Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

História e Filosofia da Física

No description
by

Sandro Ely de Souza Pinto

on 1 April 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of História e Filosofia da Física

aquilo com o qual ou sem o qual o povo vive tal e qual.
Filosofia é
uma disciplina que estudo assuntos tão fundamentais de forma a serem de interesse de todas as pessoas!
Filosofia é
a busca da unidade do conhecimento na unidade da consciência. e vice-versa.
Filosofia é
1) Seja claro
3) Seja sincero
2) Seja explícito
No entanto...
Em um certo sentido não apenas escalas pequenas são consideradas, pois coisas grandes são construídas com coisas pequenas.
Não apenas uma única teoria, mas uma família de teoria, e.g., teoria quântica de partículas, de campos, das cordas, etc...
A Mecânica Quântica é
A Teoria física que descreve o mundo numa escala muito pequena
O que é filosofia?
Regras de ouro para uma discussão filosófica
O que é a Mecânica Quântica?
História e Filosofia da Física
Vamos nos concentrar na
Teoria Quântica simples: Teoria Quântica de Partículas Não-Relativística.
O que os especialistas dizem?
Richard Feynman
O que eu vou dizer é o que nós ensinamos aos nossos estudantes de física no terceiro ou quarto ano de graduação escola -- e você vai supor que eu vou explicar isso e você vai entender? Não, você não vai entender. Por que, então, eu vou incomodá-lo com tudo isso? Por que você está sentado aqui todo esse tempo, quando você não será capaz de entender o que eu vou dizer? É minha tarefa convencê-lo a não se afastar junstamente porque você não vai entender. Como você pode ver, meus alunos de física os alunos não entendem. E isso ocorre porque eu não entendo isso! Ninguém entende!

George Greenstein
&
Arthur Zajonc
Em nossa opinião, a pesquisa moderna fez apenas com que a natureza paradoxal da teoria [quântica] fique mais evidente. Nossa tese neste livro é que o universo quântico impõe sobre nós uma revisão radical a respeito da nossa concepção do mundo físico. Uma revisão que tem por nenhum meio foi alcançada. Nosso objetivo não é realizar essa tarefa, pois não temos nenhuma ideia de como isso poderia ser feito. Pelo contrário, o nosso objectivo é tornar tão vívida quanto possível, as dificuldades de interpretação colocado pela mecânica quântica.

"The Quantum Challenge"

Roger Penrose
Temos de entrar em acordo com a teoria quântica -- que é a mais exata e misteriosa das teorias físicas -- para mergulharmos profundamente em algumas grandes questões da filosofia: Como o nosso mundo se comporta, e o que constituem as 'mentes' que são, na verdade, "nós"?
David Lindley
O princípio fundamental da física clássica é que um mundo real e objetivo existe e pode ser entendido detalhadamente, sem limites, pelos cientistas. A teoria quântica afasta essa certeza, afirmando que os cientistas não podem esperar encontrar o mundo "real" com detalhes infinitos. Não porque há algum limite para sua engenhosidade intelectual ou conhecimentos técnicos, nem mesmo porque existem leis da física que impedem o alcance do conhecimento obetivo perfeito. As bases da Teoria Quântica são ainda mais revolucionárias: ela afirma que conhecimento objetivo perfeito do mundo não pode ser obtido, porque não há nenhum mundo objetivo.
Steven Weinberg
A maioria dos físicos usa a mecânica quântica todos os dias em seu trabalho sem precisar se preocupar com o problema fundamental da sua interpretação. Sendo pessoas sensatas com muito pouco tempo para acompanhar todas as idéias e dados em suas próprias especialidades eles não se preocupam com este problema fundamental. Um ano atrás eu estava esperando o elevador com um colega de departamento e nossa conversa se direcionou para uma garoto que era uma promessa como físico teórico enquanto estava na graduação. Perguntei por onde andava tal aluno, meu colega balançou a cabeça e com tristeza respondeu assim: "Ele tentou entender a mecânica quântica."
Full transcript