Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

A abordagem Humanista na Educação

No description
by

Maria Clara Menezes

on 13 May 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A abordagem Humanista na Educação

O Homem e o Mundo
Na educação com uma abordagem humanista, o homem é considerado um ser único que está em constante processo de descoberta e evolução. É bom, racional, livre e usa sua autonomia para alcançar a autorrealização.
Sociedade e Cultura
Segundo Rogers, os relacionamentos interpessoais e a vida em sociedade tornam os indivíduos mais autorresponsáveis e autorrealizados, na mesma medida em que tornam mais flexíveis e adaptáveis.
Para Neill, a educação das crianças deve desvincular a noção de valor quanto à propriedade e consumo, focando no ser.
Educação
A educação tem como finalidade primária criar condições para o aprendizado do aluno e como objetivo básico impulsionar a capacidade de autoaprendizagem, possibilitando desenvolvimento intelectual e emocional.
Conhecimento
O conhecimento, inerente à atividade humana, é constituído por toda experiência pessoal e subjetiva do indivíduo no decorrer de seu desenvolvimento.
O conhecimento é inesgotável e o dinamismo é uma de suas principais características.
Imagine uma escola focada no aluno
A abordagem Humanista pode ser considerada a primeira tentativa de elaborar um pensamento moderno em que o homem é o centro de tudo, um ser digno e que valoriza a natureza e se coloca como parte dela. Paulo Freire, mais citado e estudado na abordagem sociocultural como um educador visionário, tem sua base de pensamento na abordagem humanista, um ensino livre de imposições.
Imagine uma escola...
A abordagem Humanista na educação
Escola
A escola em questão é decorrente do posicionamento anterior, e respeitará a criança pelo que ela é oferecendo as devidas condições para seu desenvolvimento neste processo “de vir-a-ser”.
Carl Rogers e Alexandre Neill
Ensino-Aprendizagem
A ideia de ensino defendida por Rogers pode ser definida pelo conceito de não-diretividade que consiste num conjunto de técnicas que implementam a atitude básica de confiança e respeito pelo aluno.
Professor-aluno
O professor é, primeiramente, uma personalidade única. É considerado como um único ser-humano que aprendeu a usar-se efetiva e eficientemente para realização de seus próprios propósitos e os da sociedade, na educação dos outros.
Metodologia
Esta abordagem tem como característica a ênfase à relação pedagógica, o desenvolvimento das pessoas e a liberdade de aprender, em decorrência de um respeito incondicional pelo outro. Apesar do tom crítico sobre a transmissão de conteúdos, essa proposta não defende a supressão deles, devem ser significativos e passíveis de mudanças pelos alunos.
Avaliação
Rogers e Neill desprezam qualquer padrão de aprendizagem e competências do professor. Eles defendem que tanto os processos, métodos e materiais empregados quanto a figura do professor são insignificantes na aprendizagem.
Imagine essa escola na vida real...
escolas Humanistas no séc XXI
Full transcript