Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

TEORIA DA INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL E EMOCIONAL

No description
by

Lucas Albuquerque

on 14 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of TEORIA DA INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL E EMOCIONAL

TEORIA DA INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL E EMOCIONAL
FONTS
INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL
• É A PRIMEIRA TEORIA AMPLA SOBRE O FUNCIONAMENTO DA MENTE HUMANA CRIADA POR UM CIENTISTA BRASILEIRO E UMA DAS POUCAS PRODUZIDAS EM TERMOS MUNDIAIS.

• A PRIMEIRA TEORIA A ESTUDAR E DEFENDER A TESE DE QUE PENSAR É MAIS DO QUE UMA OPÇÃO DO HOMO SAPIENS. PENSAR É O SEU DESTINO INEVITÁVEL, EVIDENCIANDO QUE É IMPOSSÍVEL INTERROMPER O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PENSAMENTOS.



A INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL VEM A LUME DE MANEIRA A MODIFICAR A NOSSA FORMA DE PENSAR O MUNDO E A NÓS MESMOS. REVOLUCIONA A CIÊNCIA E QUEBRA PARADIGMAS INTELECTUAIS. UMA REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO PRAGMÁTICO. REVELA-NOS UM SER HUMANO MULTIFOCALMENTE INTELIGENTE E DESENVOLVE A ARTE DE PENSAR ANTES DE AGIR, ALÉM DISSO, TRABALHA COM MATURIDADE SUAS DECEPÇÕES, DORES E PERDAS, TRANSFORMANDO SEUS PROBLEMAS EM DESAFIOS.
COMO DEFINIR A TEORIA MULTIFOCAL
SEU CRIADOR...

CRIADA PELO Dr. AUGUSTO CURY, SE TORNOU A PRIMEIRA TEORIA BRASILEIRA SOBRE A CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA, AMPLIANDO OS HORIZONTES DA EDUCAÇÃO, DA FILOSOFIA, DA PSIQUIATRIA E DA NEUROCIENCIA, ESTIMULANDO A FORMAÇÃO DO HOMEM COMO PENSADOR E ENGENHEIROS DE IDÉIAS. LEVOU 17 ANOS PARA DESENVOLVÊ-LA E DEFENDE QUE O MAIOR LIMITADOR DE UMA TEORIA É SEU DEFENSOR, SENDO ASSIM A TEORIA DA INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL ESTÁ EM CONSTANTE RENOVAÇÃO E APRIMORAMENTO.

PENSAR É INEVITÁVEL...
• A TEORIA AFIRMA QUE PENSAR É INEVITÁVEL. NINGUÉM CONSEGUE IMPEDIR A CONSTRUÇÃO DE PENSAMENTOS, SÓ LIDERÁ-LA, MAS PODEMOS ESCOLHER NO QUE PENSAR.

“ A COMPLEXIDADE DA MENTE HUMANA REVELA QUE ELA É A OBRA-PRIMA DE UM CRIADOR FASCINANTE”. (CURY)
SPA- SINDROME DO PENSAMENTO ACELERADO.
Você está estressado? Se irrita com pouca coisa, não consegue relaxar, nem dormir direito?
Cuidado! Você pode estar sofrendo de Síndrome do Pensamento Acelerado (Spa).
É uma doença moderna, que atinge principalmente pessoas que moram em cidades grandes.
A velocidade do pensamento, que já se tornou comum na correria do dia-a-dia, pode provocar ansiedade e deteriorar a qualidade de vida. Isso pode acabar causando a síndrome.
Os portadores desse problema lutam para conquistar algo, mas quando conseguem, logo perdem o prazer.
Amam o desafio, mas não sabem desfrutar o pódio. Detestam a rotina, estão sempre em busca de novos estímulos para ter um pouco de satisfação. Contudo, não têm uma emoção contemplativa e estável, pois ela é continuamente torpedeada pela avalanche de pensamentos que produzem.
UMA VIAGEM PARA DENTRO DE NÓS...
• A TEORIA DA INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL NOS PROVOCA E NOS LEVA A UMA DAS MAIS RICAS VIAGENS INTELECTUAIS QUE ALGUÉM POSSA EMPREENDER: UMA VIAGEM PARA DENTRO DE NÓS MESMOS, PARA O COMPLEXO BASTIDORES DA NOSSA MENTE, PROPÕE QUE ENFRENTEMOS O MAIOR DESAFIO HUMANO E SEJAMOS LÍDERES DE NÓS MESMOS.
Os tipos de Inteligência
Sintomas:
Irritabilidade, insatisfação existencial, dificuldade de concentração, déficit de memória, fadiga excessiva, sono alterado, dificuldade de extrair prazer nos estímulos da rotina diária, sentimento de insuficiência.

