Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

No description
by

Mercia Capistrano

on 12 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Psicologia Organizacional
Psicologia Organizacional
Atua em atividades relacionadas a análise e desenvolvimento organizacional,
ação humana nas organizações,
desenvolvimento de equipes,
consultoria organizacional, seleção, acompanhamento e desenvolvimento de pessoal,
estudo e planejamento de condições de trabalho,
estudo e intervenção dirigidos à saúde do trabalhador,

desenvolve, analisa, diagnostica e orienta casos na área da saúde do trabalhador, observando níveis de prevenção, reabilitação e promoção de saúde,
Participa de programas e/ou atividades na área da saúde e segurança de trabalho, subsidiando-os quanto a aspectos psicossociais para proporcionar melhores condições ao trabalhador,
Atua como consultor interno/externo, participando do desenvolvimento das organizações sociais, para facilitar processos de grupo e de intervenção psicossocial nos diferentes níveis hierárquicos de organizações
Concluindo...
O Comportamento Organizacional
É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro da organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Estuda, portanto, três determinantes:
Participa da elaboração, implementação e acompanhamento das políticas de recursos humanos,
Elabora programas de melhoria de desempenho, aproveitando o potencial e considerando os aspectos motivacionais relacionados ao trabalho,
Atua na relação capital/trabalho no sentido de equacionar e dar encaminhamento a conflitos organizacionais, e

Utiliza métodos e técnicas da psicologia aplicada ao trabalho, como entrevistas, testes psicológicos, provas situacionais, dinâmicas de grupo, etc, para subsidiar as decisões na área de recursos humanos como: promoção, movimentação de pessoal, incentivo, remuneração de carreira, capacitação e integração funcional e promover, em conseqüência, a auto-realização no trabalho.
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Parece ser a denominação mais apropriada para área , pois traz a idéia tantos fatores contextuais imediatos do trabalho quanto das características organizacionais que exercem influência sobre o comportamento do trabalhador.
Interessa à área os comportamentos que distinguem o ser humano como indivíduo e as possibilidades de previsão e leis aplicadas ao comportamento.
O estudo científico e sistemático nesta área está relacionado a trabalho, produtividade, absenteísmo, rotatividade, envolvendo estudo de grupo, atitudes, percepção, mudanças, conflito e estresse no trabalho.
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais, como:
Psicologia
- ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais.
Psicologia Social
- área da psicologia que mistura conceitos da sociologia, que tem seu foco na influência de um indíviduo sobre o outro.
Sociologia
- estudo das relações da s pessoas entre si.
Antropologia
- estudo da sociedade para compreender os seres humanos e suas atividades.
Ciência Política
- estudo do comportamento dos indivíduos e do grupo dentro de um ambiente político.
Participa do processo de desligamento de funcionários de organizações, em processos de demissões e na preparação para aposentadorias,
Elabora, executa e avalia, em equipe multiprofissional, programas de desenvolvimento de recursos humanos,
Participa dos serviços técnicos da empresa, colaborando em projetos de construção e adaptação dos instrumentos e equipamentos de trabalho ao homem, bem como de outras iniciativas relacionadas a ergonomia,
Realiza pesquisas e ações relacionadas à saúde do trabalhador e suas condições de trabalho,

Compreende e intervêm em relação a fenômenos e processos relativos ao mundo do trabalho e das organizações; explora, analisa, abrange e interage as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, grupos e organizações.
Se divide em INDUSTRIAL - recursos humanos: gerencia a eficiência organizacional por meio do RH, eficiência de projetos, seleção, treinamento e avaliação de desempenho, é um campo mais antigo - e ORGANIZACIONAL - movimento das relações humanas com foco no indivíduo, preocupa-se em entender o comportamento individual e aumentar o bem-estar.
INDIVÍDUO
O que pode fazer um Psicólogo Organizacional e do Trabalho?
O termo ORGANIZAÇÃO representa um sistema social orientado, em essência, para a consecução de objetivos específicos e podem ser classificadas em diferentes tipos ou formas e a natureza delas pode ser particular, municipal, estadual, federal, fundação ou outras...
É possivel, ao psicólogo, desenvolver MUITAS atividades nas organizações.
Muchinsky fala em seis subespecialidades:
Este campo de estudo é proveniente de diversas disciplinas científicas, Administração é uma delas, um considerável volume de informações fundamentam a Psicologia Organizacional.
GRUPO
ESTRUTURA
Os seres humanos são complexos e diferentes; por isso a possibilidade de fazer generalizações simples e precisas é limitada. As pessoas reagem diferente às situações.
Os conceitos do comportamento organizacional precisam refletir as condições situacionais ou contingenciais (variáveis que moderam e aprimoram a relação entre dois fatores).
Durante um longo tempo na Psicologia Industrial, os psicólogos voltaram-se apenas para o que acontecia dentro das organizações. Só recentemente foi que este foco mudou para as relações entre o contexto imediato de trabalho, as organizações e seu ambiente externo.
A Psicologia Organizacional contemporânea enfatiza a interação das caracteristicas do trabalhador, a natureza do trabalho, a estrutura organizacional e o ambiente externo.
É uma área aplicada (prática) mas que traz diversas contribuições teóricas, não sendo, porém, apenas uma disciplina científica, mas uma
profissão estabelecida.

Psicologia de Pessoal
Comportamento Organizacional
Ergonomia
Aconselhamento de Carreira
Desenvolvimento Organizacional
Relações Industriais
Planeja e desenvolve ações destinadas a equacionar as relações de trabalho, o sentido de maior produtividade e da realização pessoal dos indivíduos e grupos inseridos nas organizações, estimulando a criatividade, para buscar melhor qualidade de vida no trabalho (QVT),
Após tal explanação percebe-se que os psicólogos ainda executam um pequeno número de possibilidades de aplicação na área do trabalho. Existe uma idéia estabelecida de que sua atuação seria, apenas, na área de R&S.
Porém vemos, também, que esta visão evolui e entende-se que além de propiciar o conhecimento da realidade, estas práticas funcionam como estratégias de participação dos empregados, atuando com táticas que promovem a política organizacional.

REFERÊNCIAS
Full transcript