Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

SEBRAE MS

on 7 January 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

PROGRAMA
DE ESTÁGIO
SEBRAE / MS
2014

INTRODUÇÃO
OBJETIVO
PERFIL DO ESTAGIÁRIO
O programa de estágio estabelece os princípios para a concessão de vagas para estudantes do ensino médio e superior obedecendo a legislação de Estágio: Lei 11.788, de 26/09/2008.

O estágio no SEBRAE/MS propõe uma relação de cooperação, onde são oferecidas oportunidades de transmissão de conhecimentos e trocas de experiências, visando melhores condições de aprendizado e integração ao mercado de trabalho.

Desta forma, o SEBRAE/MS, espera que os estudantes correspondam as oportunidades oferecidas, e se empenham em cumprir com seus compromissos, com uma postura profissional, construtiva e respeitosa.
JUSTIFICATIVA
O estágio de estudantes foi instituído pela Portaria nº 1.002, de 29/06/67, do Departamento Nacional de Mão de Obra do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

O estágio representa papel decisivo na formação profissional como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem e, portanto, é sempre de interesse curricular.
O SEBRAE/MS visa através do programa de estágio propiciar a complementariedade do ensino a fim de se constituir em instrumento de integração, permitindo ao estudante a aplicação prática de seus conhecimentos teóricos, motivando seus estudos e possibilitando maior assimilação das matérias curriculares, além de fazer com que o estudante adquira uma atitude de trabalho sistematizado, desenvolvendo a consciência da produtividade, a observação e comunicação concisa de idéias e experiências adquiridas, incentivando e estimulando o senso crítico e a criatividade
São considerados aptos para o estágio, os alunos regularmente matriculados que freqüentem, efetivamente, os cursos vinculados à estrutura de Ensino Público e Particular, Ensino Médio e Ensino Superior, especificamente, os cursos de Administração de Empresas e suas especialidades, Ciências Econômicas, Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Tecnologia em Redes de Computadores, Processamento de Dados, Ciências Contábeis, Psicologia, Direito, Comunicação Social, Secretariado Executivo.

É necessário que a formação acadêmica dos estagiários tenha correlação direta com as atividades a serem desenvolvidas no SEBRAE/MS.
PRINCIPAIS OBJETIVOS
Normatizar as relações entre o SEBRAE/MS e os estagiários.

Consolidar o processo de aprendizagem que se estabelece na relação de estágio.
TERMO DE COMPROMISSO
A realização do estágio faz-se mediante termo de compromisso celebrado entre o estudante, o agente de integração (CIEE; IEL; ABRE) e a parte concedente (empresa), com intervenção obrigatória da instituição de ensino.

O termo de compromisso constitui um dos componentes exigíveis da inexistência de vínculo empregatício.
DURAÇÃO DO ESTÁGIO
A duração do estágio, estabelecida no termo de compromisso, será de 12 meses, podendo ser renovado através de Termo Aditivo ou de um novo Termo de Compromisso a cada 12 meses, com duração máxima de 2 anos.

Para estagiários do ensino médio, pode-se estender até 02 anos, desde que o mesmo esteja matriculado regularmente e que não tenha se formado.

A jornada de atividades do estágio deve ser cumprida em horário fixo durante a semana, podendo ser com a duração de 05 ou 06 horas diárias
DOS ENCARGOS E OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS EXISTENTES NA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS
O estágio de estudantes não se confunde e não deve ser confundido com emprego, quer de caráter temporário, quer de duração indeterminada. Pois são figuras totalmente distintas.

O estágio não é, portanto, emprego; logo, não cria vínculo empregatício entre as partes e é regulamentado por legislação específica.

Por não ser empregado o estagiário não é cadastrado no PIS/Pasep, não faz jus ao aviso prévio em caso de rescisão contratual, não tem direito as férias, nem a 13º salário; ao estagiário, não se aplicam também, as obrigações relativas a contrato de experiência, contribuição sindical e verbas rescisórias.

Sobre a bolsa auxílio não incidem contribuições para o INSS, nem para o FGTS.
ACOMPANHAMENTO DO ESTAGIÁRIO
Cada estagiário deverá ter um supervisor de estágio. Desta forma, as áreas que solicitarem a contratação de um estagiário, deverão também, designar o funcionário que irá atuar como seu supervisor, pois é imprescindível a existência de um responsável que fará orientação técnica e comportamental do estagiário.

