Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Desigualdade Social

No description
by

Joana Nascimento

on 28 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Desigualdade Social

Desigualdade Social
Condição na qual os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, prestígio ou poder.
A estratificação social refere-se à divisão da sociedade em camadas ou estratos.
O conceito de Estratificação Social
Segundo Karl Marx, a estratificação social está diretamente ligada à dimensão econômica. Para Marx, a desigualdade se estabelece nas relações de produção que é onde se pode identificar as diferenças entre os homens, particularmente aqueles que exploram e os que são explorados.
Outro conceito elaboado por Karl Marx foi a mais-valia, que consiste na exploração do trabalhador pelo patrão.
Max Weber
Weber utiliza três dimensões da sociedade para identificar as desigualdades nela existente:
Econômica

Classe
Social
Status
Política
Poder
Os estamentos (ou estados)
É formado por quem compartilha uma situação estamental, definida como um privilégio típico, positivo ou negativo, quanto à consideração social com base: no modo de vida; no modo formal de educação e no prestígio obtido hereditariamente.
Características: pouca mobilidade social; cada estamento obedece a regras específicas; mais aberto que as castas, mas não possui a liberdade das classe socias.
Um exemplo de sociedade baseada em estamentos foi a França do século XVIII.
As castas socias
É uma configuração social baseada na hierarquia baseada na religião, etnia, cor, hereditariedade e ocupação, definindo a organização de poder político e a distribui-ção da riqueza gerada pela sociedade. Este sistema sobrevive até hoje na Índia, apesar de politicamente ter sido abolido pelos anos de 1940.
Desigualdade social no mundo
e no Brasil
A desigualdade social está aumentando em função das novas tecnologias, da globalização e da intensificação das mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica em curso.
"Não há mais lugar no planeta que consiga manter-se distante do problema social; as imagens da fome em diversos lugares do mundo refletem no dia a dia das pessoas comuns dos países desenvolvidos, forçando-as a pressionarem seus governos para tomarem medidas a fim de minorar o sofrimento dos mais pobres."
Desigualdade Mundial
As diversas formas de dependência atualmente
Entre as diversas formas de dependência entre os países desenvolvidos e os países emergentes, podemos indicar quatro mais importantes: comercial, tecnológica, financeira e política.
Dependências
Dependência
comercial
As economias dos países emergentes foram construídas como complementos às economias metropolitanas e assim se desenvolveram.
Dependência tecnológica
Quando a tecnologia é toda importada, e não há verbas para pesquisa, não se consegue desenvolver uma tecnologia nacional.
Dependência financeira
Um dos maiores problemas dos países emergentes é sua dívida externa, que na maioria dos casos se acumula desde os tempos de colônia e se amplia com a ajuda do FMI e o Banco Mundial.
Dependência política
A colonização e a posterior descolonização provocaram a criação de Estados independentes com uma frágil integração nacional, dirigidos por minorias, quase sempre vinculadas a interesses das antigas metrópoles.
Desigualdade social no Brasil
Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira atribuem, em parte, a persistente desigualdade brasileira a fatores que remontam ao Brasil colônia.
Desigualdade de raça
e de etnia
Etnia: populações que possuem um senso de identidade de grupo baseado em distintos padrões culturais.
Raça: classificação biológica, podemos citar três - negroide (negros); mongolóide (asiáticos) e caucasóide (brancos)
As minorias
São conjuntos de pessoas que, por suas características físicas ou culturais, diferenciam-se dos outros membros da sociedade em que vivem e recebem tratamento diferenciado.
O preconceito e a discriminção
Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos".
Formas de integração
Assimilação: proceso de integração em que dois ou mais grupos raciais ou étnicos se unem, tornando-se indistintos.
Pluralismo Cultural: ocorre quando há uma perfeita convivência entre grupos étnicos ou raciais.
Desigualdade de gênero e idade
Diferença entre gênero e sexo: "O sexo está diretamente ligado com o aspecto biológico, enquanto o gênero é uma construção cultural diretamente relacionada a uma sociedade."
Desigualdade de gênero
A questão da desigualdade entre homens e mulheres é um fator histórico das sociedades ocidentais, desde a Antiguidade a mulher era tratada como um ser inferior ao homem, devido a diversas crenças religiosas que legitimavam tal perspectiva e que se permeavam pelos costumes sociais, sobretudo na sociedade caracterizada pelo patriarcado e pela hierarquização das relações sociais.
Esteriótipos Sexuais
Assim, o estereótipo é aquela imagem pronta, congelada e sem possibilidades de atualizações que carregamos na mente.
Violência contra a mulher
"Qualquer ato de violência baseado na diferença e gênero que resulte em sofrimentos e danos físicos,sexuais e psicológicos da mulher, inclusive ameaças de tais atos, coerção e privação da liberdade seja na vida pública ou privada."
A perspectiva feminina global
O idoso e desigualdade social
Do ponto de vista capitalista a velhice é vista como a perda do vigor físico o que resulta na baixa produtividade.
Porém, a velhice ainda pode ser vista como um processo de amadurecimento, de acúmulo de experiências e afirmação perante à sociedade.
Desde a antiguidade, o sexo dominante era o masculino, principalmente devido à força física. Desde o início da história o homem era o provedor e o caçador que e trazia alimento à sua família ou para a comunidade em que vivia, além de fornecer segurança. A mulher, sempre dedicava parte da sua vida, ou a maior parte dela, à criação, sempre amamentando e cuidando dos filhos. Com isto, a mulher, era dependendo do homem, sendo subordinada e sempre controlada por ele.
Feminismo
Os movimentos feministas são, sobretudo, movimentos políticos cuja meta é conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, isto é, garantir a participação da mulher na sociedade de forma equivalente à dos homens. Além disso, os movimentos feministas são movimentos intelectuais e teóricos que procuram desnaturalizar a idéia de que há uma diferença entre os gêneros. No que se refere aos seus direitos, não deve haver diferenciação entre os sexos. No entanto, a diferenciação dos gêneros é naturalizada em praticamente todas as culturas humanas.
Full transcript