Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Trabalho de Língua Portugues

No description
by

on 16 March 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Trabalho de Língua Portugues

Verbo
Alunos:João Pedro n° 07 e Laura n°8
1°E.M

Trabalho de Língua Portuguesa
Verbo é uma palavra com origem no termo em Latim "verbum", que significa "palavra". Na Gramática da Língua Portuguesa, designa a classe de palavras queindicam ação, uma situação ou mudança de estado.
O que é Verbo:
Os verbos podem ser variado em Pessoa(primeira, segunda e terceira), Número (singular ou plural), Modo (indicativo, subjuntivo e imperativo),Tempo (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito) e Voz (ativa, passiva ou reflexiva).
Os verbos são classificados quanto à Conjugação (primeira, terminados em ar; segunda, em er; terceira, em ir), Semântica (transitivos, intransitivos, impessoais e verbos de ligação) e ainda quanto à Morfologia (regulares e irregulares, nos quais incluem os verbos anômalos, defectivos e abundantes).
Os verbos também cumprem função sintática. A primeira delas diz respeito ao próprio significado do verbo. Assim, os verbos podem indicar ação, movimento, como:pensar, dormir,andar, correr, etc.
Vale salientar que é entendido por ação o gasto de energia, por isso pensar e dormir são verbos de ação.Mas há outros verbos que, por não possuírem propriamente um sentido, um significado, eles cumprem um papel de ligação entre o sujeito e o que é dito a respeito desse sujeito. São os chamados verbos de ligação, dentre os quais podemos citar:ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se.
FUNÇÃO SINTÁTICA DOS VERBOS:
Os verbos de ligação já estariam, então definidos em sua função sintática. Porém, os verbos de ação precisam ser analisados quanto à necessidade,ou não, de receber complementos. Quando precisam de complemento, são chamados de
transitivos;quando não precisam, são chamados de intransitivos.
Para diferenciá-los o melhor será formular a seguinte frase, por exemplo com o verbo comprar: "Quem compra, compra alguma coisa."Fica claro que, entre o verbo ( compra) e seu complemento (alguma coisa) não há preposição. Isso indica que ele exerce a função de transitivo direto.

No entanto, se ao formular a frase, houver uma preposição entre o verbo e seu complemento, teremos um verbo transitivo indireto, como acontece em: Precisava de sua ajuda ontem. ( Quem precisa, precisa De alguma coisa)Todos gostaram de seu novo namorado. ( Quem gosta, gosta De alguma coisa)Simpatizei com você.( Quem simpatiza, simpatiza com alguma coisa,ou com alguém)Alguns verbos de ação, porém, não precisam de complemento, são chamados de verbos intransitivos.
Eles podem ser identificados pelo fato de a ação que representam bastar-se em si, como:morrer
(Quem morre, morre),
nascer
(Quem nasce, nasce),
engordar
(Quem engorda, engorda). Outro critério também auxilia na


Fontes:
-http://pt.scribd.com/doc/89059542/FUNCAO-SINTATICA-DOS-VERBOS#scribd
-http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/verbo---definicao-o-que-e-e-para-que-serve.htm
-http://www.significados.com.br/verbo/
Full transcript