Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Discurso juvenil: Gírias e a linguagem juvenil

No description
by

Robson Pierre

on 19 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Discurso juvenil: Gírias e a linguagem juvenil

Discurso juvenil: linguagem juvenil
- A língua esta em constante modificação: palavras novas, de diferentes origens, são adicionadas ao idioma e ao longo do tempo absorvidas pelos falantes, que passam a utilizá-las em suas comunicações diárias.


- Neste processo de criação de novas palavras, é importante destacar as novas linguagens atuais , que surgem em um determinado grupo social e, por sua expressividade, acabam sendo introduzidas à linguagem coloquial de outras camadas sociais, como por exemplo, as gírias.

Gerações a, z, y e z.
Geração A : Baby Boomer
- A descrição mais simples da geração Baby Boomer é aquela que compreende pessoas que nasceram entre 1946 e 1964, assim possuem de quarenta e sete a sessenta e sete anos de idade.

- A expressão Baby Boomers nasceu nos Estados Unidos. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os soldados americanos retornaram para as suas casas, e associada a uma reestruturação da economia, aquele momento foi identificado um grande aumento na taxa de natalidade.

- Os Baby Boomers foram importantes para a conquista de várias causas sociais no século passado.

Geração X
- A geração "X" inclui a população nascida no início de 1960 até o final dos anos 70, mas também podem ser considerados os nascidos no início dos anos 80, no máximo até o ano de 1982, ou seja, as pessoas que possuem atualmente cerca de trinta e cinco, até cinquenta e três anos de idade.

- O termo Geração X é utilizado para rotular as pessoas nascidas após o chamado “Baby Boom”, que aconteceu após a Segunda Guerra Mundial e é caracterizado pelo aumento importante na taxa de natalidade dos Estados Unidos.


Geração Y
- A Geração Y é constituída por pessoas que nasceram entre 1970 e 1990, portanto a geração “Y” possui adeptos de vinte e três a quarenta e três anos de idade.

- Conhecida também pelo nome de Geração Internet ou Digital, foram criados em tempos de grandes avanços referentes à tecnologia e em uma época de economia estável.

- Os jovens "Y" dificilmente sujeitam-se a tarefas subalternas quando iniciam suas carreiras e lutam por bons salários. Principalmente pois foram criados em uma época de economia estável, e acostumados com facilidade em ter as coisas.
Geração Z
- A geração z nasceu no começo da década de 90 e terminou em 2009.

- É uma geração contemporânea a uma realidade conectada a internet, para essa geração os valores familiares não são tão expressivos quanto os contatos virtuais estabelecidos pelos jovens na web.

- Apresenta características como a capacidade de fazer várias ao mesmo tempo.

- Essa geração atual utiliza, e muito, os recursos que possuem para ficarem conectados, principalmente pela troca de mensagens, que até mesmo modificaram a linguagem padrão para facilitar a escrita ou a fala.

- Essa nova linguagem tem a característica de abreviar palavras, escrever apenas uma parte dela e de utilizar gírias em sua comunicação oral, com o objetivo de facilitar e tornar mais rápido a escrita ou a fala.

Comunicação
- A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, ou seja, que alguma informação passe do individual ao coletivo.

- Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face a face, através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala e a escrita.

- A comunicação, nos dias de hoje está cada vez mais rápida, instantânea e mundial, principalmente devido à internet.


Globalização
- O termo Globalização refere-se à forma como os países aproximam as pessoas e interagem, ou seja, interliga o mundo, levando em conta os aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos.

- É impossível falar de globalização sem falar da internet, que a qualquer momento que quisermos nos proporciona uma viagem pelo mundo sem sair do lugar.

- A necessidade de união causada pela Globalização fez com que vários países que visavam uma integração econômica se unissem formando os chamados blocos econômicos, o território mundial ficou mais integrado, mais ligado. E quanto mais acontece a globalização e o mundo todo se torna um só, mas é preciso que a língua se torne global e única.