Causas:

Excesso de estímulos do mundo moderno.
A cada 10 anos, dobra o número de informações no mundo. A grande quantidade de informações, associada a preocupações sociais, busca compulsiva de necessidades que nem sempre são prioritárias e intensa atividade profissional.
O que acontece:
O que acontece:
Uma característica básica da síndrome Spa é o cansaço físico exagerado e inexplicável. Por pensar excessivamente, os portadores dessa síndrome roubam energia do córtex cerebral, que é a camada mais evoluída do cérebro. A energia do córtex deveria ser utilizada nos órgãos do corpo, como musculatura. Assim, sentem uma fadiga impressionante.

Como tratar:
Para evitar ou tratar a Spa é preciso um novo estilo de vida. Torna-se necessário treinar a emoção para desacelerar os pensamentos e se tornar uma pessoa estável, feliz e tranquila.

SINDROME DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Definição
O poder de identificar as suas emoções e as alheias, bem como o dom de trabalhar cada uma delas.
Até pouco tempo atrás o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI). Mas o psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligência Emocional" retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
Uma mente Brilhante...
TESTE DO MARSHMALLOW
TEORIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O poder de identificar as suas emoções e as alheias, bem como o dom de trabalhar cada uma delas.
Até pouco tempo atrás o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI). Mas o psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligência Emocional" retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.Para entender sobre a inteligência emocional é preciso ter um conhecimento básico a respeito da mente. Conforme os estudos de Daniel Goleman, ele relata que nós temos duas mentes, uma que é chamada de mente racional – que pensa que faz reflexões, e outra que é a mente sentimental – é impulsiva, que muitas vezes é mais forte que a mente racional, mesmo tendo uma característica ilógica.



a) Conhecer as próprias emoções
A necessidade desse conhecimento é de extrema importância para a formação de uma inteligência emocional, pois a falta de conhecimento das nossas próprias emoções é algo enganoso e confunde e que nos faz inseguros, logo o bom conhecimento do emocional, trás estabilidade e confiança para tomar decisões pessoais.

b) Guiar as emoções


Esta é uma propriedade que se baseia no equilíbrio da consciência de si mesmo. As pessoas que carecem deste procedimento lutam constantemente contra sentimentos de aflição, enquanto aquelas que a tem desenvolvida, podem se recuperar com muito mais rapidez dos reversos e transtornos da vida
c) A própria motivação
Estabiliza-se emocionalmente com uma motivação em alta, potencializa a capacidade de atingir seus objetivos, As pessoas que tem essa capacidade tendem à ser muito mais produtivas e eficazes nas tarefas que decidem empreender. Então define-se que deve-se organizar as emoções buscando a fixação da auto-motivação e a criatividade.
d) Reconhecer as emoções dos outros
Principio do qual nos encaminha a observar e a compreender as emoções dos outros como indicadores da melhor maneira do relacionamento, pessoas que são empáticas tem maior facilidade com esse ponto e que geralmente se encaixam melhor com profissões que lida diretamente com o público.
e) Guiar as relações
Essa “Arte” requer resultado positivo das outras quatro, logo que bem defina o modo de gerir nossas emoções e reconhecimento das emoções dos terceiros, poderá de benevolente guiar as emoções das pessoas buscando em sua maioria um proveitoso dentro do objetivo estabelecido. Geralmente essas pessoas que são bem desenvolvidas nessa área são um sucesso no âmbito interpessoal.
Inteligência Emocional

Definição
O poder de identificar as suas emoções e as alheias, bem como o dom de trabalhar cada uma delas.

