Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Independência de Vice-Reino de Nova Granada

No description
by

luan jesus

on 22 May 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Independência de Vice-Reino de Nova Granada

Independência do Vice-Reino de Nova Granada
A campanha de Simón Bolívar
Suas ideias
A ideia de "nações livres" era, provavelmente, na época, o objetivo mais importante, pois sem a liberdade, não seria possível a conquista dos outros objetivos. E para isso, Bolívar não foi só um idealizador, e sim, um verdadeiro guerreiro, enfrentando as mais diversas batalhas. Mas ele não estava sozinho nessa luta. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade haviam se enraizado nos povos latino-americanos, pois o que se viu não foi uma luta isolada de Simón e seus fiéis seguidores. Foram lutas por toda a América Latina, onde cada região teve o seu "libertador", como era chamado Simón. Analisando-se a frase por partes, observa-se a intenção de:
Nações livres, sem o comando das metrópoles da época;
Independentes, tanto política como economicamente;
União dos povos, tanto com objetivo de formar blocos, sejam políticos ou econômicos, como para discutir problemas de ordem mundial.
Havia comandantes do exército patriótico que estavam em tempos passados ​​para Simon Bolivar (principal líder do Exército de Libertação).
Símon Bolívar
Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios Ponte-Andrade y Blanco, comumente conhecido como Simón Bolívar nasceu em Caracas, 24 de julho de 1783 e morreu em Santa Marta, 17 de dezembro de 1830, foi um militar e líder político venezuelano.
Após o triunfo da Monarquia Espanhola, Bolívar participou da fundação da primeira união de nações independentes na América Latina, nomeada Grã-Colômbia, na qual foi Presidente de 1819 a 1830.
Simón Bolívar é considerado na América Latina como um herói, visionário, revolucionário, e libertador. Durante seu curto tempo de vida, liderou a Bolívia, a Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela à independência, e ajudou a lançar bases ideológicas democráticas na maioria da América Hispânica.
Independência de Nova Granada
Vice-Reino de Nova Granada (em castelhano Virreinato de Nueva Granada) foi a denominação dada em 27 de maio de 1717 a uma jurisdição colonial do Reino de Espanha no noroeste da América do Sul, correspondendo principalmente aos modernos Panamá, Colômbia,Equador, e Venezuela. Antes das guerras de independência do início do século XIX, o vice-reino existiu como uma entidade político-administrativa que estendia sua influência a pequenas porções dos territórios atuais de Guiana, Trindade e Tobago, Brasil e Peru.
Sua capital era a cidade de Santa Fé de Bogotá, atual capital Cocosana.
Englobava o Equador, a Colômbia e o Panamá. A invasão da Espanha pela França em 1808 desestabilizou as colônias e, na Nova Granada, juntas locais substituíram os governantes espanhóis. Isso ocorreu em momentos distintos em cada uma das regiões do vice-reinado, contribuindo para a sua divisão
Ocupaço do Vice-Reino de Nova Granada. Porém o território ocupado de fato esta demonstrado em verde.
Brasão de armas
Brasão de armas e
Bandeira do vice-reino de Nova Granada
Bandeira
Ocupa o territórial de Nova Granada
Realistas
Os realistas eram partidários do rei da Espanha.
Isolado por Bolívar, o exército realista foi encarregado de tomar a ponte de Boyacá e seguir até Bogotá. Ao saber da movimentação, Bolívar deslocou suas tropas para o local. No confronto, 210 realistas foram mortos ou feridos e 1600 feitos prisioneiros. Bolívar ocupou a capital sem resistência no dia 8 e mandou colunas para libertar as demais províncias. Derrotado, o general Morillo retornou à Espanha em 1820.
Batalha de Carabobo
Batalha de Carabobo. Em 24 de junho de 1821, Bolívar derrotou o exército realista na batalha de Carabobo. Retirado da página 49 do livro de história
Símon Bolívar
Patriotas
Os patriotas lutavam pela independência. Havia comandantes do exército patriótico que estavam em tempos passados ​​para Simon Bolivar (principal líder do Exército de Libertação), e em um contexto diferente, mas eles levam em conta porque eles fizeram o papel de precursores da independência das repúblicas bolivarianas.
Full transcript