Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Arquitetura de Placa Mãe

Aula expositiva do curso de montagem e manutenção.

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Arquitetura de Placa Mãe

Arquitetura de Placa Mãe Montagem e Manutenção Origem da Placa Mãe Manutenção e Prevenção de Problemas Fatos Arquitetura Conceitos Tipos de Placa Mãe Evolução COMPONENTES QUE A INTEGRAM UMA PLACA MÃE Manutenção Preventiva





Manutenção Preditiva A primeira motherboard apareceu em um computador da IBM em 1982. O design que a IBM criou ainda é o que vemos nas placas mãe de hoje em dia – um número de portas e slots feitos para diferentes tipos de hardwares. A placa mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes. Pela enorme quantidade de chips, trilhas, capacitores e encaixes, a placa mãe também é o componente que, de uma forma geral, mais dá defeitos. A qualidade da placa mãe é de longe mais importante que o desempenho do processador. Protótipo de uma Placa Mãe A arquitetura significa construção, e refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar qualquer ambiente.





A arquitetura trata da organização do espaço e de seus elementos, como organização, estética e ordenamento de componentes. Vamos criar algo que beneficie à todos! Nos primórdios da informática, nas décadas de 50, 60 e 70, vários fabricantes diferentes disputavam o mercado. Cada um desenvolvia seus próprios computadores, que eram incompatíveis entre si. Tanto o hardware quanto os softwares para cada arquitetura não funcionavam nas outras. Isso causava uma ineficiência generalizada, pois cada fabricante tinha que desenvolver tudo, da placa mãe ao sistema operacional. No começo dos anos 80, os fabricantes começaram a se especializar. Surgiu então a plataforma PC, uma arquitetura aberta que permite o uso de periféricos de diversos fabricantes e de diferentes sistemas operacionais. As placas mãe estão presas a evolução de outros Hardwares. Quando é lançado um novo processador, dificilmente este processador será compatível com uma placa anterior, mesmo se esta for nova. É a sigla para Advanced Tecnology. Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga. AT - 1983 Modelo de transição entre o AT e o ATX, uma vez que as duas tecnologias são encontradas simultaneamente. Esta é uma estratégia criada pelos fabricantes para obterem maior flexibilidade comercial. AT e ATX - 1995 É a sigla para "Advanced Technology Extended". Pelo nome, é possível notar que trata-se do padrão AT aperfeiçoado. ATX - 1995 Como o nome leva a deduzir,é uma versão de tamanho reduzido da placa-mãe padrão AT original. Essa redução foi possível com miniaturização de muitos componentes internos. BABY AT -1986 É um formato de placas-mãe criado pela Intel e lançado em 2003 para substituir o formato ATX. O objetivo do BTX foi otimizar o desempenho do sistema e melhorar a ventilação interna. Atualmente, o desenvolvimento desse padrão está parado. BTX - 2003 É um padrão de placa-mãe criado em 2001 pela VIA Technologies.
Destinada a computadores altamente integrados e compactados, com a filosofia de oferecer não o computador mais rápido do mercado, mas sim o mais barato, já que na maioria das vezes as pessoas usam um computador para poder navegar na Internet e editar textos. ITX - 2001 As placas padrão LPX possuem uma característica que as torna facilmente indentificável: Possui uma placa "em pé" que se encaixa em uma conexão específica da placa principal. Nesta placa é encaixada as demais placas do computador. LPX - 1990 A placa-mãe NLX é muito recente e foi criada para microcomputadores que usam processadores Pentiun III e 4. Este design agrupa os melhores cursos do ATX e do LPX. NLX - 1997 O BIOS contém todo o software básico, necessário para inicializar a placa-mãe, checar os dispositivos instalados e carregar o sistema operacional, o que pode ser feito a partir do HD, CD-ROM, pendrive, ou qualquer outra mídia disponível.
O BIOS inclui também o Setup, o software que permite configurar as diversas opções oferecidas pela placa.
BIOS fica armazenado em um chip de memória flash chamado CMOS que é composto de memória volátil e o relógio de tempo real, o mesmo serve para armazenar as configurações do setup. BIOS MONTAGEM DA PLACA INTEL DZ77GA-70K Atentar para as especificações técnicas PROCESSADOR E COOLER MEMÓRIA RAM DDR3 Socket 1155 UNIDADES HD E DVD Conexões SATA 6.0 Gb/s, uma eSATA 6.0 Gb/s PLACAS EXTERNAS DE ALTA PERFOMANCE Placa aceleradora de video Placa de som Placa de rede FONTE DE ENERGIA Fonte ATX 12 V RESULTADOS ESPERADOS Satisfação do cliente Excelência É uma manutenção planejada que previne a ocorrência corretiva. Os programas mais constantes da manutenção preventiva são: reparos, lubrificação, ajustes, recondicionamentos de máquinas.

O denominador comum para todos estes programas de manutenção preventiva é a verificação periódica do funcionamento dos equipamentos, antecipando eventuais problemas que possam causar gastos maiores como a manutenção corretiva. É o acompanhamento periódico dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoração ou inspeções em campo. Arquitetura de uma placa mãe típica. Característica marcante. Chipset Característica marcante ATENÇÃO De olho na frequência!

Neste caso usamos DDR3 1600 MHZ CONCLUSÃO O surgimento da plataforma PC como arquitetura padrão possibilitou existir o perfíl do Técnico de Montagem e Manutenção. Elaborado por Celso Roberto dos Santos Maia Júnior
Full transcript