Loading presentation...
Prezi is an interactive zooming presentation

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

ICMC - FACE A FACE COM A CIÊNCIA

Exposição permanente do artista plástico são-carlense Antonio Alfonso, promovida pela Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), USP São Carlos. Navegue pelo mapa do ICMC e conheça as esculturas.
by

Thiago Zanetti

on 10 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of ICMC - FACE A FACE COM A CIÊNCIA

PROJETO
FACE A FACE COM A CIÊNCIA

PROJETO
FACE A FACE COM A CIÊNCIA
O projeto
Face a Face com a Ciência
é promovido pela Comissão de Cultura e Extensão do ICMC e apresenta 12 obras do artista plástico são-carlense Antonio Alfonso (foto) ao lado de lousas e espaços nobres localizados em diferentes ambientes de convívio do Instituto.

Cada obra corresponde à face de um pesquisador de reconhecida relevância nas áreas de computação e matemática tais como Alan Turing, John von Neumann, George Boole e
Jules Poincaré.
Ada Augusta Byron
[1815-1852]
http://www.icmc.usp.br/e/11b97
Matemática e escritora inglesa, é conhecida como a primeira programadora da história por ter escrito o primeiro algorítmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage.
Alan Mathison Turing
[1954-1912]
http://www.icmc.usp.br/e/7c4fc
Considerado um dos pais da computação, Turing definiu rigorosamente conceitos como o de "computável" e "algorítimo" através da máquina de Turing - um modelo teórico para o computador universal. Matemático e criptoanalista, o britânico também foi um dos primeiros a discutir questões ligadas à Inteligência Artificial.
Amalie Emmy Noether
[1882-1935]
http://www.icmc.usp.br/e/71052
Matemática alemã, Noether é conhecida por suas contribuições de fundamental importância aos campos da álgebra abstrata, cálculo das variações e física teórica. O (primeiro) teorema de Noether constitui uma ferramenta central no cálculo das variações e foi usado por Albert Einstein na formulação da Teoria da Relatividade
Brian Wilson Kernighan
[1942 - ]
http://www.icmc.usp.br/e/784b8
Cientista da computação, o canadense Kernighan tornou-se conhecido por ser o coautor do primeiro livro escrito sobre a linguagem de programação C. Também foi o responsável por nomear o sistema Unix, que precedeu o Linux, além de ser coautor das linguagens AWK e AMPL.
Donald Erwin Knuth
[1938 - ]
http://www.icmc.usp.br/e/669c7
Autor da série de livros "The Art of Computer Programming" o cientista da computação Knuth tem relevante contribuição na análise de algorítmos, além de ter introduzido o sistema tipográfico, TeX, o sistema de criação de fontes METAFONT e desenvolvido o conceito de número surreal.
Leonhard Paul Euler
[1707-1783]
http://www.icmc.usp.br/e/480c7
Considerado um dos maiores matemáticos da história e pai da análise matemática, Euler publicou centenas de trabalhos que influenciaram o desenvolvimento da física, astronomia, música e engenharia, além de fundamentarem o cálculo, as funções especiais e as equações diferenciais.
Évarist Galois
[1811 - 1832]
http://www.icmc.usp.br/e/0348b
Ainda adolescente, Galois resolveu o antigo problema da solubilidade de equações polinomiais por radicais. Dos seus trabalhos emergiram a teoria de Galois e a teoria dos grupos, dois ramos centrais da álgebra abstrata. O matemático francês morreu por complicações de ferimentos sofridos durante um duelo, aos vinte anos de idade.
George Boole
[1815-1864]
http://www.icmc.usp.br/e/f3ad4
Matemático inglês e filósofo, Boole é autor de "As leis do pensamento", de 1854, livro que deu origem à álgebra booleana, muito aplicada na computação, notadamente em programação. Por isso, é considerado um dos fundadores das ciências de computação.
Johann Friedrich Carl Gauss
[1777 - 1855]
http://www.icmc.usp.br/e/49a85
Matemático, astrônomo e físico alemão, Gauss contribuiu muito para diversas áreas da ciência, tais como análise matemática, estatística, geometria diferencial, astronomia e óptica. É autor de um influente livro sobre teoria dos números, o "Disquisitiones Arithmeticae".
John Von Neumann
[1903 - 1957]
http://www.icmc.usp.br/e/8952c
Húngaro naturalizado americano, Von Neumann deu contribuições centrais em diversas áreas do conhecimento, incluindo matemática (análise funcional, teoria ergótica, topologia, geometria), física (mecânica quântica, teoria dos fluídos, física nuclear), economia, computação e estatística. A "arquitetura Von Neumann" foi a base para a construção do Mathematical Analyser, Numerical Integrator, and Computer - o MANIAC I.
Jules Henri Poincaré
[1854-1912]
http://www.icmc.usp.br/e/6487d
Matemático, físico e filósofo da ciência, o francês Poincaré é um dos fundadores da topologia. Ele foir responsável pela formulação, em 1904, da conjectura de Poincaré, um famoso problema resolvido em 2002-2003 por Grigori Perelman. Além disso, Poincaré descobriu a invariância das equações de Maxwell elo grupo de Lorentz, um passo crucial na formulação da teoria da relatividade especial.
Linus Torvalds
[1969 - ]
http://www.icmc.usp.br/e/98061
Criador do sistema operacional Linux, Torvalds nasceu na Finlândia. Ele entrou para a história ao compartilhar o sistemas que criou em 1991, aos 22 anos, quando estava cursando ciências de computação na Universidade de Helsink, Para ele, o futuro pertence ao código aberto.
ZOOM IN:
clique na região de interesse para
aproximar a visualização dessa área.

ZOOM OUT:
clique fora da região para
afastar a visualização dessa área.

Você também pode usar as setas de navegação do PREZI para visualizar
cada uma das peças da exposição.

Além disso, clicando nos links sob cada umas das esculturas, você poderá ir ao site que lhe trará maiores informações a respeito de cada uma das personalidades.
INSTRUÇÕES
PARA VISUALIZAÇÃO

Desenvolvido por Thiago Zanetti
Fotos: Thiago Zanetti | Reinaldo Mizutani

Seção de Apoio Institucional - ICMC|USP
Navegue pelo mapa do ICMC-USP e conheça todas as esculturas
Full transcript