Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

PAP

No description
by

Nuno Rodrigues

on 12 July 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of PAP

Índice
O projeto
O Projeto
A nossa PAP consiste na implementação de uma rede informática numa escola.
Este projeto foi pensado para completar e solidificar a aprendizagem do último ano do curso, onde a grande temática e conteúdos programáticos das disciplinas técnicas são redes e comunicação de dados.
Pensando também no futuro nesta área, e no desempenho das funções de técnico de equipamentos informáticos, este é um projeto que, sem dúvida, será importante no exercer de tarefas relacionadas com sistemas de informação e comunicação, o que certamente será uma mais-valia para nós alunos.
Deste modo, poderemos também aplicar e demonstrar os conhecimentos adquiridos.
Escolha dos Programas
No desenvolvimento deste projeto foram utilizados os seguintes programas: o Sweet Home 3D e o Packet Tracer.


Prova de Aptidão Profissional
Implementação de uma
Rede Informática
Curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Nuno Rodrigues e
Tiago Migalha
Escolha dos programas
Sweet Home 3D
Packet Tracer
Sweet Home 3D
Vantagens

Simples utilização, podendo o utilizador alternar entre planos 2D e criar divisões utilizando dimensões reais e apetrechá-las com o mais diverso tipo de imobiliário e eletrodomésticos;
Criação de ambientes tridimensionais muito semelhantes aos reais, possibilitando uma visão realista sobre a decoração de uma divisão;
Vem com 75 tipos de mobília diferentes, no entanto é possível através do site do fabricante importar gratuitamente todos aqueles exemplos de mobílias e objetos decorativos.

Vantagens
Packet Tracer

Desenvolvimento de habilidades para a solução de potenciais problemas;
Criação e configuração de complexas tecnologias de rede;
Proporciona uma simulação real e uma visualização do ambiente de aprendizagem complementando os equipamentos da sala de aula;

Etapas do Projeto
Escolha dos programas
Construção da planta da escola
Elaboração da rede informática
Etapas do projeto
A rede
Cabos de categoria 5e foram os utilizados por nós na instalação da rede, este tipo de cabo é certificado para o uso em redes de 10 e 100 Megabits, mas também nas redes Gigabit Ethernet que transmite dados até um gigabit por segundo.
Este cabo tem uma largura de banda máxima de 100 MHz e suporta distâncias até 100 metros.
A planta
Conforme já referimos antes, o nosso projeto baseia-se na configuração de uma rede informática para uma escola. A configuração dessa mesma rede envolveu também a construção da planta da escola. De seguida, iremos apresentar algumas imagens da planta e da sua evolução.
A escolha em relação ao Packet Tracer para a construção da rede foi fundamentado por este programa ter sido muitas vezes utilizado neste 3º ano de curso, como suporte à matéria lecionada sobre redes e comunicação de dados
A nossa opção pelo Sweet Home 3D para a construção da planta, deve-se ao facto de ser um programa onde não é muito complicado de trabalhar. O que dificultou um pouco o trabalho no mesmo é que não temos formação nesta área, mas com a visualização de alguns videos e tutoriais, conseguimos construir a nossa planta.
A planta
A planta
A rede
Nas duas imagens anteriores podemos verificar as estruturas do pisos 1 e 2 da escola. É possivel comprovar a presença de todas as divisões já devidamente traçadas, falta estarem devidamente mobiladas e equipadas com os equipamentos de trabalho.
Piso 1 da escola
A planta
Piso 2 da escola
A planta
Fachada da escola
Nesta imagem está representada a fachada da escola, é simples, bonita, com janelas em todas as salas e com uma janela grande sem abertura que advém do corredor.
A Planta
Piso 1 da escola

A Planta
Piso 2 da escola
As duas imagens apresentam os dois pisos, já mobilados e equipados com todos os equipamentos de internet e não só para que o seu funcionamento seja a 100%. É também possível registar que divisões são e como estao distribuidas.
A Planta
Sala de aula
Esta imagem mostra-nos uma das muitas salas de aulas normal já equipada com o respetivo computador para o professor lecionar as aulas e com o mobiliário adequado a uma sala de aula.
A Planta
Sala de Informática
A imagem acima apresenta uma das salas de informática. Pode-se comprovar a existência de alguns computadores para utilização por parte dos alunos e o computador do professor. Todos estes computadores estão prontos a ser utilizados uma vez que foram posteriormente configurados no Packet Tracer para poderem ter acesso à Internet.
A rede
A topologia por nós utilizada na configuração da rede, foi a topologia em estrela.
A rede
Estrutura física
Como é sabido a nossa escola tem 2 pisos e ambos irão ter um ponto de acesso sem fios onde os computadores portáteis poderão ser ligados. Na sala do técnico está 1 servidor e um computador.
No piso 2 existem 4 salas de informática com um total de 105 computadores ligados a vários switchs de 24 portas cada.

A rede
A classe C foi a classe que escolhemos para a configuração da rede e possui um conjunto de endereços que vai do 192.0.0.0 ao 223.255.255.0. nesta classe os primeiros 24 bits identificam a rede e os últimos 8 bits identificam os hosts.
Esta classe permite -nos ter até 254 hosts por rede.
A rede
Na configuração da rede a nossa rede foi dividida em várias sub-redes. Isto traz-nos alguns benefícios como uma administração de rede mais simplificada e um tráfego de rede reduzido
A rede
Máscara Número de IP’s
255.255.255.0 256
255.255.255.192 126
255.255.255.224 64
255.255.255.240 32
255.255.255.248 8
255.255.255.252 4
255.255.255.254 2
255.255.255.255 1

A rede
Full transcript