Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Receptores e Vias Vestibulares

Apresentação Neuroanatomia Funcional
by

Alan Pissutti

on 7 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Receptores e Vias Vestibulares

Conceitos importantes:
Neurônio I: célula bipolar localizada no gânglio vestibular. Seus prolongamentos periféricos se ligam aos receptores, e os centrais, maiores, constituem a porção vestibular do nervo vestíbulo-coclear, cujas fibras fazem sinapse com o neurônio II.
Neurônio II: localiza-se nos núcleos vestibulares e, a partir deles, devem-se considerar dois trajetos possíveis: as vias vestibulares conscientes e inconscientes. VIAS VESTIBULARES CONSCIENTES E INCONSCIENTES Receptores das vias vestibulares Alguns aspectos anatômicos Os canais semicirculares estão dispostos em ângulos retos entre si, de modo que representem todos os três planos no espaço. Cada um deles possui um alargamento em uma de suas extremidades, a ampola, na qual encontra-se a crista ampular. Na parte superior da crista há tecido gelatinoso frouxo, a cúpula.
Com a rotação da cabeça, a endolinfa presente nos ductos semicirculares permanece, por inércia, estacionária, enquanto os canais giram com a cabeça. Isso faz com que o líquido flua do ducto para a ampola, deformando a cúpula e os cílios. As células ciliadas são responsáveis por enviar sinais através do nervo vestibular, para o SNC, notificando sobre a alteração da rotação e a velocidade da alteração nos três planos do espaço. Receptores das vias vestibulares A mácula é coberta por uma camada gelatinosa, onde se inserem pequenos cristais de carbonato de cálcio, as estatocônias. Existem, ainda, milhares de células ciliadas, cujos cílios se deslocam de acordo com a gravidade e o movimento das estatocônias.
As bases e os lados das células ciliadas fazem sinapse com as terminações sensoriais do nervo vestibular. Receptores da vias vestibulares A mácula do utrículo está na posição horizontal e é importante na determinação da orientação da cabeça, quando o indivíduo se encontra em posição ereta. A mácula do sáculo está, em sua maior parte, no plano vertical, e sinaliza a orientação da cabeça quando a pessoa está em decúbito. Receptores da vias vestibulares
Os estudos de anatomia comparada indicam a existência de três fases na filogênese do cerebelo, as quais podem ser correlacionadas com a complexidade de movimentos realizados pelo grupo de vertebrados de cada fase.

1ª fase: Arquicerebelo
2ª fase: Paleocerebelo
3ª fase: Neocerebelo Divisão ontogenética e filogenética
do cerebelo O cerebelo está separado do lobo occipital do cérebro por uma prega de dura-máter chamada de tenda do cerebelo. Liga-se à medula e ao bulbo pelo pedúnculo cerebelar inferior, a ponte e ao mesencéfalo pelos pedúnculos cerebelares médio e superior. Alguns aspectos anatômicos A existência de conexões entre os núcleos vestibulares e o córtex está estabelecida. No que se refere à localização da área vestibular do córtex, admite-se que ela está no lobo parietal, próximo à área da face, e pode haver uma outra área vestibular no lobo temporal, próximo à área auditiva. Via vestibular consciente As informações enviadas pelos tratos vestíbulo-espinhais e retículo-espinhais levam sinais à medula, controlando a interrelação entre facilitação e inibição dos músculos antigravitários.
Os lobos floculonodulares estão ligados a sinais do equilíbrio dinâmico dos canais semicirculares. Conexões neuronais do sistema vestibular com o SNC A maior parte das fibras vestibulares terminam no núcleo vestibular.
Algumas passam diretamente aos núcleos reticulares, e também aos núcleos fastigiais cerebelares e lobos uvular e floculonodular.
As informações do núcleo vestibular passam para o cerebelo, para os tratos vestíbulo-espinhais, fascículo longitudinal medial e para os núcleos reticulares. Conexões neuronais do sistema vestibular com o SNC Estão localizados na porção vestibular do ouvido interno e são as cristas dos canais semicirculares e as máculas do utrículo e do sáculo.
São considerados proprioceptivos, pois informam sobre a posição da cabeça no espaço. Receptores da vias vestibulares São vias aferentes, ou seja, levam aos centros nervosos suprassegmentares os impulsos nervosos originados nos receptores periféricos. VIAS VESTIBULARES Alunos:
Alan Pissutti
Alison Lopes Silva Vias vestibulares e receptor vestibular DIVISÃO ONTOGENÉTICA: divide o cerebelo em duas partes muito desiguais, o lobo flóculo-nodular, o corpo do cerebelo, formado pelo resto do órgão. E a fissura prima, que divide o corpo do cerebelo em lobo anterior e lobo posterior. Divisão ontogenética e filogenética
do cerebelo Órgão do sistema nervoso suprassegmentar, derivado da parte dorsal do metencéfalo e fica situado dorsalmente ao bulbo e a ponte, contribuindo para a formação do teto do IV ventrículo. ANATOMIA MACROSCÓPICA
DO CEREBELO Nas máculas, cada célula ciliada está orientada em uma direção diferente, de forma que, dependendo do movimento, algumas sejam estimuladas, outras não. Assim, ocorre padrão diferente de excitação das fibras nervosas maculares para cada orientação da cabeça no campo gravitacional, e são esses padrões que notificam o sistema nervoso central (SNC) sobre a orientação da cabeça no espaço. Receptores da vias vestibulares Axônios de neurônios II fascículo vestíbulo-cerebelar córtex do arquicerebelo (pedúnculo cerebelar inferior – corpo justa-restiforme) Via vestibular inconsciente
Full transcript