Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Tato

No description
by

Isis Helena Barroso Silva

on 21 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Tato

DERME
EPIDERME
HEPIDERME
Estruturas da Pele





A pele é o maior órgão e o mais extenso do nosso corpo , no adulto tem cerca de 2 m² e pesa aproximadamente 5kg. Este manto protetor está dividido em três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme.

Corpúsculo de Vater-Pacini:
sensíveis à pressão.
Corpúsculo de Meissner:
com função de detecção de pressões de frequência diferente.

Corpúsculo de Krause:
sensíveis ao frio (pele glabra).
Orgão de Rufinni
: sensíveis ao calor.
Célula de Marckeel:
sensíveis a tacto e pressão.
Folículo piloso:
com terminações nervosas associadas.
Terminação nervosa livre:
com dendritos livres sensíveis à dor e temperatura.
Areolar:
superficial; adipócitos globulares e volumosos e numerosos e delicados vasos.
A epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. Zonas sujeitas a maior atrito como palmas das mãos e pés têm uma camada mais grossa. (conhecida como pele glabra por não possuírem pelos), É constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (células escamosas em várias camadas). A célula principal é o queratinócito (ou ceratinócito), que produz a queratina. A queratina é uma proteína resistente e impermeável responsável pela proteção. Existem também ninhos de melanócitos (produtores de melanina, um pigmento castanho que absorve os raios UV); e células imunitárias, principalmente células de Langerhans, gigantes e com prolongamentos membranares. - A epiderme apresenta várias camadas , são elas:

CAMADA BASAL

- Camada basal, é o mais profundo, em contato com derme, constituído por células cúbicas pouco diferenciadas que se dividem continuamente, dando origem a todas as outras camadas. Contém muito pouca queratina. Algumas destas células diferenciam-se e passam para as camadas mais superficiais, enquanto outras permanecem na camada basal e continuam a se dividir.
CAMADA CÓRNA

- Camada córna: constituído de células achatadas eosinófilas sem núcleo (mortas) com grande quantidade de filamentos, principalmente queratinas.
CAMADA LÚCIDA

Camada lúcida: células achatadas hialinas eosinófilas devido a grânulos muito numerosos proteicos. Estas células libertam enzimas que as digerem. A maior parte já está morta (sem núcleo). Estão presentes na pele sem folículos pilosos (pele glabra).
CAMADA ESPINHOSA

Camada espinhosa: células cúbicas ou achatadas com mais queratina que as basais. Começam a formar junções celulares umas com as outras, como desmossomas e tight junctions (daí o aspecto de espinhos).
CAMADA GRANULOSA

Camada granulosa: células achatadas, com grânulos de queratina proeminentes e outros como substância extracelular e outras proteínas (colagénios).
PAPILAS

A junção entre a epiderme e a derme tem forma de papilas,
que dão maior superfície de contacto com a derme e maior resistência ao atrito da pele.
A pele , em anatomia, é o órgão integrante do sistema tegumentar, junto ao cabelo e pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas, que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, Regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas.

A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Compõe-se da pele propriamente dita e da tela subcutânea.
CURIOSIDADE
Folículo piloso: produz uma estrutura maciça queratinizada, o pêlo, que é produzido por células especializadas na sua raiz, constituindo o bulbo piloso. Tem músculo liso erector e terminações nervosas sensitivas associadas. Os folículos pilosos dos bigodes de alguns animais como o gato são altamente especializados como órgãos dos sentidos.
A é um tecido conjuntivo que sustenta a epidermederme. É constituído por elementos fibrilares, como o colágeno e a elastina e outros elementos da matriz extracelular, como proteínas estruturais, glicosaminoglicanos, íons e água de solvatação. Os fibroblastos são as células envolvidas com a produção dos componentes da matriz extracelular.
A derme é subdividida em duas camadas: a camada papilar em contato com a epiderme, formada por tecido conjuntivo frouxo, e a camada reticular, constituída por tecido conjuntivo denso não modelado, onde predominam as fibras colagenosas. É na derme que se localizam os vasos sanguíneos que nutrem a epiderme, vasos linfáticos e também os nervos e os órgãos sensoriais a eles associados.
Estes incluem vários tipos de sensores:
É constituída por tecido adiposo que protege contra o frio.

É um tecido conjuntivo frouxo ou adiposo que faz conexão entre a derme e a fáscia muscular e a camada de tecido adiposo é variável à pessoa e localização.

Funções: reservatório energético; isolante térmico; modela superfície corporal; absorção de choque e fixação dos órgãos
Lâmina fibrosa:
separa a camada areolar da lamelar.
Lamelar:
Mais profunda; aumento da espessura com ganho de peso (hiperplasia).
MELANINA
DOENÇAS
Isis, Pâmella, Alice, Gisele
e Rafaella. - 8 Ano -B

Câncer de pele:

é um tumor formado por células da pele que sofreram alterações e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido, a neoplasia. Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do Sol.
Acne:
é uma doença da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.
DOENÇAS
furúnculo:
é uma doença de pele causada pela infecção dos folículos pilosos, resultando numa acumulação localizada de pus e tecido morto.
Assaduras:
são inflamações cutâneas (também conhecidas como dermatites) bastante comuns em bebês. Os sintomas são ardência, sensação de queimadura, irritação, coceira e dor.

A coloração normal da pele, dos pêlos e do olho se deve fundamentalmente à melanina, que é um pigmento acastanhado que aparece em negro quando mais concentrado, exógenos amarelos, que são os carotenóides e também o tom vermelho dado pela hemoglobina oxigenada nos capilares e a coloração azulada da hemoglobina reduzida nas vênulas da derme. Quando acumulado mais profundamente na derme, o pigmento melânico pode aparecer com uma tonalidade azulada vista através da pele, como acontece com o nevus azul (pequena neoplasia benigna na pele).
TATO
Full transcript