Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A estética medieval e o Naturalismo renascentista

No description
by

Raquel Iassunichi

on 20 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A estética medieval e o Naturalismo renascentista

A Estética Medieval e o Naturalismo Renascentista
Teoria Agostiniana da beleza
Santo Agostinho tem sua teoria da beleza próxima a teoria Aristotélica e afirma que:
Ele não fazia referência à grandeza e proporção, estava bastante atento à distinção entre beleza em geral e o belo apenas clássico. Diz que a variedade não deve abranger somente as parte belas de um todo, mas dos contrastes mais violentos entre partes belas e feias, partes pertencentes ao bem ou ao mal.
O feio entra como legítimo no campo estético, admitido como fator de valorização do belo, e ambos aptos a fornecer assunto para a criação da beleza.


Teoria Tomista da beleza
Tomás de Aquino busca a essência da beleza no objeto, seja este pertencente ao universo da arte ou da natureza, não aceita os padrões platônicos, nem considera a medida, a proporção aristotélica, como característica da beleza.
A estética Tomista vê em certo esplendor, ou brilho, ou claridade, o caráter essencial da beleza.

Conclusão
Durante a Idade Média, coexistiram diversas concepções de qual era o papel do corpo na hierarquia dos valores estéticos, tanto na filosofia quanto na arte ela era muito importante e valorizada para o naturalismo renascentista, pois tratrava-se do corpo humano que naquele tempo era uma grande arte.
• A palavra estética tem sua origem na palavra grega aisthesis que significa ''faculdade de sentir'' ou ''compreensão pelos sentidos''.
• A estética medieval se concentrou na metafísica da beleza, a Idade Média não podia suportar a contradição de ver o belo fora de lugar, ausente do plano divino.
• A ideia de beleza e sua consequente fruição estética variou conforme as transformações das sociedades humanas no tempo. Durante a Idade Média existiram variadas concepções de qual era o papel do corpo na hierarquia dos valores estéticos, tanto na Filosofia quanto na Arte.

A estética
Tomás de Aquino
"Para a beleza, três coisas se requerem. Primeiro, integridade ou perfeição, porque o que não tem integridade é feio. Depois, a devida proporção, ou harmonia. E por fim a claridade, pelo que acham-se belas as coisas que têm cor nítida."
Santo Agostinho
"A beleza de qualquer objeto material está na harmonia das partes, unida a certa suavidade de cor."

Naturalismo Renascentista
Naturalismo no renascimento seria a admiração pela natureza, a qual se tenta transpor pela arte, captação do real, o que fez surgir um novo e ousado interesse pela fisionomia, pelo pormenor anatômico, pelo gesto, pelo movimento, pela diversidade biológica e botânica das paisagens.
O renascimento tinha como base a cultura greco-romana. Achavam que ali era onde havia espaço para a ciência por exemplo no feudalismo, também conhecido como século das trevas, todo conhecimento estava concentrado e manipulado pela igreja católica por interesses políticos e economicos. O naturalismo começou na era da renascença e se desenvolveu mais durante o passar do tempo.
Naturalismo na Arte
Se referia para a descrição de objetos realisticos ambientes naturais. O movimento do realismo defendeu naturalismo em reação para as estilizadas e idealizadas representaçoes de assuntos em romantismo, mas muitos pintores a dotaram uma aproximação semelhante durante os séculos. Um exemplo de naturalismo é a obra de arte do artista americano Willian Bliss Baker cujas pinturas da paisagem são considerados algumas dos melhores exemplos do movimento do naturalismo. Uma parte importante do movimento do naturalismo foi a perspectiva de vida de Darwin e sua visão da futilidade do homem contra as forças da natureza.
IGOR FERNANDES
JENNIFER GABRIELLA
JOÃO PEDRO
PRISCILA MIRIÃ
RAQUEL LEATTI

mona lisa
Representa realismo
Representa romantismo
Vênus
Full transcript