Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Eletricidade

No description
by

Thalita Cavalcanti

on 26 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Eletricidade

Altera o número de elétrons de um corpo. Através do atrito, contato ou indução! Eletricidade Módulo 43 propriedade quântica fundamental da matéria, presente em algumas partículas subatômicas, que determina como elas interagem eletromagneticamente, seja atraindo ou repelindo. Graças às ligações químicas existe a condutividade elétrica. Átomo 3 elementos: Resolva essas duas questões em seu caderno: Atrito Pegue uma caneta e vamos à experiência! Contato No processo de eletrização por contato, a interação não é tão forte quanto no atrito.
Um dos corpos precisa estar previamente carregado.
É necessário que os dois corpos sejam condutores.
O corpo neutro assume o sinal da carga do corpo carregado. Élektron Carga elétrica Treine! Um pouco de história Processos de Eletrização: há trocas de elétrons entre os corpos.

blusa de lã
choque no carro, grama sintética âmbar: resina fóssil que provén da seiva escorrida, muitos anos atrás, de árvores de madeira macia como o pinheiro. magnetita: minério de ferro, cinzento, escuro e brilhante. Atrito ferro Tales de Mileto: matemático e astrônomo grego que viveu no VI século a.C. É dele o conceito filosófico de que todos os elementos da natureza têm origem na água como princípio ativo. Outra ideia originada por Tales foi o conceito dicotômico da natureza, segundo o qual toda matéria palpável tem uma alma, algo impalpável, com vontades e desejos próprios, como todos os seres vivos. A magnetita deveria atrair e repelir por causa da "alma".
O âmbar, devia-se a uma espécie de humor (algo líquido como a água), secretado pela resina fóssil. A palha era atraída pelo âmbar porque "tinha sede" e "queria beber" o humor. Elétron: partícula subatômica com carga elétrica negativa e massa menor do que a do próton e do nêutron. próton: partícula subatômica com carga elétrica positiva e massa aproximadamente 1836 vezes maior do que a massa do elétron. Nêutron: partícula subatômica com carga elétrica nula e massa aproximadamente 1838 vezes maior do que a massa do elétron. A carga do elétron, que é a mesma de um próton (apenas os sinais são diferentes), está definida numericamente no seguinte valor:

1,6 . 10^-19 C

C (coulomb) - unidade da carga elétrica. A carga elétrica de um elétron ou próton é propriedade intrínseca da respectiva partícula, assim como a massa de um corpo. Podemos usar a seguinte equação para quantizar a carga elétrica de um corpo:

Q = n . e

Q = carga elétrica
n = número inteiro de elétrons faltantes (carga positiva final) ou em excesso (carga negativa final)
e = carga fundamental do elétron (ou próton) 1. Uma esfera isolante está eletrizada com carga de -32 . 10^-6 C. Sabendo que a carga elementar vale 1,6 . 10^-19C, é correto afirmar que a esfera apresenta quantos elétrons?

2. Uma partícula está eletrizada positivamente com uma carga elétrica de 4,0 . 10 ^-15 C. Como o módulo da carga dos elétrons é 1,6 . 10 ^-19 C, essa partícula possui quantos elétrons? Condutividade elétrica: condução de partículas elétricas de um corpo para outro em um mesmo corpo. Materiais condutores: permitem a passagem de carga elétrica.
Materiais isolantes (dielétricos): não permitem a passagem de carga elétrica. Concluímos então que, quando dois corpos de materiais diferentes são atritados, eles se eletrizam, ou seja, trocam elétrons entre si. Mas qual corpo ganhou elétrons e qual perdeu? (cabelo, caneta e água). Alguns materiais têm a tendência de perder elétrons e outros tentem a ganhar elétrons. p. 5 Quando colocamos um corpo positivamente carregado em contato com um segundo condutor, inicialmente neutro, uma parte dos elétrons do corpo descarregado tende a se transferir para o corpo carregado, tornando o conduotr neutro também positivo. A soma das cargas dos corpos deve ser igual antes e após o contato. Esse princípio é conhecido como lei da conservação da carga elétrica. Deve-se levar em conta a forma e o tamanho dos condutores - se forem iguais, as cargas finais em ambos também serão. (p. 6 - exercício resolvido.) Indução Na indução eletróstática não há contato entre os corpos, e sim proximidade entre um objeto carregado e um neutro. A indução eletrostática envolve apenas a separação de cargas positivas e negativas. Caso o indutor seja afastado, as cargas do induzido retornarão a posição anterior, isto é, deixarão de se concentrar nas extremidades. O corpo induzido sempre assumirá carga contrária à do indutor.
Full transcript