Para entender sobre a inteligência emocional é preciso ter um conhecimento básico a respeito da mente. Conforme os estudos de Daniel Goleman, ele relata que nós temos duas mentes, uma que é chamada de mente racional – que pensa que faz reflexões, e outra que é a mente sentimental – é impulsiva, que muitas vezes é mais forte que a mente racional, mesmo tendo uma característica ilógica.
“A arte das relações é, em grande medida, a habilidade de guiar as emoções dos outros.”
- Goleman,Daniel, Emotional Intelligence.

• Inteligência Verbal ou Lingüística: habilidade para lidar criativamente com as palavras.
• Inteligência Lógico-Matemática: capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos; habilidades para raciocínio dedutivo.
• Inteligência Cinestésica Corporal: capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis.
• Inteligência Espacial: noção de espaço e direção.
• Inteligência Musical: capacidade de organizar sons de maneira criativa.
• Inteligência Interpessoal: habilidade de compreender os outros; a maneira de como aceitar e conviver com o outro.
• Inteligência Intrapessoal: capacidade de relacionamento consigo mesmo, autoconhecimento. Habilidade de administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. É a inteligência da auto-estima.


• Inteligência Pictográfica: habilidade que a pessoa tem de transmitir uma mensagem pelo desenho que faz.
• Inteligência Naturalista: capacidade de uma pessoa em sentir-se um componente natural.
Importância das Emoções

Sobrevivência: Nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sofisticado e delicado sistema interno de orientação.
Nos alertam quando as necessidades humanas naturais não são encontradas. Por exemplo, quando nos sentimos sós, nossa necessidade é encontrar outras pessoas.
Quando nos sentimos receosos, nossa necessidade é por segurança. Quando nos sentimos rejeitados, nossa necessidade é por aceitação.
Tomadas de Decisão: Nossas emoções são uma fonte valiosa da informação. Os estudos mostram que quando as conexões emocionais de uma pessoa estão danificadas no cérebro,
ela não pode tomar nem mesmo as decisões simples. Por que? Porque não sentirá nada sobre suas escolhas.
Ajuste de limites: Quando nos sentimos incomodados com o comportamento de uma pessoa, nossas emoções nos alertam. Se nós aprendermos a confiar em nossas emoções e sensações
isto nos ajudará a ajustar nossos limites que são necessários para proteger nossa saúde física e mental.


Em 1972, um estudo foi realizado na Universidade de Stanford, nos Estado Unidos, com o intuito de testar a capacidade das pessoas de adiar uma satisfação.

Os estudos emocionais nas crianças demonstram um declínio nas condições emocionais ao largo da industrialização do mundo. Esta tendência reflete ansiedade e depressão, desordens de atenção e condutas.
Comunicação: Nossas emoções ajudam-nos a comunicar com os outros. Nossas expressões faciais, por exemplo, podem demonstrar uma grande quantidade de emoções. Com o olhar, podemos sinalizar
que precisamos de ajuda. Se formos também verbalmente hábeis, juntamente com nossas expressões teremos uma possibilidade maior de melhor expressar nossas emoções. Também é necessário que nós
sejamos eficazes para escutar e entender os problemas dos outros.
União: Nossas emoções são talvez a maior fonte potencial capaz de unir todos os membros da espécie humana. Claramente, as diferenças religiosas, cultural e política não permitem isto, apesar das emoções serem "universais".
Full transcript