Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Os Bancos e sua origem.

No description
by

Marcia Ross Kloss

on 23 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Os Bancos e sua origem.

Os Bancos e sua origem.
Surgimento dos Bancos.
Com o surgimento da moeda, no período das grandes civilizações, o ato de emprestar, tomar emprestado ou guardar dinheiro de outros foi quase inevitável
O setor bancário brasileiro e sua evolução.
1808/1944 - Criação do Banco do Brasil, antecede a declaração de independência. Faz o papel de Banco Central (até 1964) e detém o monopólio na intermediação financeira. As instituições financeiras começam a se inistalar no início do século XX.
Memória Fotográfica
História do HSBC
Fundador: Thomas Shuterland. Percebeu a necessidade de instalações bancárias em Hong Kong e na costa da China. Fundação: 1865 (Hong Kong e Xangai). Foco na China e na região da Ásia-Pacífico. Pioneiro em práticas bancárias modernas. Em 1888, foi o primeiro banco a se estabelecer na Tailândia, onde foram impressas pela primeira vez as cédulas do país.
O HSBC no Brasil.
O HSBC entrou no Brasil em março de 1997, quando foi criado o HSBC Bamerindus, onde assumiu os ativos, passivos e subsidiárias do segundo. No momento de sua aquisição contava com cerca de 1300 agências, mais mercados de seguros, leasing e empresa de valores mobiliários. O banco corporativo e as operações regionais estão localizadas em SP. O nome do banco foi alterado em 1999 para HSBC BANK BRASIL S.A.- Banco Múltiplo.
Acredita-se que as primeiras operações bancárias da história tenham sido desenvolvidas pelos fenícios.
Entretanto, o nome "Banco" foi concebido pelo romanos, pois era o nome que se dava a mesa onde eram realizadas trocas de moedas.
1945/1963 - Número de Bancos existentes: 508. Necessidade de maior controle do sistema. Criada a SUMOC, que criou medidas restritivas para a criação de novos Bancos. Em 1964, já eram 336. Aumento só do número de agências, por banco.
1964/1969 - Fim da recessão dos anos 60. Incentivo da poupança. Criação de novas normas, e do SFH e apoio para fusão entre Bancos. Novas instituições financeiras. Criação do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central.
1970/1988 - a inflação crescente dos anos 70, permitia que os Bancos ganhassem muito com o chamado "floating" (captação sem correção monetária e aplicação com correção monetária. Isso exigia agilidade para aplicar rapidamente e da forma mais rentável. Desenvolvimento da tecnologia bancária.
1989/1993 - Criação de Bancos Múltiplos. Aumento de 106 para 218 Bancos. Luta pela eficiência, prevendo o fim da inflação e, por consequência, do floating. Redução do número de funcionários. Investimento em tecnologia.
1994/1999 - Plano Real. Bancos começam a cobrar tarifas pelos serviços. Necessidade de fontes de receitas alternativas.
2000/2012 - Economia estável. Bancos estrangeiros se instalam, interessados no mercado brasileiro. Lucros maiores. Aumento de fusões e aquisições.
Logo após sua fundação, começou a abrir filiais, alcançando lugares longínquos como a Europa e América do Norte. Desde o início, o financiamento do comércio era uma característica forte do negócio local e internacional do Banco. Em 1874, realizou o primeiro empréstimo público da China. Assim, se firmou como a instituição financeira mais importante na Ásia. No início do século XX, reforçou sua atuação no Oriente, fornecendo empréstimos a governos, para financiar a modernização e projetos de infraestrutura interna, como a construção da malha ferroviária.
Logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, com o retorno da prosperidade no Oriente, voltou a investir, abrindo novas sedes. Logo após a crise de 30, sobreveio a Segunda Guerra Mundial, que trouxe novo problema. A maior parte dos funcionários no Oriente se tornou prisioneiro de guerra. O Banco sobreviveu graças a uma política prudente de construir grandes reservas em tempo de paz. Ao final da guerra, assumiu papel fundamental na reconstrução de Hong Kong.
Os outros mercados, entretanto, estavam em crise, e foi necessário fechar vários escritórios. Com isto, os negócios foram concentrados em Xangai. Isto não era adequado e o Banco resolveu este problema com a diversificação, através de uma série de alianças e aquisições.
Nos últimos anos do século XX, o HSBC passou de um importante banco regional para uma das mais importantes organizações financeiras do mundo.
A estratégia do "banquinho de três pernas"
Cada perna do banquinho representava um dos mercados da região Ásia-Pacífico/EUA/Reino Unido. Estas eram as regiões onde eles pretendiam expandir e consolidar suas operações, o que foi feito com sucesso. A transformação levou o Banco a transferir sua sede para Londres. Em novembro de 1998, o HSBC adotou uma marca unificada, tendo por origem a bandeira do Banco que usava a cruz de Santo André, oriunda da bandeira escocesa.
Full transcript