Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Astronomia Moderna

No description
by

Paulo Jms

on 27 April 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Astronomia Moderna

Espectroscopia é a designação para toda técnica de levantamento de dados físico-químicos através da transmissão, absorção ou reflexão da energia radiante incidente em uma amostra.

O resultado gráfico de uma técnica espectroscópica qualquer, a resposta como uma função da frequência - é chamado espectro. Sua impressão gráfica pode ser chamada espectro ou linha espectral.

Historicamente, espectroscopia referia-se a ao uso de luz visível dispersa de acordo com sua frequencia por um prisma.
Espectroscopia
Astronomia Moderna
Ondulatória é o ramo da Física que estuda o comportamento e características das ondas. Em Física, uma onda é uma distribuição ampla de energia, gerada por uma perturbação, que preenche todo o espaço pelo qual ela passa.

Para nossos estudos, a característica mais importante da onda frequência. A frequencia é a quantidade de oscilações que a onda faz em 1 segundo.
Ondulatória
O efeito Doppler-Fizeau é a variação da frequência de uma onda sonora quando um observador se aproxima ou afasta de uma fonte de ondas
Efeito Doppler-Fizeau
Edwin Powell Hubble foi um astrônomo norte-americano que exerceu um papel fundamental no estabelecimento da astronomia extragaláctica e da cosmologia observacional no início do século XX.
Edwin Hubble
Uma galáxia é um grande sistema, gravitacionalmente ligado, que consiste de estrelas, remanescentes de estrelas, um meio interestelar de gás e poeira e um importante mas insuficientemente conhecido componente apelidado de matéria escura.
Galáxias
NGC 4414, uma galáxia espiral típica na constelação Coma Berenices, tem 55 mil anos-luz de diâmetro e está a aproximadamente 60 milhões de anos-luz da Terra

Hubble conseguiu calcular a distancia entre a nebulosa de Andrômeda e a Via Láctea. O valor encontrado, quase 1 milhão de anos-luz, a colocava muito além dos limites da nossa galáxia, que tem cem mil anos-luz de diâmetro. Assim ficou provado que Andrômeda era uma galáxia independente.
Galaxia de Andromeda no espectro do infravermelho. Andromeda possui entre 180 e 220 mil anos-luz de diâmetro
Concepção artística da estrutura espiral da Via Láctea
No inicio do século XX, astrônomos detectaram um desvio para a frequência da cor azul da Galáxia de Andrômeda, e o desvio para a frequência da cor vermelho para diversas outras galáxias. A frequência da cor vermelha é menor que a frequência da cor azul. Isso significa que uma galáxia com o espectro desviado para o vermelho está se afastando, segundo o Efeito Doppler-Fizeau. E ondas com o desvio para o azul estão se aproximando.
Hubble e a expansão do Universo
Astronáutica pode ser definida como o ramo da ciência e da técnica que se ocupa com máquinas projetadas para operarem fora da atmosfera terrestre, sejam elas tripuladas ou não-tripuladas. Em outras palavras, é a ciência e a tecnologia do vôo espacial.
Astronaútica
Para um objeto ser colocado em órbita da Terra ou sair para o espaço, primeiramente ele deve vencer a atração gravitacional da Terra, ou seja, a sua própria força Peso.

P = m.g

Utilizando essa equação, a equação da Lei da Gravitação Universal e mais um pouco de conhecimentos físicos e manipulação matemática, é possível obter a velocidade mínima que um corpo deve possuir para que ele consiga se mover sempre para cima, teoricamente chegando ao infinito e escapando da ação gravitacional da Terra. É a chamada velocidade de escape:

v = √(2GM/R)
Principios Básicos
A história da Astronáutica pode ser dividida em três períodos:
Até 1945: destacam-se as primeiras tentativas de fazer voar foguetes espaciais. Esses aparelhos experimentais foram criados com base na ideia de atacar adversários com mísseis, como os famosos V-1 e V-2 alemães. É assim que nascem os lançadores de satélites e de naves espaciais de hoje.
História da Astronaútica
Guerra Fria - 1945 a 1991: a longa disputa entre EUA e URSS resulta em grandes avanços científicos e tecnológicos naárea da aeronáutica.

União Soviética: primeiros satélites Sputnik 1 e Sputinik 2 (que levava a bordo o primeiro ser vivo, a cadela Laika), a primeira viagem tripulada com o cosmonauta Yuri Gagarin, além do lançamento da Soyuz 1 e a estação espacial Mir.

EUA: criação da Nasa e seu primeiro satélite artificial, o Explorer 1, e o modulo lunar Eagle, que colocou o primeiro astronauta na Lua: Neil Armstrong.

Ambas potências ainda contribuíram com o envio de diversas sondas na lua e nos outros planetas do Sistema Solar.
Cientista e astrônomo norte-americano. Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, e foi um dos pioneiros da Exobiologia.
Carl Sagan (1934 - 1996)
Pós Guerra-Fria: houveram grandes realizações mundiais, como o telescópio espacial Hubble, a Estação Espacial Internacional e as sondas marcianas, como a Mars Pathfinder e Curiosity e o novo observatório espacial Kepler.
Foi consultor e conselheiro da NASA desde os anos 1950;
Trabalhou com os astronautas do Projeto Apollo;
Participou dos projetos Mariner e Viking, sondas pioneiras na exploração do sistema solar que permitiram obter importantes informações sobre Vênus e Marte;
Participou também das missões Voyager e da sonda Galileu.
Foi decisivo na explicação do efeito estufa em Vênus e o descobrimento das altas temperaturas do planeta,;
Descobriu moléculas orgânicas em Titã, satélite de Saturno.
Full transcript