Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Scrum

Apresentação Judice
by

Rafael Hickmann

on 9 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Scrum

SCRUM METODOLOGIA ÁGIL PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS "O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software." [1] Desenvolvimento ágil? Então o projeto vai ficar pronto mais cedo? Ser ágil não é entregar mais rápido, e sim gerar valor mais rapidamente, tendo como ponto de referência que produtividade não é apenas fazer mais rápido, mas sim fazer certo a coisa certa. O processo foi todo feito tendo esta verdade como referência. Mas Tchê quais as vantagens de usar Scrum? * Processo Iterativo e Incremental * Entregas em Ciclos curtos * Processo Empírico * Times auto-organizados e auto-gerenciados Mas tem que ter algo de errado com esse tal de Scrum! * Simples mas difícil, exige disciplina * Tem gente que não se adapta * As vezes pode demorar mais para o projeto ficar pronto Product Owner Project Manager Team Scrum Master Team Scrum Master TIME 1 TIME 2 * Mantém o Backlog e define as User Stories
* Provém o conhecimento de produtos
* Representa os usuários e os interessados pelo projeto (Stakeholders)
* Define prioridades para tarefas
* Aprova Sprints e Releases
* Escreve UATs (User Accepting Tests)
* Pode fazer papel de Gerente de Projetos Product Owner Scrum Master * Responsável pelo processo do lado da equipe
* Administra o time e o processo
* Inspeciona e reporta durante o processo
* Mantém o time funcional
* Remove barreiras que o time tenha
* Informa o PO sobre problemas
* Parte do tempo desenvolve e revisa códigos Time de Desenvolvimento * Desenvolve e verifica
* Resolve algoritmos
* Auto-gerencia suas tarefas
* Auto-gerencia suas entregas Time de Testadores * Testa as features
* Rejeita e Aprova as features

Obs: O tester não pode ser o desenvolvedor
da funcionalidade ou tão pouco o usuário final. A Galinha e o Porco Um dia a galinha e o porco estavam comendo Tofu com salada (Pois eram vegetarianos) e a galinha teve uma ideia.
Galinha: Vamos abrir um restaurante.
Porco <animado>: Claro e como vai ser?
Galinha: Que tal, bacon e ovos?
Porco <desanimado>: Não obrigado, dessa maneira eu vou estar comprometido e você envolvido. Senta que la vem a história Ok, Ok me convenceu, mas e ai o que muda no nosso sistema? Mas e aquele quadro com os papéis grudados? Calma pequeno padawan, o nome daquilo é Kanban! Kanban é uma palavra japonesa que significa literalmente registro ou placa visível.

No desenvolvimento quando utilizado com o Scrum vem a ser uma ferramenta de grande importância. Nele pode-se deixar explícito para o time quem está responsável por cada história e em qual estágio ela se encontra. O Kanban Exemplo de Kanban Mas e os papéis, o que esta escrito neles? E as cores? Mas e as reuniões, como funcionam? Dayli Meeting - Reunião diária para pedir ajuda para os colegas e dizer como pode ajuda-los. (Esta reunião é mais utilizada quando a equipe não interage muito ou existem mais de um time)

Mas que barbaridade! Por isso as reuniões são feitas utilizando-se um token (Para evitar discuções sem rumo) que trata-se do direito de falar. Mas como se sabe quem é o responsável por cada história no Kanban? * Pode-se escrever o nome no Post-it (não é a melhor solução)
*Utilizar-se de avatares (Adesivos ou imãs) Agora que você ja sabe como é um kanban, veja como fica um de verdade Ei moço, mas pra que serve aquele gráfico "Burn Down Chart"? Este é um dos gráficos utilizado para medir a performance do time Mas espera ai, você falou que vamos jogar Pôker? Review e Planning Dayli Meeting Sprint Review Meeting - Quando é realizada uma Sprint Retrospective e os membros do time planejam o próximo Sprint, reiniciando o ciclo.

Sprint Planning Meeting - É uma reunião de planejamento no qual o Product Owner define prioridades dentro do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint sendo iniciado. Aqui que jogaremos Planning Poker. Planning Poker meu caro E o Beer Cleave O Beer Cleave nada mais é do que um cofrinho onde deve-se pagar algumas moedas por atrasos (Em relação a horário de trabalho e em reuniões)
Com o dinheiro compra-se algo para o time ingerir nas reuniãos de Sprint (refrigerante, pizza, doces, sorvete...).
Ou usa-se para fazer um Happy Our.
Full transcript