Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Evolução da Maquina de lavar

Ecoeficiência
by

Gustavo Alexandre

on 9 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Evolução da Maquina de lavar

As mulheres lavavam suas roupas batendo contra os pedregulhos e retirando as sujeiras nas águas de um rio. As tripulações dos navios costumavam colocar a roupa suja num saco amarradas fora de bordo em cordas no topo, deixavam que a água agitasse as roupas com o balançar do navio.
Lavar as roupas à mão era uma das mais duras tarefas do lar. Era muito cansativo para os braços das mulheres e a lixívia causava, muitas vezes, queimaduras. Muitas mulheres pagavam a outras para lhes lavarem a roupa, ou então mandavam a uma lavanderia que usava exatamente o mesmo processo. O verdadeiro inventor não pode ser apontado ao certo, pois existem diferentes versões, mas o primeiro indicador de quem é o real inventor surgiu em 1797. Nathaniel Briggs recebeu uma A primeira máquina rotativa foi patenteada em 1858 por Hamiltom Smith. Menos de 20 anos depois, em 1874, William Blackstone deu um presente de aniversário à sua mulher. A Evolução da Máquina de Lavar Roupas 1ª Máquina de Lavar patente da máquina de lavar, porém mais tarde no final do século XVIII, Ferguson Hardie mostrou um esboço de máquina de lavar manuseada a manivela. A primeira máquina se popularizou e foi ainda mais eficiente no século XX, com a ajuda do motor elétrico Era a primeira máquina de lavar desenhada para tirar a sujeira da roupa pela lavagem de fora. Ele concebeu a máquina para uso doméstico. Todavia, as maiores partes destas máquinas eram feitas de aço e tinham tampas desprezíveis e pesadas. Algumas eram, na realidade, feitas com cubas de madeira.
Somente com a invenção e popularização do motor elétrico, no começo do século 20, é que se conseguiu uma lavadora que funcionasse mais eficientemente, atribuindo-se a produção em grande escala a partir de 1906, pela primeira vez, ao norte-americano Alva J. Fisher, que detinha a patente embora não se possa centrifugação, uma experiência que não tinha conhecido sucesso cerca de trinta anos antes a centrífuga é ótima para que as peças saiam praticamente secas e sejam penduradas no varal com vantagem de que sequem rapidamente por inteiro. A centrífuga é bem mais econômica em gasto de energia.

* Armazena sabão líquido e amaciante concentrado para várias lavagens.

* Dilui o sabão com a água antes de entrar em contato com as roupas, evitando possíveis manchas de sabão.

* Escolha entre sabão líquido ou em pó.

* Botão que ajuda na programação da lavagem de acordo com o tipo de cor e nível de sujeira das roupas.

* Uma tecnologia que mistura o sabão com a água antes de entrar em contato com a roupa e reduz o tempo de lavagem afirmar que seja ele o real inventor.
O uso da máquina tornou-se popular quando a eletricidade tornou-se um serviço mais usados. Em 1960, foi recuperado o sistema de enxaguar a roupa através da expulsão da água por Máquinas dos dias de hoje
• Consulta das instruções do equipamento, particularmente no que se refere às recomendações relativas aos consumos de água, energia e detergente;
• Utilização da máquina apenas com carga completa;
• Não utilização de programas com ciclos desnecessários;
• Seleção dos programas económicos, conducentes a menor consumo de água;
• Regulação da máquina para a carga a utilizar e para o nível de água mínimo, se possuir regulador para esse fim;
• Não proceder à lavagem de roupa que ainda não necessite de tal. O avanço da máquina beneficia a ecoefiência.

Quando se adquire uma maquina de lavar roupa temos que ficar atento com o consumo de energia. Caso a máquina não disponha de um sistema de pesagem da roupa, ativar a opção de meia carga sempre que ocorra uma lavagem com meia carga. Do ponto de vista energético, é sempre recomendável a lavagem com carga completa.
A centrifugação é responsável por uma parcela significativa do consumo de energia num ciclo de lavagem, pois se a roupa tiver muito molhada vai ser preciso mais tempo para o processo de secagem, assim consumindo mais energia. Energia Com as diversas evoluções, hoje as máquinas modernas possuem dois modelos básicos, com abertura superior ou frontal.
A com abertura superior (Top Load) tem benefícios como interromper a qualquer momento o funcionamento e não é preciso abaixar a coluna para retirar ou colocar as roupas. As com porta frontal (Front Load) são mais silenciosas, não agridem as roupas fazendo com que as mesmas durem mais tempo e economize muito mais água que a lavadora com abertura superior. Curiosidade: Sabão foi um produto caro durante séculos. Para lavar roupas, mulheres utilizavam uma mistura de água com urina, já que essa continha amoníaco que clareava a roupa. No século XIII, a indústria de sabão chegou à França, vinda da Itália e da Espanha, com sabões feitos de gordura de cabra e cinza de plantas. Alex Oliveira
Alyne de Paula
Cliciane Nascimento
Gustavo Alexandre
Samira Ferreira Componentes: 01
04
06
10
29 A utilização das máquinas de lavar roupa é responsável por 10% do consumo de água de uma habitação. A redução do consumo de água nestes equipamentos está diretamente ligada à alteração da forma como estes são utilizados. A utilização inadequada de detergente pode levar ao aumento do consumo na lavagem devido à formação excessiva de espuma. Uma utilização adequada consiste em minimizar o número de lavagens e o consumo de água e energia em cada uma através da alteração de comportamentos. As sugestões para melhorar a eficiência são as seguintes: Antes da Invenção
Full transcript