O supervisor participará do processo formativo do estagiário a partir da troca de experiências e conhecimentos na prática profissional, acompanhando e avaliando a execução das atividades de estágio e também auxiliando o estagiário na solução de possíveis problemas técnicos.
RESPONSABILIDADES DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO
Conhecer as expectativas dos estagiários e tornar conhecidas ao estagiário às expectativas da empresa em relação a sua atuação;

Orientar o estagiário sobre as atividades do estágio;

Repassar ou instruir o estagiário sobre os métodos e técnicas necessárias ao desenvolvimento das atividades na área;

Acompanhar a pontualidade, freqüência e comportamento do estagiário, zelando pela adequação de sua conduta;

Acompanhar o desempenho do estagiário, orientando a sua atuação através de feedback constante;

Realizar as avaliações solicitadas pelos agentes de integração e pela UGP;

Informar a UGP fatos que afetem a relação de estagiário com o SEBRAE/MS.
RESPONSABILIDADES DO ESTAGIÁRIO
Cumprir com empenho a programação, as atividades e o horário do estágio;

Conhecer e cumprir as normas da empresa, em especial as que resguardam o sigilo de informações técnicas/tecnológicas;

Preencher e encaminhar a UGP folhas de freqüência com suas respectivas avaliações;

Manter sigilo sobre as particularidades do SEBRAE/MS, clientes e compromisso com a verdade, evitando emitir opiniões ou sugerir medidas sobre assuntos que não estiver seguro e confiante na origem dos dados que dispõe;

Zelar pelos equipamentos e patrimônios do SEBRAE/MS;

Fazer uso diário do crachá. O crachá é a identificação do estagiário contratado do SEBRAE/MS, sendo, portanto, necessário o uso dentro das instalações e em visitas técnicas; ficará responsável pelo pagamento da 2ª via, caso o perca ou extravie. O crachá deverá ser utilizado exclusivamente pelo estagiário, não permitindo que terceiros utilizem indevidamente, sob pena de rescisão de contrato.
APRESENTAÇÃO PESSOAL
Uso adequado da Linguagem, tom de voz e postura;

Apresentação Pessoal (camiseta, calça jeans escura e calçado fechado);

Cuidados com acessórios (perfume, maquiagem, brincos, etc);




Utilizar trajes e linguagem inadequados
bermudas;
calça de moleton;
blusas top;
blusas alças fina;
baby loock;
frente única; bonés; gírias; percing; sandálias rasteiras, etc...);
PROIBIÇÕES
DIREITOS
Receber a devolutiva de sua avaliação de desempenho;

Receber orientação quanto ao desenvolvimento das atividades a serem desenvolvidas ;

Desenvolver atividades de acordo com sua área de formação.
PROIBIÇÕES
Utilizar bens e equipamentos do SEBRAE/MS em prol de interesses particulares (internet, telefone, e-mail, máquina reprográfica);

Revelar a terceiros assuntos pertinentes ao SEBRAE/MS;

Dirigir veículos da frota do SEBRAE/MS;

Permanecer nas dependência do SEBRAE/MS após às 18:00 assim como em horário de almoço no local de trabalho.
RODÍZIO
Há possibilidade de rodízio dentro das diferentes unidades da empresa, desde que compatíveis com o curso, também que seja de interesse do estagiário e da empresa.

O rodízio é disponibilizado para os estagiários que desenvolveram no mínimo 01 ano de atividades em uma área, possibilitando aos mesmos o desenvolvimento de novas habilidades e competências.
PERÍODO DE PROVAS
“Nos períodos de avaliação, a carga horária do estágio será reduzida pelo menos à metade”.

Para que a liberação seja concedida, o estagiário deverá apresentar uma declaração (carimbada e assinada pela Instituição de Ensino) com as datas de avaliação.

A declaração deverá ser apresentada com, no mínimo, 15 dias de antecedência.
FALTAS E ATRASOS
Não haverá desconto de faltas na bolsa auxílio, e sim reposição das mesmas, quando se tratar de questões particulares, as quais deverão ser previamente justificadas ao Supervisor na Empresa, quando serão estabelecidos os critérios para reposição.

Embora não existam descontos, isso não exime o estagiário de cumprir obrigações relacionadas com horário, freqüência e disciplina.

