Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

UNESCO

No description
by

Priscila Cristina Jara

on 21 May 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of UNESCO

1. Denominação e histórico:
3. Países-membros
Em outubro de 2009, a UNESCO contava com
193 Estados Membros, 07 membros associados e 02 observadores.
Alguns membros não são estados independentes e outros membros têm Comitês de organização nacional de alguns dos seus territórios dependentes.
4. Estrutura Institucional
Os órgãos que estruturam a UNESCO são: uma
Conferência Geral
, um
Conselho Executivo
e um
Secretariado
.
5. Ações e Programas
A UNESCO colabora hoje para muitas áreas ligadas a educação, ciências naturais, ciências humanas e sociais, e a cultura, seguindo a finalidade pela qual ela foi criada, em 1946. Todo projeto ligado a UNESCO tem por objetivo maior a educação, onde a organização conclui que, uma boa educação é a solução para todos os problemas, tendo uma boa educação iremos ter mais ferramentas para a "construção da paz", a luz da declaração contida no seu ato institutivo
2. Ato Institutivo e Principais instrumentos normativos
organizações internacionais
UNESCO
6. Atualidades
Diante do final da maior catástrofe que o mundo já viu – a Segunda Guerra Mundial – foi criada, em 16 de novembro de 1945, com o intuito de promover a paz e os direitos humanos com base na "solidariedade intelectual e moral da humanidade". “É uma das agências das Nações Unidas para incentivar a cooperação técnica entre os Estados membros”.
O papel da Unesco na educação
Unesco - Brasil
História resumidamente...
As principais prioridades desta Organização Internacional são:

* Igualdade entre homens e mulheres;

* Alcançar uma educação de qualidade a todos e aprendizado durante toda a vida;

* Mobilizar o conhecimento científico e as políticas relacionadas com a ciência para o

desenvolvimento sustentável;

* Enfrentar novos desafios éticos;

* Promover a diversidade cultural, diálogo intercultural e uma cultura de paz; 

* Construir sociedades do conhecimento através da informação e da comunicação.
O Ato institutivo da UNESCO foi a Convenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Conferência de Londres, em 1945), elaborado em novembro de 1945,
• Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais

Objetivo: proteger e promover a diversidade das expressões culturais; criar as condições para as culturas possam florescer e interagir livremente de forma mutuamente proveitosa.

• Convenção geral para a proteção do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural.

Estabelece os locais classificados como patrimônio natural ou cultural que podem ser inscritos na lista de Patrimônio Mundial, e criou o Fundo do Patrimônio Mundial e o Comitê do Patrimônio Mundial.

Na área da Educação
:

• 1966 - Recomendação relativa à Condição Docente.
• 1960 - Convenção relativa à Luta contra a Discriminação no campo do Ensino.


Na área de Ciências Naturais:

• 1997 - Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos: da teoria à prática.
• 1995 – Declaração de Princípios sobre a Tolerância.

Na área da Cultura:

• 1952: Convenção Universal sobre Direitos Autorais, revista em 1971, protege a propriedade intelectual de textos científicos e literários, filmes e esculturas – com a marca familiar.
Atualmente, esta organização é composta por
195 Estados Membros e 9 membros associados
, segundo dados fornecidos pelo site da comissão nacional da UNESCO, Ministério dos Negócios Estrangeiros (Portugal).

Podemos citar:
Alemanha
Brasil
Estados Unidos da América
França
Itália
Portugal

Dentre outros.
Conferência Geral
- composta pelos representantes dos Estados membros da Organização. O Governo de cada Estado membro nomeia os delegados (Ex. de função: Convoca, conferências internacionais de Estados sobre educação, ciência, humanidades ou difusão do saber.)

Conselho Executivo
- hoje soma 58 membros - eleitos pela
Conferência Geral entre os delegados designados pelos Estados membros, representando cada um o Estado de que é nacional. (Ex. de função: examina o programa de trabalho da Organização e as previsões orçamentais correspondentes que lhe são submetidos pelo diretor-geral e é responsável perante a Conferencia pela execução do programa adoptado por esta.)

O Secretariado
- compõe-se de um diretor-geral e do pessoal que for necessário . (Ex. de função: Formulará propostas relativas a medidas a adotar pela Conferência e pelo Conselho e preparará, para submeter ao Conselho, um projeto de programa de trabalho da Organização acompanhado das correspondentes previsões orçamentais.

Programas importantes são os de proteção dos patrimônios culturais e naturais além do desenvolvimento dos meios de comunicação. As primeiras atividades da UNESCO no campo da cultura incluem, por exemplo, a Campanha da Núbia, lançada em 1960.

UNESCO e Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos lançam plano de ação, em português, para profissionais de mídia.

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou (06/05/2015), em Brasília, a versão em português do Plano de Ação da Terceira Fase de seu Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos. A publicação, que ficará disponível exclusivamente em versão eletrônica, é dedicada a reforçar a implementação das duas primeiras fases e promover a formação em direitos humanos de profissionais de mídia e jornalistas.

• Só Cuba atinge objetivos globais de educação na América Latina, diz UNESCO
Cuba é o único país da América Latina e Caribe a alcançar todos os objetivos mensuráveis de educação. É o que aponta o Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2015, da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Para a UNESCO, o Brasil teve progressos significativos na ampliação do acesso de pessoas pobres à educação por causa da política de transferência de renda dos últimos anos. Foi notado, ainda, uma redução substancial na diferença da qualidade da educação nas áreas urbanas e rurais no país, e também na Argentina, na Costa Rica e no Uruguai.
O documento estipula ainda objetivos até 2030. Entre eles, estão a universalização da educação pré-primária, primária e do primeiro nível da educação secundária e expansão da aprendizagem de adultos.

Considerações Finais:

Fundada em Londres em 16 de novembro de 1945 com a assinatura de um ato constitutivo, a Instituição integra o sistema das Nações Unidas (ONU) como instituição especializada com autonomia.

Sua atuação principal é constituir conhecimentos, diagnósticos e propostas de intervenção sobre temas relacionados à educação, ciência, cultura e comunicação.

Sua ação é organizada por uma Conferência Geral que reúne representantes dos Estados membros e por um Secretário Geral presidido por um diretor. Seus recursos provêm das contribuições dos Estados membros proporcionalmente o seu PIB, e de fundos extras orçamentários captados por projetos.

A organização trabalha em ligação com as Comissões Nacionais de cada país, com organizações não governamentais e organismos internacionais, como o PNUD e o Banco Mundial.

O artigo II, 1, da Convenção da UNESCO - 1945, que dispõe sobre os “Membros”, dá direitos de se tornarem membros desta organização à todos os membros da ONU, mas também, admite que os Estados não membros da Organização das Nações Unidas podem ser admitidos como membros da Organização

"Que, como as guerras nascem no espírito dos homens, é no espírito dos homens que devem ser erguidas as defesas da paz ”; assim reduzindo diretamente a pobreza, e promovendo o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural.
"
Full transcript