Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

ccc

No description
by

Hernando Ribeiro

on 8 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of ccc

ORIGEM
O primeiro Pocket Park surgiu em Nova York em 1967 próximo a 5ª Avenida, a pedido do então presidente da CBS, Williian Paley que contratou os arquitetos paisagistas Robert Zion e Harold Breen para criar um pequeno parque de baixa manutenção com paisagismo, cadeiras leves e portáteis, emprego de materiais duráveis.
Esse feito foi realizado pelo então presidente da CBS o Williian Paley, seu intuito era criar um memorial para seu pai falecido em 1963; sendo assim, contratou os arquitetos paisagistas Robert Zion e Harold Breen.
Um Terreno de 13×30 metros, inicialmente ocupado por um Night Club , deu lugar a uma área verde de uso público.
Os Pocket Parks foram
idealizados
como uma sala de estar pública ao ar livre, e de serviços, apenas máquinas de bebidas e sanduíches. Desde seu princípio foi prevista água em queda como elemento principal, pretendendo assim alcançar a tranquilidade no local, afastando os ruídos da cidade e a loucura da vida nos grandes centros urbanos.Nada parecido havia sido feito até então, e isso inclui: dimensões, usos, o público e mobiliário. Esse tipo de parque visava pouca manutenção, para alcançar isso propunha área e vegetação reduzidas, cadeiras leves e portáteis (inspiração parisiense), emprego de materiais duráveis, e para garantir a segurança o fechamento noturno.
Greenacre Park ( este por iniciativa da família Rockefeller), projetado pelo Hideo Sasaki , inaugurado em 1971 em um terreno de 18×36 metros.
O PROGRAMA DE NECESSIDADE DO PROJETO
O projeto “Parklets – Zonas verdes a reinvenção do espaço público” teve os seguintes objetivos:

1. Debater com a sociedade e dialogar com o poder público as condições dos espaços urbanos, seus modos de uso e ocupação;

2. Estimular o desenvolvimento de políticas públicas que permitam a implantação permanente das Zonas Verdes, tornando as ruas mais seguras, equitativas e humanas;

3. Discutir amplamente o papel da cidade voltada para as pessoas e os pedestres, bem como o uso do solo com equidade;

4. Aumentar o espaço público por pessoa na cidade, tornando ruas e bairros mais humanos e amigáveis, ativando o convívio e o comércio local;

5. Discutir o espaço dos automóveis na cidade;

6. Estabelecer um canal de diálogo com a sociedade para debater a forma de ocupação dos espaços e descobrir qual a maneira mais adequada de transformar a cidade em um espaço melhor, mais humano e gentil para todos.

No Brasil o conceito de parklet surgiu em São Paulo, em 2012. A primeira implantação aconteceu no ano seguinte, liderada por um grupo composto por arquitetos, designers e ONGs. Chamados Instituto Mobilidade Verde.

A boa avaliação da população permitiu à Prefeitura de São Paulo transformar a ideia original em política pública de ocupação dos espaços públicos da cidade, revertendo áreas originalmente destinadas aos automóveis para as pessoas. A intenção é que os primeiros parklets sejam instalados ainda no primeiro semestre de 2014.

EM ÁREA COMERCIAL: Parklets localizados em áreas comerciais contribuem para a atividade econômica do local. O parklet deve ser projetado e sinalizado de forma que fique claro aos pedestres que é um local público e não uma extensão de um estabelecimento.

EM ÁREA RESIDENCIAL: Apesar da maior parte dos parklets serem localizados em áreas comerciais, eles também podem obter sucesso em áreas residenciais, fornecendo um espaço de convivência para os moradores das imediações.

Nabil Bonduki
JANE JACOBS
INTERVENÇÃO
Para instalação, a proposta deverá atender às normas técnicas de acessibilidade, diretrizes estabelecidas pela Companhia de Engenharia e Tráfego – CET e pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana – CPPU. Entre as restrições estão, por exemplo, a instalação de parklets em locais onde haja faixa exclusiva de ônibus, ciclovias ou ciclofaixas, ou em vias com limite de velocidade acima de 50 km/h.
IDÉIA
A idéia de trazer as pessoas para a rua é justamente para criarmos a discussão: se a gente está ocupando como a gente faz para as pessoas deixarem o carro em casa e vir com o transporte público? Então isso é uma interferência que a gente faz no dia a dia, é possibilitar que as pessoas encontrem esses espaços e a gente comece a discutir.
Fontes:
http://portalarquitetonico.com.br/pocket-parks/

http://institutomobilidadeverde.wordpress.com/about-2/

http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/2161#ad-image-5

http://cidadequequeremos.wordpress.com/parklet/
Full transcript