Havendo a necessidade de afastamento médico a apresentação de atestado se fará necessário, porém, este prazo não poderá exceder a quinze dias.
Caso isso ocorra o contrato de estágio será rescindido.
FOLHA DE FREQÜÊNCIA E BOLSA-AUXÍLIO
A folha de freqüência é um documento para o controle de freqüência e acompanhamento do estagiário, sendo que seu preenchimento é obrigatório e não poderá conter rasuras.
O estagiário deverá preencher diariamente sua folha de freqüência e entregá-la assinada pelo supervisor de estágio ou Gestor da Área, até o dia 05º dia útil de cada mês, na UGP (Unidade de Gestão de Pessoas).

O estudante irá receber bolsa auxílio mensal, através de depósito em conta corrente, paga pelo SEBRAE, no último dia útil para pagamento. A bolsa-auxílio tem como finalidade permitir-lhe a cobertura parcial de suas despesas escolares e de outras decorrentes do estágio.
A bolsa-auxílio não será acrescida de qualquer parcela proporcional (comissões, premiações ou bonificações) ou transitórias (horas-extras ou outros adicionais).
ABERTURA DE CONTA CORRENTE
Os estagiários receberão o valor corresponde a bolsa auxílio e auxílio transporte em conta corrente ou conta corrente universitária que deverá ser aberta na Caixa Econômica Federal.

Conta Corrente ou Conta Corrente Universitária (operação bancária 001).
AUXÍLIO TRANSPORTE E
SEGURO CONTRA ACIDENTES PESSOAIS
O auxílio transporte no valor de R$ 100,00 é disponibilizado a todos os estagiários, pago juntamente com a Bolsa Auxílio.

Sobre o seguro contra acidentes, em qualquer hipótese, o estagiário está coberto Contra Acidentes Pessoais (Lei nº 11.788), sendo de responsabilidade do Agente de Integração a providência deste. A cobertura abrange acidentes pessoais ocorridos com o estudante, durante o período de vigência do estágio, 24 horas por dia, no território nacional, extrapolando, portanto o local e horário do estágio.
RECESSO REMUNERADO
É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias.

Durante os dias de recesso o estagiário não receberá auxílio transporte.
PROGRAMA DE INCENTIVO
Como forma de incentivo a qualificação e o desenvolvimento profissional dos estagiários, serão oferecidas oportunidades de:

Participação em programas de treinamento, congressos, feiras, seminários e outros eventos promovidos pelo SEBRAE/MS onde haja vagas disponíveis ou de acordo com a programação interna de treinamentos, realizada pela UGP;

Participação em reuniões mensais que contará com palestras, debates e dinâmicas de grupo;

Participação em treinamentos fechados promovidos pela UGP.
A AVALIAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS
É fundamental que os estagiários sejam acompanhados e orientados em seu processo de aprendizagem, através de um processo contínuo de avaliação e feedback. Para tanto, existe o processo de avaliação de atuação do estagiário, cabendo ao supervisor do estágio com apoio da UGP, realizar mensalmente as avaliações no verso da folha de freqüência mensal do estagiário.

Esta avaliação tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento do estagiário do SEBRAE/MS, bem como levantar informações pertinentes à execução de suas atividades, visando à melhoria de seu desempenho no trabalho.
DESLIGAMENTO DE ESTAGIÁRIO
A empresa ou o estagiário poderão interromper o contrato de estágio (termo de compromisso) a qualquer momento, desde que haja antecedência de três dias úteis no comunicado à Unidade de Gestão de Pessoas, para que sejam tomadas as devidas providências.

O estagiário, entretanto, não faz jus ao aviso prévio em caso de rescisão do termo de compromisso, da mesma forma, o estagiário não tem direito a férias, nem 13º salário e FGTS, qualquer que seja a duração do estágio.
CRITÉRIOS PARA DESLIGAMENTO
Solicitação de desligamento pelo próprio estagiário;

Solicitação de cancelamento do termo de compromisso, pelo supervisor de estágio ou gestor da área;

Trancamento de matrícula junto a Instituição de Ensino;

Avaliação de estágio com desempenho insatisfatório durante 3 meses consecutivos;

Afastamento por motivos de saúde ou impossibilidades de comparecimento superior a 15 dias consecutivos;

Término do período de estágio, ou quando o estagiário colar grau;

Uso indevido de equipamentos, acessos, crachá. ou conduta inadequada.
COPA
Café da manhã – 07:00h às 09:30h

Lanche da tarde – 16:00h às 17:00h

15 minutos de intervalo
Full transcript