- Para encarar todas estas mudanças, o cidadão precisa se manter atualizado e informado, pois estamos vivendo em um mundo em que a cada momento somos bombardeados de informações e descobertas novas em todos os setores.

Internet

- A internet pode ser caracterizada como uma rede que facilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo, além disso facilita a vida da sociedade atual.



- A internet vem sendo usada, recentemente como uma forma das pessoas, maioria jovens, de se comunicar e interagir facilmente e instantaneamente com as outras pessoas ou a sociedade em geral. Alguns exemplos de ferramentas para tal interação na internet são as redes sociais, sites de relacionamentos e ferramentas para troca de mensagens.


Considerações finais
- Os jovens da geração z, atual geração, estão muito ligados à internet e aos meios de comunicação atuais, e para tal comunicação foi constituída uma nova forma de escrita e fala muito mais simplificada e direta, isso ocorre em decorrência da sua principal característica; os participantes da geração z são acostumados a fazer diversas coisas ao mesmo tempo.


- Em muitos dos casos, os jovens utilizam as gírias e as abreviações para conseguirem mais tempo em suas multitarefas, mas a necessidade de estar sempre conectado e sempre se comunicando é em consequência da globalização que hoje interliga o mundo de várias maneiras.



Comunicação
- Porém, nas comunicações atuais, principalmente nas que utilizam a internet, está sendo cada vez mais usada uma forma diferente de escrita e fala que propicia mais rapidez e facilidade aos que a utilizam com frequência, que são normalmente os jovens e as novas gerações.

- Nessa nova linguagem é utilizado sem moderação, um texto com muitas abreviações ou apenas a escrita de uma parte das palavras, o que facilita e propicia a rapidez que tanto precisamos.

- A gíria é um fenômeno de linguagem especial que consiste no uso de uma palavra não convencional para designar outras palavras formais da língua. Pode ser empregada no intuito de fazer segredo, humor ou distinguir o grupo que a adota dos demais, muitas vezes criando um jargão próprio.


- Assim, como uma expressão idiomática, é uma palavra que se caracteriza por não permitir a identificação do seu significado através de seu sentido literal. Por essa razão, também não é possível traduzi-la para outra língua de modo literal.

Discurso juvenil: Gírias
Créditos:

Robson Pierre (comunicação, produção do Prezi)
Camila Castellan (globalização, linguagem juvenil)
Vitória Chaer (gerações a,x,y,z)
Matheus Prado (internet)
Ana Cecília (professor orientador)

Internet
- Um grande avanço atual foi trazer tudo o que a internet nos possibilita para os celulares e tablets, facilitando assim o acesso a ela e a tais ferramentas.


- Hoje a comunicação por meio da internet é tamanha que até foi criada uma nova forma de linguagem, muito mais facilitada e rápida, para se adequar à necessidade atual de se fazer tudo o que precisamos muito mais rápido, quase que instantaneamente. Essa linguagem se caracteriza pelo uso de gírias e de uma escrita bem mais abreviada e com muitos sinais.

Agradecimentos
- Enfim, nós alunos agradecemos aos professores a oportunidade de realização desse trabalho, que além de possuir um assunto importante, é totalmente atual e ligado ao nosso dia-a-dia.

- Com certeza tal esforço nos propiciou uma grande aprendizagem, que será útil em nossas realizações futuras.
Introdução
- Neste trabalho iremos analisar o discurso, “expressão do modo de falar, de agir”, que os jovens da geração z utilizam pra se comunicar, essa necessidade de se comunicar é em consequência da globalização, que através da internet interliga o mundo inteiro.


- Essa linguagem juvenil, mais conhecida como gíria, “vocabulário informal e peculiar de um grupo”, é as vezes uma saída para essa geração ganhar mais tempo para conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo, já que esta é sua característica principal. Através de buscas a sites, leituras e debates iremos abordar toda essa situação.
Full transcript