católico mais visitado do mundo;
O México é a maior nação de língua espanhola do mundo, com aproximadamente 120 milhões de habitantes;
Construídas sobre uma área pantanosa, partes da Cidade do México afundam de 7 a 40 centímetros por ano devido a frafilidade do solo;
A Cidade do México abriga uma pacata região cortada por belos canais, por onde navem as coloridas "trajineiras", a resposta mexicana para a gôndola de Veneza.
A capital mexicana é uma das cidades com o maior número de museus no mundo, a maioria deles de grande qualidade;
As regiões mexicanas de Guanajuato, Nayarit, Michoacán e Tamaulipas produzem nada menos que 200 milhões de litros de tequila por ano;
Apesar de ser um paraíso para os amantes de tequila e de boas cervejas, o México proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em suas vias públicas;
O México possui 62 línguas indígenas. Mas o espanhol é a língua dominante: apenas 1% da população não fala o idioma;
A Catedral Metropolitana da Cidade do México foi construída sobre a área de um antigo templo asteca.
Enchiladas
Full transcript