Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

OPUS ORQUESTRA FILARMÔNICA ESTUDANTIL

No description
by

William Hegenberg

on 28 August 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of OPUS ORQUESTRA FILARMÔNICA ESTUDANTIL

OPUS ORQUESTRA FILARMÔNICA ESTUDANTIL
PROJETO SOCIAL E CULTURAL
Solicitante: Opus Produções Musicais
Título: Opus Orquestra Filarmônica Estudantil
Área: Social e Cultural


RESPONSÁVEIS TÉCNICOS:
Milton Ferreira Junior – Coordenador Administrativo
William Hegenberg – Coordenador Geral

NOSSA VISÃO
É oferecer as ferramentas necessárias para o bom desenvolvimento técnico individual e coletivo, uma vez que o projeto supre as duas necessidades mais importantes nesta etapa da vida do estudante de música: aulas individuais de instrumento e a prática coletiva por meio da Orquestra e Grupos de Câmara.
O trabalho musical é desenvolvido em alto nível, pois valoriza a sensibilidade, a criatividade e o desenvolvimento das potências humanas individuais, através da música de concerto e a oferta de um bem estar coletivo através das apresentações.

Por meio de um corpo docente musicalmente ativo, integrantes das principais Orquestras do Sul do Brasil, proporciona-se grande qualidade de aprendizagem aos alunos do projeto.

Diante do exposto, busca-se a aprovação desta proposta por tão conceituada empresa.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Opus Orquestra Filarmônica Estudantil tem a finalidade educativa, social e cultural de atender alunos oriundos da cidade de Curitiba e região, de diferentes classes sociais, definindo a música como a arte de combinar os sons para obter efeitos expressivos.
Por essa razão, a Opus Produções Musicais formulou essa proposta com a perspectiva de oferecer uma melhoria de oportunidades de aprendizagem, de formação ética, estimulando o desenvolvimento sensorial e intelectual, e por consequência, seu desempenho pessoal e social, bem como fortalecer o protagonismo frente à sociedade, despertando nestes alunos o interesse em serem multiplicadores desta ação na comunidade em que estão inseridos.
OBJETIVO GERAL
Ofertar o ensino individual dos diversos instrumentos de orquestra aos estudantes do município de Curitiba e Região Metropolitana bem como a prática musical coletiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Oferecer aos alunos a prática de uma atividade saudável que busca, além de sua formação técnica, sua integração com o meio em que vivem de modo que os mesmos possam compreender e exercer a sua cidadania plena;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
2. Oferecer aulas de instrumentos musicais de orquestra tendo como propósito a formação de uma orquestra sinfônica e grupos de câmara diversos como duos, trios, quartetos e quintetos;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. Desencadear uma ação de ensino de instrumentos musicais que em longo prazo se estenda ao alcance de mais alunos, na medida em que as tecnologias ora desenvolvidas servirão de modelos e suportes a iniciativas vindouras;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4. Promover os valores da cultura de paz e outros valores universais junto a nossos alunos de modo a contribuir para o desenvolvimento social do Brasil;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
5. Oferecer gratuitamente à comunidade, concertos e apresentações artísticas diversas, de modo a enriquecer a vida cultural de Curitiba e região.
PÚBLICO ALVO
Estudantes de música devidamente matriculados nos cursos de música do Projeto ou nos locais apoiados pelo mesmo, na cidade de Curitiba - PR.
O programa será desenvolvido com dois encontros semanais, sendo uma aula individual do instrumento acrescido de um ensaio com a Opus Orquestra Filarmônica Estudantil. As atividades são permanentes e continuadas e cada aluno tem o acompanhamento durante todo o seu percurso como aluno de um instrumento musical e da Orquestra.
Cada aluno recebe todo o material didático como métodos, cadernos e partituras de estudo, aulas regulares com professores especialistas em suas respectivas áreas, com formação em grandes instituições de ensino musical no Brasil e exterior.
Os alunos têm a obrigação de participar de setenta e cinco por cento das aulas, ensaios anuais e apresentações, em forma de concertos públicos, recitais, entre outros, na cidade de Curitiba e demais localidades, de acordo com o Calendário de Programação do ano vigente.
METODOLOGIA
DIREÇÃO CULTURAL
Formada pelo diretor da Opus Produções Musicais, Milton Ferreira Junior e pelo diretor e maestro da Opus Orquestra Filarmônica Estudantil, William Hegenberg, a Direção Cultural encarrega-se de orientar o Projeto, organizando e contribuindo para o seu pleno funcionamento.
MILTON FERREIRA JUNIOR
WILLIAM HEGENBERG
CURRÍCULO
Teve contato com a música desde seu nascimento e por intermédio de seu pai aprendeu as primeiras notas ao piano com apenas três anos de idade.

Ingressou no Conservatório de Tatuí onde estudou piano e violoncelo, tendo a oportunidade de participar dos de grupos como a: Orquestra de Cordas Prof. José dos Santos, Orquestra de Cordas Da Capo, Orquestra de Cordas Del Fiol e Orquestra Filarmônica Jovem.
De 2007 a 2012, atuou como coordenador pedagógico e professor do Programa de Musicalização da Escola em Período Integral - Oficina do Saber em Sorocaba. Desenvolvendo um trabalho de resgate social e incentivo à música através do ensino coletivo dos instrumentos de cordas.

Tem ministrado cursos nas Oficinas de Música em Sorocaba, Jundiaí, Porto Alegre, Fortaleza e Manaus.

