Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Percy Jackson

No description
by

Vitor Sternlicht

on 16 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Percy Jackson

Notes
Ideas
Ideas
Ideas
Introduction
Step 1
Step 2
Step 3
Step 4
Conclusion
Percy Jackson e o Ladrão de Raios
e o mito de Hércules

Amanda Domingues - nº02

Larissa Kim - nº20

Sofia Camargo - nº32
Tamires Arida - nº33

Vitor Sternlicht - nº35
1º ano A
Participantes
Hércules
Entre os heróis gregos destacava-se Héracles, mais conhecido pelo nome romano - Hércules - cultuado em toda a Grécia. Filho de Zeus e da princesa Alcmena, era odiado por Hera, esposa do Deus dos Trovões. Quando Hércules casou-se com Mégara, uma princesa tebana, Hera fez com que ele enlouquecesse e pusesse fogo em sua casa, matando sua mulher e seus filhos. Quando recuperou a razão, o herói procurou o auxílio do oráculo de Delfos, que disse-lhe que deveria servir doze anos a seu primo Euristeu, rei de Argos, durante os quais realizou os 12 trabalhos que tornaram-no famoso.
Os 12 trabalhos
de Hércules

Primeiro trabalho: matar o leão de Neméia. A partir de então Hércules passou a usar a pele resistente do leão como armadura.
Segundo trabalho: matar a Hidra de Lerna, uma serpente com sete cabeças venenosas. Hércules queimou todas as cabeças do animal, menos uma, que era imortal. Essa foi enterrada por baixo de uma pedra. Após matar a Hidra, Hércules mergulhou suas flechas no veneno da Hidra, tornando-as venenosas.
Terceiro trabalho: a captura do javali de Erimanto.
Quarto trabalho: capturar a corsa de Cerinéia, que tinha os cascos de bronze e os chifres de ouro.
Quinto trabalho: expulsar as aves do lago Estinfale, na Arcádia.
Sexto trabalho: limpar os estábulos do rei Augias, da Élida, em um só dia. Os estábulos estavam muito sujos, mas Hércules desviou o curso de dois rios para passarem por dentro deles e realizou o trabalho.
Sétimo trabalho: capturar o touro selvagem de Minos, rei dos cretenses.
Oitavo trabalho: capturar os cavalos devoradores de homens do rei Diomedes da Trácia. Hércules matou Diomedes e deu sua carne aos cavalos.
Nono trabalho: obter o cinto de Hipólita, rainha das Amazonas, as mulheres guerreiras.
Décimo trabalho: ir buscar o gado do monstro Gerião, que vivia além das colunas de Hércules (Estreito de Gibraltar).
Décimo primeiro trabalho: levar as maçãs de ouro do jardim das Hespérides para Euristeu.
Décimo segundo trabalho: capturar Cérbero, o cão de três cabeças que guardava os infernos, e mostrá-lo a Euristeu.
Em uma ocasião, Hércules viajava com sua mulher Dejanira quando permitiu que um centauro chamado Nesso a carregasse para atravessar um rio. Nesso tentou violentá-la e Hércules matou-o com uma flecha envenenada.
Ao morrer, Nesso disse para Dejanira guardar seu sangue e, mais tarde, enciumada ao ver o herói apaixonado por outra mulher (Iole), ela mergulhou uma túnica no sangue do centauro e a deu ao marido.
Assim que a vestiu, o veneno começou a queimar sua carne. Não suportando a dor, Hércules pediu a seus amigos que o colocassem em uma pira funerária e a acendessem. Depois que seu corpo foi carbonizado, Hércules foi levado ao Olimpo (a morada dos deuses) e tornou-se imortal.
A morte de Hércules
Documentário: Confronto dos Deuses - Hércules // The History Channel
Percy Jackson e a mitologia herculana
Quíron, o centauro, foi mestre de Hércules e professor de Percy.
No livro, Grover comenta que somente alguns heróis partiram para missões no Mundo Inferior, como Hércules. De fato, na mitologia, seu 12º trabalho de Hércules foi capturar Cérbero, o cão de três cabeças que guardava os infernos.
O livro cita a grande força de Hércules, que constitui a base de seus feitos heroicos na mitologia.
No Acampamento Meio-Sangue, foram lançados fogos de artifícios com várias formas, entre elas a de Hércules cumprindo o seu primeiro trabalho: matar o leão da Neméia.
Na mitologia, o décimo primeiro trabalho de Hércules é roubar um pomo de ouro do jardim das Hespérides. Já Luke, no livro em análise, diz que recebeu esta mesma missão de seu pai, Hermes.
Quíron diz, no livro, que Hércules e Jasão receberam mais treinamento do que o jovem Percy Jackson. No entanto, a mitologia não explora o treinamento do herói.
Percy Jackson e o Ladrão de Raios
e o movimento classicista
Assim como no Classicismo, o livro em análise retoma valores da cultura greco-romana, usando vários deuses e monstros característicos da mitologia grega.
No livro, Percy vive um choque de crenças ao descobrir a existência dos deuses gregos, nos quais passa a acreditar. De forma semelhante, no Classicismo (contemporâneo ao Renascimento), a Igreja Católica perde vários fiéis e começa a receber críticas de um novo grupo de artistas voltados para a razão.
No livro, a luta dos semideuses pode ser associada à busca do homem renascentista pela razão, que acreditava que podia dominar o mundo. Esse ideal chega ao extremo quando interpretado radicalmente por aqueles que se juntam ao titã Cronos para assumir o controle do planeta.
O livro assemelha-se aos contos épicos do Quinhentismo, já que conta a história de um herói que combate o mal matando inúmeros monstros mitológicos, e há constantes intervenções de divindades gregas.
Propaganda
REFERÊNCIAS
Texto modificado de http://www.historiamais.com/hercules.htm. Acesso em 11/08/13.
As ilustrações do mito de Hércules foram extraídas das páginas http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/2011/04/os-doze-trabalhos-de-hercules.html; http://fc01.deviantart.net/fs21/f/2007/289/b/3/Clock_Face_3_by_a_lemonhead.png; http://www.mlahanas.de/Greeks/Mythology/RM/HerculesZurbaran.jpg. Acesso em 13/08/13.
Livro "Percy Jackson e o Ladrão de Raios", de Rick Riordan, e filme homônimo, dirigido por Chris Columbus.
Profª Maria da Graça Alves Cardoso
Full transcript