Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

EDUCAÇÃO FÍSICA EM ROMA

No description
by

Cíntia Aquino

on 17 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of EDUCAÇÃO FÍSICA EM ROMA

EDUCAÇÃO FÍSICA EM ROMA
ROMA
Antiguidade Clássica

Refere-se a um período da História da Europa que ocorre aproximadamente do
século VIII a.C. -> quando surge a poesia grega de Homero
até século V d.C. -> com a queda do Império romano do ocidente (ano 476).
O que diferencia esta época de outras anteriores ou posteriores são os fatores culturais das civilizações mais marcantes, a Roma e a Grécia antigas.

Roma

Roma foi o último grande império do mundo antigo. Com exércitos poderosos dominou terras que antes pertenciam a gregos, egípcios, mesopotâmios, persas e muitos outros povos.
Com quase 1 milhão de habitantes. Roma transformou-se na maior cidade da Antiguidade. Para lá se dirigiam pessoas dos lugares mais distantes, levando suas culturas.
O poder do império construído pelos romanos era tão grande que acabou se tornando uma referência para todo o mundo ocidental, mesmo séculos depois de ter chegado ao seu final.Roma


Localização:
Roma é capital da Itália, país europeu localizado em uma das penínsulas do Mar Mediterrâneo. Trata-se da Península Itálica, situada na cordilheira dos Alpes e banhada pelos mares Adriático, Tirreno e Jônico.

Origem de Roma : explicação mitológica
Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal e ganharam terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.

Origem de Roma: explicação histórica
A fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica : gregos, etruscos e italiotas.
Economia baseada na agricultura e atividades pastoris. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios ( nobres proprietários de terras ) e plebeus ( comerciantes, artesãos e pequenos proprietários ). O sistema político era a monarquia, A religião neste período era politeísta, adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes. Nas artes destacava-se a pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas.
ORIGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ROMA
Ao encerrar o período ligado a civilização grega, veremos as transformações
da ginástica em Roma.

Com grande influência grega, mas com o valor educativo baixo em Roma a atividade era praticada pragmaticamente (programada e objetiva) ou como exclusiva profissão, pode-se afirmar que a ginástica não alcançou a importância que teve na civilização grega.

A maior importância da ginástica naquele período foi a preparação militar, exercícios destinados a aquisição de vigor físico, resistência, força e habilidades com armas. Sendo assim a atividade física exercia um papel voltado para sobrevivência, expresso principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se.

A oposição dos romanos a ginástica grega e ao atletismo sempre foi constante, a atividade esportiva própria e verdadeira dos gregos foi para os romanos apenas um mero espetáculo. O exercício foi sempre elemento recreativo e pré-bélico (militar/antes da guerra).
Quase todos os filósofos consideravam o esporte/ginástica um obstáculo a formação e educação do homem dentre eles a maioria eram estoicos.

O ESTOICISMO: Sêneca

- Doutrina da escola filosófica cujo ideal é representado pela apatia alcançada através do exercício da virtude, da liberação das paixões e do viver segundo a natureza.

No estoicismo os interesses espirituais do homem e os problemas religiosos predominavam sobre qualquer outro, para eles não havia nenhuma razão em dedicar tantos cuidados e atenções ao corpo. Não tinha sentido a preocupação com o físico. Com o estoicismo, aquela visão de que a ginástica era essencial para a educação começa a declinar.

QUINTILIANO

Nascido na Espanha Tarragoneses, entre 35 e 40 D.C. e falecendo em torno de 96 D.C. Quintiliano teve uma carreira respeitável, primeiro como advogado e depois como mestre de retórica. Para ele a comunicação sem uma valida preparação filosófica a qual deveria estar conjugado um notável conhecimento do direito e da historia, sem ele só restava um vazio, ou seja, nada.
Quintiliano tentou reunir a educação literária com a educação filosófica negligenciando completamente a ginástica dizendo que estava acabada, na ultima fase as margens da própria educação. Sobretudo não conseguiu acabar com a educação física que continuou sendo praticada, mesmo após o Estoicismo e o Quintiliano.

JOGOS EM ROMA
LUGARES DESTINADOS AS ATIVIDADES LUDICAS, FISICAS, HIGIENICAS E CULTURAIS
Termas
: Constituídas de ginásio, piscina, pórticos e jardins. As mais famosas são as termas de Caracala que, além de casas de banho, eram centro de reuniões sociais e esportes.
Circo

O circo romano era uma das instalações lúdicas mais importantes das cidades da Roma Antiga. Junto com o teatro e o anfiteatro forma a trilogia de instalações de cultura e divertimentos da época. O circo romano é um recinto alargado, e a maior das instalações destinadas a divertir o povo, com remates circulares nos extremos. A arena, muito alongada, era dividida em dois pela spina formando duas ruas por onde corriam as quadrigas. Era destinada a corridas, espectáculos e representações que comemoravam os acontecimentos do Império. Nos circos faziam-se batalhas, corridas de cavalos e outras diversões. Nestaspina costumava haver colunas e estátuas bem como obeliscos comemorativos. Os contadores de voltas costumavam ser ovos de pedra o estatuetas de delfins. O circo era inspirado nos hipódromos e estádios gregos mas tinha medidas muito maiores que estes.
Alguns dos circos são:

O Circo Máximo de Roma
CORRIDA DE CAVALO - GLADIADORES - SALTO NO CAVALO
LUTAS ENTRE HOMENS E FERAS
Anfiteatros
: são arenas ovais ou circulares rodeadas de degraus a céu aberto (não confundir com os "teatros" que são de bancada semi-circular ou semi-oval).
Na Roma Antiga foram adaptados dos teatros gregos para servirem aos combates de gladiadores, de animais selvagens e demais diversões públicas. Podiam ser até cheios de água (alguns deles) para espetáculos de combates navais. O mais conhecido e maior deles é o Coliseu de Roma que podia receber até 40 000 pessoas.
Circo Romano de Tarraco (Tarragona)
Circo Romado de Mérida
Full transcript