Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Educação Ocidental Durante a Alta Idade Média

No description
by

Paulo Pasqual

on 11 May 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Educação Ocidental Durante a Alta Idade Média

As cidades tornam-se pouco habitadas e a concentração da vida volta-se para o interior das propriedas no campo que se caracterizam por uma economia de subsistênica.
A Igreja é o meio centralizador da vida, ensina, vigia e puni. As relações pedagógicas acontecem por meio da transmissão dos valores cristão.

É também responsável pela formação das Elites e aos poucos substitui completamente o papel do estado na Educação.
O comércio torna-se escasso e a vida concentra-se na produção agrícola e artesanal.


Com o tempo ela será um instrumento de unificação de diversos reinos, através de uma conciência cristã dando vida à Europa Moderna.
O castelo é onde vive o senhor feudal ou rei, o alto clero e os altos oficiais do exército que ocupam papel de destaque nesta sociedade.
O trabalho é servil, a terra pertence ao senhor feudal, bem como toda a produção. Este servo passa a vida dedicada ao tabalho e dificilmente terá mobilidade social.
A queda do Império Romado em 476 e as sucessivas invasões dos povos bárbaros, deram vida a uma instituição inédita: O Feudo.
Mediterrâneo em 477
A Educação Ocidental durante
a Alta Idade Média

Nessas escolas estuda-se o trívio (gramática, retórica e dialética) e o quadrívio (aritmética, astronomia, geometria e música).
A Cavalaria era uma iportante instituição militar e pedagógica do período Medieval. Os cavaleiros eram nobres militares instruidos pela Igreja postos a serviço do senhor feudal, do rei ou da Igreja.
A educação do povo se cumpria, essencialmente pelo trabalho em oficinas ou no campo. A educação dos servos não admitia o ensino da leitura e da escrita.
Para o povo havia o tempo do trabalho e o do não trabalho,os domingos e festas religiosas, esses dias festivos faziam parte da pedagogia medieval e construiam no imaginário do povo a exautação do paraíso e o medo do castigo em virtude do pecado.
Igreja aos poucos transforma os valores da paideia clássica em uma paideia cristã, exaltando os valores cristãos de despreso ao mundo, humildade, solidão, amor a Deus e consciência do pecado.
Esta configuração de sociedade se manteve por um grande período durante a Idade Média e início da Idade Moderna, entretanto foi no período da Baixa Idade Média ( 476. d.C até o ano mil) que se consolidou e permaneceu como principal instituição da Europa Ocidental.
Full transcript