Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Família

No description
by

Julia Rodrigues

on 17 September 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Família

Família
A família é uma instituição social, isto é, um conjunto de ideias, valores, regras e comportamentos destinados a garantir a estabilidade e a ordem de uma sociedade.
Contribuíram para as mudanças na estrutura e na dinâmica da família ,a industrialização é o mais importante. Ex: trabalho antes em meio rural com a família, hoje em industrias quase sem contato.
Causas das mudanças na família
Instituição social
A familia está invariavelmente presente nas culturas, por isso é chamado de
instituição universal
Família nuclear
Família extensa
Além dos membros da família incluía parentes, agregados e escravos. Era patriarcal. Foi muito comum na sociedade pré-industrial, e na China era considerada ideial. Teve papel importante no desenvolvimento econômico no Japão( iniciaram grandes industrias, bancos e comercio).
Família de origem e de procriação
A maioria das pessoas passa pelas duas famílias na vida:
ORIGEM: família na qual nasceu, não pode ser mudada;sua função é alimentar, sustentar e socializar os filhos.
PROCRIAÇÃO: família que vai formar, onde geramos nossos filhos. Geralmente abandonamos a de origem e deixamos de ser filho/filha para ser marido/mulher.
Tipos de família
Constituida por marido, mulher e filhos. A mais comum atualmente, apesar de ter se firmado no ocidente apenas no século XX. As condições socioeconômicas pressionam as pessoas a seguirem esse estilo de família.
A família é importante na sociedade humana,em alguma delas a família e controlada e protegida por costumes,regras e leis.É por meio da família que as sociedades garantem sua sobrevivência, tem a função de:
Função biológica
É a principal função da família. Consiste na procriação, garantindo com isso a continuidade da sociedade e da própria espécie humana;
Função econômica:
• É a segunda função básica da família, nas sociedades atuais o homem e a mulher trabalham para garantir o sustento, tais como: alimentação, vestuário, moradia, cuidados com a saúde. Faz parte também, a formação de poupança com o qual são feitos os investimentos em imóveis, carros, previdência etc.
Função de socialização
• A socialização ocorre primeiro na família, onde as relações intimas e frequentes entre pais e filhos contribuem para a formação da personalidade básica. É formado sua ideias sobre os hábitos,as normas,as crenças e os valores .O amor,a afeição e a autoridades dos pais são instrumentos fundamentais na socialização.A escola,os colegas de rua,do clube,os amigos da família tem papel significativo na socialização.
Funções da Família
Função da transmissão cultural
De maneira geral, toda família constitui valores de uma sociedade em que está inserida e nos quais acredita.
Os filhos assimilam esses valores,que serão repassados às gerações futuras, garantindo a permanência e a continuidade dos valores de uma sociedade.

Função de controle social
O controle social é importante na evolução das sociedades.
Para garantir a preservação e a continuidade das regras socias,a família pode torna-se instrumento de resistência às mudanças socias. Ex: os filho aprendem desde pequenos a seguir horários.
Alguns estudiosos acham que a família é um elemento de preservação do domínio de classe,ou seja,das desigualdades sociais.
A urbanização acentuou-se com a industrialização.Houve irradiação de valores urbanos sobre as áreas rurais ( como a televisão e seus programas) ,que tem exercido enorme influência nas mudanças dos costumes e do tamanho das famílias .
O papel da educação formal dos filho foi passado da família para a escola. As mulheres passaram a ter acesso à educação e a frequentar a universidade, a ingressar no mercado de trabalho e a ocupar posições na vida política e cargos na direção de empresas .
Nos países de predomínio da religião protestante ,pastores e teólogos foram mudando o conceito de Deus como pai severo e punitivo . O controle do número de filhos passou a ser aceito
As famílias atuais estão cada vez mais diferentes das famílias de séculos ou ate mesmo décadas atrás. Um dos agravantes dessas mudanças é a industrialização.
Mudanças na família
MENOS FILHOS: a media de filhos no Brasil ate 1950 era de 7 filhos por família, hoje é de 2,8.
CASAIS DNIC: são casais que optam a não terem filhos (de imediato ou não).
COMPORTAMENTO: os comportamentos das famílias estão mudando, antes o chefe da família era encarregado de sustentar a família e hoje geralmente as funções são divididas entre os membros da mesma.
O PAPEL DA MULHER: o número de mulheres que estão estudando, hoje em dia , esta aumentando, as mulheres estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho e participando mais da decisão familiar.
IDADE: além dos casais jovens a também a formação de casais idosos, com mais frequências.
...
Full transcript