Tem participado de diversos grupos vocais e instrumentais: Coral Conversa Afinada (Alumínio), Coral Vocalis (Tatuí), Orquestra Filarmônica de Itu, Orquestra de Cordas Terra da Garoa (SP), Trio Entrando na Conversa (Sorocaba), Duo de Violoncelo & Piano (Sorocaba), Camerata Corda Líbera (Tatuí), Quarteto de Cordas Arte Livre (Sorocaba), Trio Arte Livre (Sorocaba), Nur Streicher (Sorocaba), Opus String Quartet (Curitiba), Opus Orquestra Filarmônica Estudantil (Curitiba) e acompanha diversos grupos como violoncelista convidado.
CURRÍCULO
Graduado no Curso de Bacharel em Composição e Regência da Escola de Música e Belas Artes do Paraná no ano de 2012, instituição na qual teve a oportunidade de participar da Orquestra Sinfônica como violinista e como regente assistente da Banda Sinfônica.
Atua como Maestro Titular da Opus Orquestra Filarmônica Estudantil desde 2014 e da Orquestra Filarmônica IBC desde fevereiro de 2013, estando também à frente da Orquestra da Academia de Música Guaíra desde 2011.

Atuou como regente assistente na Orquestra Filarmônica da UFPR no ano de 2013.

Como violinista, faz parte do Opus String Quartet em Curitiba – PR, ministrando aulas de violino e preparatório para vestibular em música há 10 anos.
Como Compositor, foi premiado por três vezes no concurso de composição Renée Devrainne Frank, nos anos de 2010, 2011 e 2012.

Também, em conjunto com a Banda Marcial de São José dos Pinhais, sua obra “As Aventuras de Zolltran” foi premiada no concurso de Bandas em Gaspar – SC, em 2013.

Tem ministrado diversos cursos, sendo os mais recentes o curso “Preparatório para Vestibular” e "Editoração de Partitura" na Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 2013 e 2014, o curso “Formação de Plateia” na Oficina de Música de Curitiba, em 2013, os cursos de “Composição e Arranjo” e “Regência Orquestral”, atuando também como diretor e maestro da “Orquestra da Oficina de Música do SEBRAM”, em Manaus.
EQUIPE PEDAGÓGICA
A equipe pedagógica é formada por profissionais extremamente capacitados para atuar no Projeto, sendo escolhidos com muito cuidado pela Direção Cultural.
Nosso foco, além de buscar excelentes músicos e professores, é manter pessoas que tenham interesse em investir no campo social, visando trazer por meio da música uma mudança na vida de todos os alunos do Projeto.
A cada ano, a equipe pedagógica é selecionada com esse cuidado. Nomes de peso da música, profissionais que integram as grandes orquestras do Sul e Sudeste do país, mas acima de tudo, que vestem a camisa para atender as necessidades reais de nossos estimados alunos.
AULAS
As aulas de instrumento estarão sujeitas à demanda e ao patrocínio angariado, podendo variar de ano para ano, aumentando ou diminuindo a quantidade de instrumentos e cursos abordados.

No ano de 2014 oferecemos aulas de violino e viola.
2015
Para 2015, a ideia é expandir, oportunizando também aulas de violoncelo. Dentro das possibilidades, queremos atender aos demais instrumentos (de sopro e percussão).
REALIZAÇÕES
O ano de 2014 foi o ano de fundação do Projeto.
Passamos por um período de estruturação, de divulgação das aulas e ensaios.

Estes ocorreram todos os sábados entre os meses de Fevereiro e Dezembro.
Tivemos também o privilégio de orientar cerca de 25 alunos, contando com dois professores.
Realizamos dois Concertos:
Concerto realizado na cidade de Canoinhas, Santa Catarina, em parceria com a Orquestra de Câmara da cidade.
CONCERTO OCC & OPUS
Concerto realizado na cidade de Pinhais, Paraná, em parceria com a Orquestra de Câmara de Canoinhas.
CONCERTO OPUS + OCC
FRUTOS DE 2014
Grande desenvolvimento técnico dos alunos;
Muitos tiveram a oportunidade de se apresentar pela primeira vez em público;
O vínculo criado por todos no grupo, uma amizade crescente;
Três alunos foram aprovados no vestibular de música da EMBAP.
FOCO PARA 2015: AMPLIAÇÃO DO PROJETO
Oferecer aulas de todos os instrumentos componentes da orquestra;
Realizar o mínimo de 6 concertos abertos ao público;
Contratar um(a) assistente de regência que contribuirá na organização dos ensaios;
Contratar mais professores, possibilitando atender novos alunos;
Comprar materiais como pastas, estantes de partitura, computador, cadeiras, entre outros;
Convidar um solista reconhecido internacionalmente para participar de um dos concertos.
WILLIAM HEGENBERG
william.opusproducoes@gmail.com
(41) 9646-3308 / (41) 3206-7488
MILTON FERREIRA JUNIOR
milton.opusproducoes@gmail.com
(15) 3411-9053 / (15) 98829-9416
SEJA UM APOIADOR
O Projeto Opus Orquestra Filarmônica Estudantil está trabalhando para trazer uma mudança radical na vida de todos os que estão participando do mesmo.
Uma mudança cultural e social, visando trazer disciplina, metas e o principal, trabalhando na inserção de indivíduos na sociedade, trazendo o senso de coletividade, baseado no esforço individual em prol do grupo.
Porém, sem apoio, não temos como alcançar todos os nossos objetivos.
Por esta razão, pedimos a contribuição como apoiador financeiro.
Para mais informações, entre em contato com a Direção Cultural do Projeto:
VÍDEOS
ENSAIO NO CENTRO CULTURAL DO BAIRRO ALTO
FOTOS DO CONCERTO EM CANOINHAS
FOTOS DO CONCERTO EM CANOINHAS
ENSAIO PRÉ CONCERTO
CONCERTO EM PINHAIS
FOTOS
Full transcript