Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A ATIVIDADE EMPRESARIAL E A GLOBALIZAÇÃO

No description
by

Andressa Köhler

on 9 June 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A ATIVIDADE EMPRESARIAL E A GLOBALIZAÇÃO

A ATIVIDADE EMPRESARIAL E A GLOBALIZAÇÃO
design by Dóri Sirály for Prezi
Trata-se de um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
A atividade empresarial é reconhecida como um dos mais importantes elementos na promoção do desenvolvimento econômico no mundo contemporâneo, uma vez que gera empregos, recolhe tributos, contribui com pesquisas científicas, promove a criação e a circulação de riquezas, entre outros.

É pelo exercício da atividade empresarial que se torna possível materializar os princípios constitucionais relativos à Ordem Econômica e Social, conferindo-se condições de vida mais dignas aos seres humanos e caminhando-se em busca da promoção de melhorias sociais.
A GLOBALIZAÇÃO
COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial: direito de empresa. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 1 ISBN 978-85-02-08512-1 (v.1)

NEGRÃO, Ricardo. Manual de direito comercial & de empresa: teoria geral da empresa e direito societário. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 1 ISBN 978-85-02-08148-2

http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=4503&revista_caderno=19

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/direitopub/article/view/11474/10208

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=129579

Bibliografia
A atividade empresarial
Para que seja possível desempenhar adequadamente o exercício da atividade empresarial, faz-se necessário que o Estado atue coibindo eventuais abusos e promovendo os necessários incentivos ao desenvolvimento das atividades, retirando obstáculos indevidos e fomentando o florescimento da economia de mercado.

É nesse sentido que as barreiras burocráticas para a realização de negócios no Brasil precisam ser superadas. Paralelamente, surge a influência exercida pelo Direito na realização da atividade empresarial.
A atividade empresarial, no entanto, transcende a dimensão territorial que alcança a constituição, pois o advento do progresso tecnológico que viabilizou a economia global permitiu também ao empresário estender seus negócios além das fronteiras físicas e jurídicas.

A assinatura do Tratado de Assunção, em 1991, pelos governos de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, configurou o primeiro passo da América do Sul rumo ao irreversível processo mundial de globalização da Economia.

Na órbita jurídica internacional, deparamo-nos com o revolucionário surgimento de um ordenamento jurídico comunitário, o Direito Comunitário instaurado na União Européia, que começa a configurar um modelo a ser adotado pelo Mercosul.
Há que se considerar, ainda, que grande parte do capital mundial concentra-se no mercado financeiro, cuja mobilidade criou o que conhecemos atualmente por capitalismo global, pois somente o histórico do comércio internacional de bens e serviços não seria capaz de motivar a integração econômica nas proporções que conhecemos hoje (SOROS, 1999, p.154).

Ou seja, o surgimento de grandes empresas internacionais fez com que a concorrência se tornasse mais acirrada, ao mesmo tempo em que trouxeram novas tecnologias. Com a abertura do país e a paridade do câmbio graças ao Plano Real, a importação de produtos cresceu ao mesmo tempo em que o preço destes produtos se tornou mais acessível.

Devido a estes acontecimentos, as empresas brasileiras sentiram a necessidade de tornarem-se competitivas, melhorando a qualidade de produtos e processos. ​
A oportunidade de crescimento da economia;
Desenvolvimento de organizações;
Melhoria da qualidade dos produtos;
Facilidade de informações, causada pela tecnologia;
Aumento da qualidade de vida;
Facilidade para empresa na troca de produtos e serviços entre barreiras do país, beneficiando a população​;
Entre outros.
Pontos positivos da globalização empresarial

Considerações finais
1) A atividade empresarial perante a nova ordem constitucional representa uma vontade e uma consciência da classe dos empresários que deve assumir responsabilidades perante os princípios preambulares previstos na Carta Magna, deixando de ser meramente um ramo da economia que tem como único fim o lucro;

2) A atividade empresarial inserida na economia globalizada enfrenta ambiente hostil, cujo meio de competição exige a utilização de mecanismos radicais para o crescimento e manutenção da empresa;

3) As mudanças aceleradas na sociedade propiciam uma interação entre sujeitos cada vez mais complexa, dificultando a previsibilidade típica dos ordenamentos legalistas;

4) A segurança jurídica é fragilizada perante o processo dinâmico de mudanças sociais e das novas relações internacionais motivadas pela globalização; e,

5) Elevar as novas relações de fato a relações jurídicas através da criação e adaptação constante de normas é tarefa inviável em função da velocidade e dinamismo das
mudanças sociais
Full transcript