Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A influência da poluição do equilibrio dos ecossistemas

Trabalho para a disciplina de ciências. Realizado por: Mariana Faneca nº 19 e Joana Reis, nº14
by

Joana Canilho

on 22 May 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A influência da poluição do equilibrio dos ecossistemas

Catástofres de origem antrópica
A atividade antrópica envolve, o consumo de
combustíveis fósseis
(carvão, petróleo e gás natural), como a
indústria
e os
veículos automóveis
, a
agricultura dos países industrializados
e o
modo de vida urbano
.

Poluição
Existem vários tipos de poluição, dos quais se destacam a:
poluição da atmosfera
poluição dos solos
poluição da água
Chuvas ácidas
As chuvas ácidas correspondem a qualquer forma de precipitação com elevado nível de acidez ( ou baixo pH ).
A principal causa deste fenómeno é a queima de combustiveís fósseis ( carvão, derivados do petróleo e gás natural ) em centrais elétricas, veículos motorizados ou em fábricas.
Essa combustão liberta para a atmosfera dióxido de enxofre e óxidos de ozoto. Estes gases reagem com a água presente na atmosfera, formando ácido sulfúrico e ácido nítrico, que acidificam a chuva.
Chuvas ácidas- continuação
A chuva ácida provoca graves efeitos ecológicos. Altera as características do solo e da água, provoca a morte de plantas ou diminui a sua resistência a doenças e a situações adversas; diminui ainda a atividade dos decompositores.
Destruição da camada de ozono
O ozono (O3) é um gás originado a partir do oxigénio atmosférico (O2). Este gás, tem a particularidade de conseguir filtrar a maior parte das radiações ultravioletas do Sol, que é prejudicial aos seres vivos e pode causar cancro da pele e catararatas nestes. Uma vez que a Terra absorve mais de 95% da radiação ultravioleta proveniente deste.
Poluição
A poluição consiste na introdução pelo Homem, direta ou indiretamente, de substâncias (contaminantes) ou formas de energia (como o calor) que afetam negativamente as atividades dos seres humanos, o equílibrio dos ecossistemas e a saúde humana.
Qualquer substância ou forma de energia que tenha um efeito poluidor designa-se por
poluente
.
A INFLUÊNCIA DA POLUIÇÃO NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Poluição dos Solos
O solo constítui um dos bens mais preciosos que o ser humano possuí. Um solo diz-se poluído quando determinadas substâncias produzem alterações nas suas características ( físicas, químicas ou biológicas ), afetando o normal desenvolvimento das espécies vegetais que nele se encontram ou dos animais que delas se alimentam.
Poluição dos solos- continuação
A agricultura intensiva, com recurso a pesticidas e fertilizantes, a acumulação de resíduos domésticos e industriais em lixeiras e a infiltração de águas poluídas provenientes das indústrias ou da extração mineira, são as principais fontes de poluição dos solos.
Os químicos provenientes dos fertelizantes podem contaminar rios, lagos e outras fontes de água que provocam a proliferação de algas e consequentemente a
eutrofização
das águas.
Eutrofização

Chama-se eutrofização ao excesso de nutrientes ( nitratos e fosfatos ) na massa da água provoca o crescimento exagerado das algas. Esta matéria orgânica acumulada vai consumindo o oxigénio da água e matando os seres vivos do ecossistema aquático, cuja decomposição esgosta o oxigénio restante.
Poluição atmosférica
As principais fontes de poluição atmosférica são os incêndios de origem humana, a pecuária, a queima de resíduos e, sobretudo, a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) nas fábricas, centrais termoelétricas e transportes motorizados.
Considera-se que existe poluição atmosférica, quando estão presentes na atmosfera substâncias capazes de causar danos aos seres vivos ou a materiais.

A contaminação da atmosfera, está muitas vezes, relacionada com o desenvolvimento industrial.

