Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

ARTE BIZANTINA

No description
by

vini rae

on 20 November 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of ARTE BIZANTINA

arte bizantina

MOSAICO
Obra realizada com fragmentos coloridos de pedra, mármore, terracota, massavitrificada e marfim, entre outros materiais, que são aplicados numa superfície. Eminentemente decorativos, os mosaicos tem sido utilizados principalmente paradecorar paredes e pisos
PINTURA
Destaque para os afrescos (pinturas feitas em paredes, principalmente de igrejas), miniaturas (para ilustrar livros) e ícones (pinturas em painéis). O tema religioso predominou, principalmente a pintura de imagens de Cristo e da Virgem Maria, predominância das representações da época.
ARQUITETURA
Danke
INTRODUÇÃO
ARTE BIZANTINA

A arte bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante centro artístico deste período



Arte Paleo Cristã
e
Arte Bizantina
Fátima
Magda
Pâmela
Vinicius

Profº Mara

História da Arte I
ARTE PALEOCRISTÃ
E
ARTE BIZANTINA

ESCULTURA
A escultura bizantina caracterizada pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Pode-se citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas.
Na arquitetura podemos evidenciar a construção de grandes e imponentes igrejas, cuja característica principal era a presença de cúpulas sustentadas por colunas.
As decorações e pinturas religiosas, no interior das igrejas, eram muito utilizadas.
O principal exemplo deste tipo de arquitetura é a Basílica de Santa Sofia .
INTRODUÇÃO
Arte PaleoCristã
Também conhecida como a Arte das Catacumbas, gerou-se dentro os primeiros núcleos cristãos.
Em função das perseguições que sofriam, os cristãos refugiavam-se nas catacumbas, até o Edito de Milão, em 313, conceder liberdade de culto aos cristãos.
A Arte paleocristã ou arte cristã primitiva é a arte, arquitetura, pintura e escultura produzida por cristãos ou sob o patrocínio cristão desde o início do século II até o final do século V. Não há arte cristã sobrevivente no século I. Após aproximadamente o final do século V a arte cristã mostra o início do estilo artístico bizantino.


Até à declaração de liberdade de culto, a arte cristã não tinha uma tipologia arquitetônica própria. Com o Édito de Milão, Constantino apoia a construção de templos próprios, em Roma, Milão, Ravena, de modo a divulgar a nova religião e acolher o crescente número de convertidos.

ARQUITETURA

A basílica
As novas igrejas, criadas a partir da basílica romana, revelaram a base do que era a arquitetura religiosa
da Europa ocidental na epoca.
Mas embora se tenham levado a cabo várias edificações, estas foram sendo alteradas ao longo dos tempos e nenhuma se apresenta hoje com o seu traçado original.

MOSAICO


O desenvolvimento da sua arquitetura e a necessidade de decorar vastas superfícies vão conduzir a produção artística do mosaico, uma técnica com origens na arte antiga, difundida na Mesopotâmia e com profundas tradições no período greco-romano. O mosaico romano, geralmente utilizado para o revestimento de pavimentos, é feito à base de pequenos cubos de mármore que se adaptam bem à reprodução cuidada de pinturas, mas de pouca intensidade cromática.

ILUMINURA


Em oposição à arte romana pagã, o cristianismo baseia o seu conteúdo nos textos sagrados da bíblia, cunhando os manuscritos com ilustrações, as iluminuras, de elevada importância no processo de manutenção e propagação das escrituras. Acompanhando este aumento produtivo está também o desenvolvimento da técnica da produção dos suportes para manuscritos. Até então eram usados rolos de papiro que não permitiam grande liberdade artística no que diz respeito à ilustração.
De herança clássica, os dípticos de marfim eram peças pessoais de trabalho decorativo requintado, que serviam de invólucro para guardar documentos ou manuscritos. Reflectindo gostos pessoais estas peças possuiam, muitas vezes, a conjugação de elementos clássicos e simbologia cristã, consoante a fé do autor da encomenda.
Embora se tenha renunciado à escultura de escala monumental, o busto de forte tradição clássica mantém-se por um longo período, efectuando-se retratos de carácter formal abstracto e transcendental, de imperadores e altos funcionários do estado.

ESCULTURA

Catacumbas Paris
ICONIS
Basilica de
San Vitale
Basilica de
Santa Sofia
Mosaico basilica de San Vitale
MOsaico basilica de santa sofia
Mosaico basilica de Santa Sofia
Nova Catacumba
(Via Latina, Roma , séc. IV)
Cripta dos Papas
(Catacumba de S. Calixto, Roma , séc. II)
Cubiculo de FractioPanis
(Catacumba de Priscila, Roma , séc. II)
Basilica de Konstantin
Imagem de Cristo

Genesis de Viena
Maria
Ressureição de
Lazaro
Cruz grega. Exposta na
Igreja de Santo Amaro
Cristo Pantocrator
Santa ceia

San Demetrio
Virgem
Basilica de Santa Sofia
Full transcript