Apesar dos poluentes atmosféricos poderem também resultar de fontes naturais como a atividade vulcânica, a decomposição,os incêndios naturais ou a respiração, é a ação do ser humano a principal causa deste tipo de poluição.


Poluição atmosférica
Aquecimento Global
Devido ao efeito de estufa exagerado, este está a provocar uma alteração de desequílibrio no ecossistema, e a provocar a subida de vários graus na temperatura de algumas regiões do planeta e uma descida noutras. No seu total, verifica-se um aumento da temperatura média da atmosfera, um fenómeno designado de aquecimento global.
Aquecimento Global-continuação
Exemplo:
Devido a este fenómeno muitos ecossistemas estão a ficar alterados. A subida da temperatura derrete o gelo do Ártico, da Antártida e dos glaciares da montanha, aumenta as áreas desérticas e a subida do nível médio das águas do oceano. Devido ás rápidas mudanças de temperatura, os seres vivos não conseguem adaptar-se á medida que estas se modificam o que acaba por os levar á extinção.
Um representante raro da ordem dos Lagomorfos, á qual pertencem os coelhos e as lebres, foi encontrado nas montanhas chinesas após não ser visto há mais de 20 anos. A espécie Ochotona iliensis, conhecida internacionalmente como Ili Pika, está em extinção e foi descoberta em 1983.
Formação das chuvas ácidas
Chuvas ácidas em Portugal
Em Portugal, as zonas próximas do Porto, Estarreja e Sines são locais onde se emitem quantidades consideráveis de gases que contêm enxofre e ozoto para a atmosfera, principalmente por aí existir um determinado tipo de unidades industriais ( refinarias, industria química, etc. )
Os ecossistemas aquáticos podem ser afetados pelas chuvas ácidas de duas formas:
Precipitação direta
Contaminação por águas de escorrência superficiais
Efeito de estufa
O efeito de estufa é um fenómeno natural que tem como consequência o aquecimento do planeta, devido à absorção de calor pelos GEE ( gases efeito de estufa ) existentes na atmosfera.
O efeito de estufa é essencial para a vida, pois sem ele o planeta Terra teria temperaturas muito gélidas.
Destruição da camada de ozono- continuação
No ínicio dos anos 80, os cientistas descobriram, primeiro na Antártida e de seguida no Polo Norte, uma diminuição drástica da concentração de ozono e de espessura da camada-
buraco na camada de ozono.


O principal responsável pela destruição da camada de ozono é o cloro presente num grupo de compostos denominados clorofluorcarbonetos (CFC).
O Buraco da camada de ozono está a estabilizar mas só deverá recuperar totalmente no ano de 2070.
Destruição da camada de ozono- continuação
Destruição da camada de ozono- continuação
A principal fonte de energia na maioria dos ecossistemas terrestres é a energia solar, que é constituída por diversos tipos de radiação. Em determinadas temperaturas é possível observar um arco-íris, ou seja, parte da radiação solar (luz vísivel) é separada sendo possível observar diferentes tipos de radiação. Para além da luz vísivel fazem também parte da radiação solar as radiações infravermelhas e as radiações ultravioletas (UV), entre outras.
Poluição da água
A poluição da água afeta gravemente o equilíbrio dos ecossistemas. Mais de 70% da superfície terrestre está coberta por água, na sua maioria mares e oceanos. Grande parte dos materiais lançados para o ecossistema terrestre acabará por chegar ao mar, através dos rios.
Poluição da água- continuação
Objetivos
• Apresentar a poluição como exemplo de uma catástrofe de origem antrópica
• Apresentar as causas das principais formas de poluição
• Apresentar exemplos que mostrem como a poluição influência a biodiversidade, a extinção dos seres vivos e do ambiente.
• Apresentar medidas que tenham como objetivo diminuir os impactos da poluição nos seres vivos e no ambiente.

A poluição da água é uma consequência indireta do aumento da população e do desenvolvimento económico e faz-se sentir nos cursos de água superficiais, nas águas subterrâneas e nos oceanos.
Full transcript